A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Agências de Notícias Imprensa Jovem Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Agências de Notícias Imprensa Jovem Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2011."— Transcrição da apresentação:

1 Agências de Notícias Imprensa Jovem Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2011

2 Cronograma do curso Princípios da cobertura jornalística Formatos de textos jornalísticos e Webwriting Fotojornalismo Radiojornalismo Telejornalismo Criação de Agências de Notícias Imprensa Jovem

3 Neste encontro FOTOGRAFIA: CONHECIMENTOS BÁSICOS Escolha do equipamento Operação básica

4 Entre um clique e outro Observe as capas de jornais e revistas. É possível avaliar a importância das fotos para o jornalismo?

5 Bons motivos para fotografar Existem várias e importantes razões para se aprender a fotografar: 1.O Registro em si é algo importante para a preservação da memória histórica de pessoas, eventos e instituições. 2. Num mundo obcecado por imagens, a Fotografia também ocupa um papel preponderante como forma de comunicação.

6 Bons motivos para fotografar 3. O ato de fotografar também pode ser um Discurso, formando ou mudando opiniões. 4. No âmbito da escola, fotografar educa o olhar para ser crítico em relação às imagens

7 A câmera certa A tecnologia digital predomina então, a menos que você deseje aprender revelação química por razões artísticas ou profissionais, não precisará se preocupar com filmes e revelação. Esta regra tem uma exceção: confeccionar máquinas Pinhole, basicamente caixas (ou latas) com um buraquinho daí o nome buraco de alfinete que usam filme fotográfico, pode ensinar bastante sobre a tecnologia e a linguagem desta arte. Pesquise sobre fotografia Pinhole em http://www.pinholeday.org http://www.pinholeday.org Nos dias de hoje, existe uma infinidade de opções para todos os usos e com preços muito diferenciados.

8 Escolha seu equipamento! Levando-se em conta que as câmeras analógicas domésticas já são um equipamento obsoleto, vamos tratar das opções, em ordem de preço, da mais barata para a mais cara: TIPOEXEMPLOSVANTAGENSDESVANTAGENS Câmeras digitais de baixo custo Webcams e Dispositivos fotográficos incluídos em fones celulares. Custo baixo, portabilidade, discrição. Baixa qualidade de imagem, fragilidade. Câmeras de uso amador Câmeras com lentes fixas e ajustes automáticos. Custo baixo a médio, com vários recursos automáticos. Poucas possibilidades técnicas,fragilidade. Câmeras Semi- profissionais Câmeras com lentes intercambiáveis. Excelente qualidade (custo-benefício), recursos manuais. Preço alto, pouca resistência Câmeras profissionais Câmeras com lentes intercambiáveis. Excelente qualidade, recursos manuais, resistência. Preço altíssimo.

9 Em ação! Ajuste as câmeras para uma resolução média a boa. Caso a imagem necessite ser reduzida, diminua a qualidade na edição. Atente para um bom enquadramento, enfocando com precisão o objeto da imagem. Não tente conciliar retrato e paisagem: ou é um, ou é outro. Evite bater sempre a mesma foto: busque ângulos ousados e inesperados. Use o Flash mesmo durante o dia: ele equilibra melhor a luz nas imagens. Nas externas, evite a luz direta do sol, especialmente nos horários próximos ao meio-dia. Teste vários ajustes diferentes da câmera fotografando o mesmo objeto.

10 Em ação! Use um tripé ou, ao menos um monopé. É muito difícil obter uma imagem sem um apoio fixo. Só recorra ao Zoom quando não puder se aproximar do objeto enquadrado. Evite particularmente o uso do Zoom digital. As câmeras digitais modernas contam com bons ajustes automáticos de abertura e foco. Para abrir mão deles, é necessário ser um operador experiente. Garanta a melhor produção de imagens que for possível. Lembre-se: a maioria dos problemas NÃO pode ser resolvida na edição. Mais do que tudo: TENTE! A ordem é experimentar.

11 Em ação! Câmeras com saída em CD ou cartão de memória (desde que haja um leitor disponível) são mais úteis do que as que necessitam transmitir as imagens via cabo). Dê preferência aos formatos com boa qualidade para entrada, como o JPEG. Dê preferência aos formatos leves para saída JPEG de baixa. A menos que você seja um expert bem equipado, suas opções de software para são o GIMP (software livre para MS-Windows e Linux), como opção ao Paint ou o Photoeditor do Windows.

12 Na cobertura... Todas as pessoas cuja imagem venham a ser veiculadas deverão manifestar sua autorização para a publicação das mesmas. Há sites específicos para postagem de fotos (Ex. Picasa). Todos necessitam de cadastramento prévio que deve ser providenciado ANTES do evento. Por maior que pareça ser o espaço disponível nesses repositórios, a transmissão de mídia ainda é problemática. Por isso, convém manter o limite de tamanho dos arquivos em torno de 5 Mb. A cobertura deve ser um trabalho integrado, com horários definidos para a captação de material (cerca de uma hora), edição (uma hora e meia a duas horas) e publicação (30 minutos a uma hora). Assim, leve em conta um período de três a quatro horas bem aproveitadas para o cumprimento da meta de uma postagem diária.

13 Após a cobertura Os arquivos digitais do material bruto e das produções finalizadas são a base do portifólio e da midiateca. Devem ser descarregados das câmeras e salvos em mídias de backup como CDs e DVDs. Depois de finalizada a cobertura, é necessária uma reunião com a equipe na qual todos os participantes expressem sua avaliação pessoal. A avaliação final da atividade deve ser levada ao conhecimento de todos os participantes. Elaborar um relatório final com os aspectos relevantes da ação realizada garante aos educadores a justificativa pedagógica para o desenvolvimento de novos projetos educomunicativos.

14 Atividade 1) Para começar, procure algo inusitado ou novo que esteja acontecendo ao seu redor, nesse exato momento. 2) Vá a campo e registre, por meio de imagens, o fato que está em curso. As imagens devem falar por si próprias. 3) Volte para a redação e redija, ao menos, cinco legendas para cinco fotos pré-selecionadas e já editadas (ou seja, trate as fotos antes de finalizar seu trabalho). 4) Publique as fotos no blog noarimprensajovem.blogspot.com 5) Divulgue e acompanhe a repercussão do fato registrado! Soldado inglês perde a compostura e desmaia em apresentação.

15 Quem somos? COORDENAÇÁO Carlos Alberto Mendes de Lima (gestão) Leonardo Moncorvo (apoio) FORMADORES Alda Ribeiro Anderson Zotesso Isabel Santos Izabel Leão Márcia Coutinho Marciel Consani Paola Prandini Paula Carolei Paulo Teles Richard Romancini Salete Soares Silene Lourenço Vânia Pereira


Carregar ppt "Agências de Notícias Imprensa Jovem Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google