A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011"— Transcrição da apresentação:

1 Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011
Formação de gestores de projetos educomunicativos: Professor-mediador Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011

2 Nesta Aula A escola como ecossistema comunicativo;
O papel do gestor de projetos educomunicativos; Os fluxos de comunicação na escola.

3 Retomando...

4 IDENTIFICANDO NECESSIDADES E DESEJOS DE MUDANÇA
TAREFA: IDENTIFICANDO NECESSIDADES E DESEJOS DE MUDANÇA Qual modelo de ensino está sendo reforçado pela COMUNICAÇÃO na escola: modelo centrado no professor? Modelo centrado no aluno? Modelo centrado nas ferramentas? Modelo centrado nas relações? Quais as implicações disso? O uso das ferramentas enfatiza o conteúdo, o resultado ou o processo?   Estimula o raciocínio e a reflexão? Problematiza? Qual a concepção de COMUNICAÇÃO que está sendo reforçada: linear/unidirecional ou circular/participativa? Explora-se a diversidade de linguagens que os meios oferecem? As linguagens são bem combinadas, integradas? A COMUNICAÇÃO tem permitido transformar receptores passivos em produtores ativos de mensagens midiáticas?

5 A partir das observações feitas, refletir:
Como o conceito de educomunicação vem sendo apropriado (compreendido e replicado) pelos educadores? Podemos identificar práticas educomunicativas nas escolas? Justificar, exemplificar. Qual é o perfil do gestor de projetos educomunicativos (professor-mediador)?

6 A Educomunicação define-se como “um conjunto de ações inerentes ao planejamento, implementação e avaliação de processos, programas e produtos destinados a criar e a fortalecer ecossistemas comunicativos.” (SOARES, 2010) O QUE ISSO QUER DIZER?

7 (A escola como) ECOSSISTEMA COMUNICATIVO
Locus da ação educomunicativa Espaço de convivência e de ações comunicativas. Pode ser mais ou menos fechado, mais ou menos flexível. Pode promover ou não a gestão participativa. Educomunicação: opção pelo diálogo aberto e franco como metodologia de ensino, aprendizagem e convivência. A relação dialógica vai além da tecnologia adotada. Surge da escolha por uma forma de convívio humano.

8 Nesse contexto, a ESCOLA passa a ser:
Espaço de troca (e não de transmissão de um para muitos) de saberes, experiências, informações, percepções e sentimentos; Lugar de interação de elementos humanos e técnicos como lousa, giz, livro, computador etc. (e não de submissão de seres humanos à técnica).

9 A EDUCOMUNICAÇÃO é entendida como:
Conjunto de AÇÕES sustentadas por PRESSUPOSTOS TEÓRICOS com o objetivo de MELHORAR A COMUNICAÇÃO HUMANA e, portanto, as relações sociais. Essas ações visam: DEMOCRATIZAR O ACESSO AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, promovendo a compreensão de suas linguagens e de seus processos de produção; ESTIMULAR INTERAÇÕES presenciais e à distância por meios analógicos e/ou digitais; Propiciar à Educação um ESTUDO AMPLO E CONTÍNUO DOS MEIOS E DAS INTERAÇÕES COMUNICATIVAS que influenciam o ambiente escolar.

10 O GESTOR de projetos educomunicativos (professor-mediador) assume o papel de:
Sujeito capaz de: identificar conflitos em um ecossistema comunicativo; refletir sobre suas origens; propor intervenções com o objetivo de superá-los, valendo-se de conhecimentos sobre as tecnologias da comunicação e dos processos de produção e de recepção de mensagens.

11 No momento em que as potencialidades das tecnologias interativas acenam para a quebra da unidirecionalidade e da centralização das comunicações, o conceito de comunicação dialógica, relacional e transformadora de Freire oferece uma referência normativa revitalizada, criativa e desafiadora para todos aqueles que acreditavam na prevalência de um modelo social comunicativo humano e libertador. (LIMA, op.cit., p.69) Parte1 Parte 2 PAULO FREIRE ( ) A matriz de sua teoria está presente no pensamento de vários outros teóricos da comunicação que subsidiam a reflexão sobre a Educomunicação.

12 Voltando... Como o conceito de educomunicação vem sendo apropriado (compreendido e replicado) pelos educadores? Podemos identificar práticas educomunicativas nas escolas? Justificar, exemplificar. Qual é o perfil do gestor de projetos educomunicativos?

13 Atividade Representar, por meio de um fluxograma, o ecossistema comunicativo da escola, identificando os canais, os atores e as direções dos fluxos de comunicação que exercem influência sobre o ambiente escolar. Apontar os “lugares” onde ocorrem “ruídos” na comunicação. Discutir com o grupo a possibilidade de uma intervenção educomunicativa com o objetivo de reduzir os “ruídos” na escola.

14 O "ECOSSISTEMA COMUNICATIVO" DO EDUCOM.RÁDIO
Fontes: O "ECOSSISTEMA COMUNICATIVO" DO EDUCOM.RÁDIO Teresa Melo CONCEPÇÃO DIALÓGICA E AS NTIC: A EDUCOMUNICAÇÃO E OS ECOSSISTEMAS COMUNICATIVOS Ademilde Silveira Sartori Maria Salete Prado Soares ECOSSISTEMAS COMUNICATIVOS Profº Dr. Ismar de Oliveira Soares

15 Equipe de Assessoria Programa Nas Ondas do Rádio Realização
Realização Secretaria Municipal de Educação da Cidade São Paulo Programa Nas Ondas do Rádio – DOT/SME Coordenação do Programa Nas Ondas do Rádio Carlos Alberto Mendes de Lima Equipe de Assessoria Alda Ribeiro Anderson Zotesso Isabel Santos Izabel Leão Márcia Coutinho Marciel Consani Paola Prandini Paula Carolei Paulo Teles Richard Romancini Salete Soares Silene Lourenço Vânia Ribeiro


Carregar ppt "Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google