A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reunião Pedagógica 24 de Maio de 2013 CEI Alice Ribeiro do Nascimento CEI Francisco Timóteo Leite CEI Novo Imperador CEI Regeneração Roldan Pereira CEI.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reunião Pedagógica 24 de Maio de 2013 CEI Alice Ribeiro do Nascimento CEI Francisco Timóteo Leite CEI Novo Imperador CEI Regeneração Roldan Pereira CEI."— Transcrição da apresentação:

1 Reunião Pedagógica 24 de Maio de 2013 CEI Alice Ribeiro do Nascimento CEI Francisco Timóteo Leite CEI Novo Imperador CEI Regeneração Roldan Pereira CEI Rosa Maria Firmo

2 O Cotidiano da Educação Infantil: O Planejado e o Vivido

3 Objetivo Refletir sobre o papel dos profissionais de Educação Infantil: -nas questões do cotidiano e -nas experiências vividas pelas crianças

4 Pauta 1. Para pensar sobre a Infância... - Música: Saiba de Arnaldo Antunes 2. Para iniciar a conversa... - Observação de imagem 3. Uma situação didática em destaque (revista Avisa Lá nº38 – Maio 2009) - Texto: O Planejado e o Vivido 4. Instrumentos Metodológicos - Planejamento - Observação - Registro - Avaliação 5. Para terminar a conversa e não encerrar o diálogo...

5 Música: Saiba

6 Criança e Infância Criança: desde o nascimento é produtora de conhecimento e de cultura, a partir das múltiplas interações sociais e das relações que estabelece com o mundo, influenciando e sendo influenciada por ele, construindo significados a partir dele (Orientação Normativa nº1/2004)

7 É necessário reconhecer a especificidade da infância, vendo a criança: - Como sujeito de direitos -Ativa e competente -Com poder de criação, imaginação e fantasia -Com direito a voz -Deve ser levada a serio -Tendo as suas ideias e teorias ouvidas, questionadas e desafiadas Criança e Infância

8

9 Qual o local da foto? O que aconteceu? Por que aconteceu? Qual concepção de Infância está presente?

10 Texto: O Planejado e o Vivido Sequência Didática

11 O papel do Professor É um importante mediador das relações que as crianças estabelecem além de apresentá- las ao mundo, vai interpretando suas ações e partilhando seus significados. Atenção, interesse, encorajamento são atitudes básicas de um professor ante as ações das crianças, fundamentais para que se estabeleça uma relação de confiança e para que se favoreça a autonomia

12 A LDB (Lei 9394/96) propõem para o professor determinadas funções que definem seu lugar na Educação Infantil. Dentre elas: Participar da elaboração da Proposta Pedagógica de sua instituição Efetivar a partir dela um Plano de Trabalho junto as crianças O papel do Professor

13 Instrumentos Metodológicos Planejamento Observação Registro Avaliação

14 Para terminar a conversa e não encerrar o diálogo... A docência com crianças pequenas envolve um universo rico e complexo de relações sociais e processos de constituição humana, que exige muito conhecimento por parte das professoras e organização do trabalho pedagógico Ângela Scalabrin Coutinho- Pátio-Educação Infantil nº 35 Abril/junho 2013

15 Joan Miró (1893 – 1983): Surrealista espanhol usava tintas com exuberância infantil em rebelião alegre contra os métodos de pintura convencionais. Sua arte está cheia de absurdos maravilhosos. Frequentemente usava cores primárias e secundárias, bem como formas para transmitir um entusiasmo animado energético para a vida, além do jogo de criança Paisagem Catalã (O Caçador) : 1923/1924 Juan Miró


Carregar ppt "Reunião Pedagógica 24 de Maio de 2013 CEI Alice Ribeiro do Nascimento CEI Francisco Timóteo Leite CEI Novo Imperador CEI Regeneração Roldan Pereira CEI."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google