A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TÓPICO: A Literatura Modernista de 30: Poesia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TÓPICO: A Literatura Modernista de 30: Poesia"— Transcrição da apresentação:

1 TÓPICO: A Literatura Modernista de 30: Poesia
Área: Linguagens e suas Tecnologias Componente Curricular : Língua Portuguesa Ensino Médio, 3ª Ano TÓPICO: A Literatura Modernista de 30: Poesia

2 A LITERATURA MODERNISTA DE 30: POESIA
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa, ª Ano - Tópico: A Literatura Modernista de 30: poesia Operários (1933), de Tarsila do Amaral, demonstra a inclinação da arte pelos temas sociais na década de 30. Imagem: Tarsíla do Amaral / Operários, 1933 / A LITERATURA MODERNISTA DE 30: POESIA

3 COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa, 3ª Ano - Tópico: A Literatura Modernista de 30: poesia
Em 1930, o mundo passou por uma crise que afetou o Brasil de maneira significativa. Nessa época ocorreu o fim das oligarquias ligadas ao café e da “República Velha”, aconteceu a eleição que elegeu Júlio Prestes, estourou a “Revolução de 30”, que pôs Getúlio Vargas no poder. Em 1932, ocorreu a Revolução Constitucionalista, no dia 09 de julho. Em 1937, Getúlio Vargas iniciou sua ditadura, conhecida como Estado Novo. Diante desses significativos acontecimentos, Carlos Drummond de Andrade publicou, em 1945, um poema intitulado "Nosso tempo", que revela o estado de ânimo da parcela mais consciente da sociedade (1):

4 “Este é tempo de partido, tempo de homens partidos.
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa, ª Ano - Tópico: A Literatura Modernista de 30: poesia “Este é tempo de partido, tempo de homens partidos. Em vão percorremos volumes, viajamos e nos colorimos. A hora pressentida esmigalha-se em pó na rua. Os homens pedem carne. Fogo. Sapatos. As leis não bastam. Os lírios não nascem da lei. Meu nome é tumulto, e escreve-se na pedra.” (...)

5 COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa, 3ª Ano - Tópico: A Literatura Modernista de 30: poesia
A poesia da 2ª fase modernista percorreu um caminho de amadurecimento. No aspecto formal, cultivava tanto os versos brancos e livres quanto as formas tradicionais. O verso livre foi o melhor recurso para exprimir sensibilidade do novo tempo, caracterizava-se como uma poesia de questionamento: da existência humana, inquietação social, religiosa, filosófica e amorosa (2).

6 CARACTERÍSTICAS DA POESIA MODERNISTA DE 30
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa, ª Ano - Tópico: A Literatura Modernista de 30: poesia CARACTERÍSTICAS DA POESIA MODERNISTA DE 30 PREOCUPAÇÃO SOCIAL: necessidade de compreender o mundo transformado pela guerra. LINGUAGEM: versos livres e brancos, mas o poeta pode ser formal. POESIA INTIMISTA: questão espiritual ou reflexão amorosa (3).

7 PRINCIPAIS AUTORES CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa, ª Ano - Tópico: A Literatura Modernista de 30: poesia PRINCIPAIS AUTORES CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE Imagem: Uniesert / Domínio Público.

8 COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa, 3ª Ano - Tópico: A Literatura Modernista de 30: poesia
Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira - MG, em 31 de outubro de De uma família de fazendeiros em decadência, estudou na cidade de Belo Horizonte e, com os jesuítas, no Colégio Anchieta de Nova Friburgo- RJ, de onde foi expulso por "insubordinação mental". De novo em Belo Horizonte, começou a carreira de escritor como colaborador do Diário de Minas, que aglutinava os adeptos locais do incipiente movimento modernista Mineiro (3).

9 COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa, 3ª Ano - Tópico: A Literatura Modernista de 30: poesia
Ante a insistência familiar para que obtivesse um diploma, formou-se em farmácia na cidade de Ouro Preto, em Fundou, com outros escritores, A Revista, que, apesar da vida breve, foi importante veículo de afirmação do modernismo em Minas. Em 1930, publicou "Alguma Poesia", seu primeiro livro, numa edição de 500 exemplares. Ingressou no serviço público e, em 1934, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi chefe de gabinete de Gustavo Capanema, ministro da Educação, até 1945 (4).

10 COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa, 3ª Ano - Tópico: A Literatura Modernista de 30: poesia
Passou depois a trabalhar no Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e se aposentou em Desde 1954, colaborou como cronista no Correio da Manhã e, a partir do início de 1969, no Jornal do Brasil. Representação do cotidiano / nega toda forma de fuga à realidade / cético / presente (solução: união e trabalho coletivo). Maior nome da poesia contemporânea, Drummond produziu extensa obra, em que a poesia de enfoque social e a poesia relativa ao indivíduo se mesclaram e se fundiram (5).

11 COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa, 3ª Ano - Tópico: A Literatura Modernista de 30: poesia
Um dos temas recorrentes de sua poesia é a reflexão sobre a função do poeta, como é possível observar no texto Mãos dadas. Não serei o poeta de um mundo caduco. Também não cantarei o mundo futuro. Estou preso à vida e olho meus companheiros. Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças. Entre eles, considero a enorme realidade.

12 COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa, 3ª Ano - Tópico: A Literatura Modernista de 30:
O presente é tão grande, não nos afastemos. Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas. Não serei o cantor de uma mulher, de uma história, Não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela, Não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida, Não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins. O tempo é minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, a vida presente.

13 COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa, 3ª Ano - Tópico: A Literatura Modernista de 30:
Dentre as inúmeras obras publicadas por Drummond, podem-se destacar: Alguma poesia (1930), Sentimento do mundo (1940), A rosa do povo (1945), Claro enigma (1951), Lição de coisas (1962), Cadeira de balanço (1966), Boitempo & A falta que ama (1983), O elefante (1983), Corpo (1984), Amar se aprende amando (1985), História de dois amores (infantil), Farewell (1996).

14 COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa, 3ª Ano - Tópico: A Literatura Modernista de 30: poesia
MURILO MENDES Imagem: Ismael Nery /  Retrato de Murilo Mendes, 1922 / Domínio Público.

15 COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa, 3ª Série - Tópico: A Literatura Modernista de 30: poesia
Murilo Monteiro Mendes era filho de Onofre Mendes e Eliza M. de Barros Mendes. Fez seus primeiros estudos em Juiz de Fora e, depois, no Colégio Salesiano de Niterói. Seu primeiro livro, "Poemas", foi publicado em 1930, com o qual ganhou o prêmio Graça Aranha. No mesmo ano já saiu "Bumba-meu-Poeta" e, em 1933, "História do Brasil". Entre as principais obras de Murilo estão História do Brasil (1932), A poesia em pânico (1938), O visionário (1941), e As metamorfoses (1944) (6).

16 COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa, 3ª Ano - Tópico: A Literatura Modernista de 30: poesia
Características dos seus poemas: sátira / poemas- piada / poesia religiosa / “Tempo e Eternidade” (parceria com Jorge de Lima) / consciência do caos / ordena o caos: lógica, criatividade, libertação do trabalho poético). No Poema espiritual , pode-se observar a criatividade de Murilo Mendes, capaz de elaborar imagens que associam religiosidade e sensualidade (“Na Igreja há pernas, seios, ventres e cabelos”) (7).

17 Poema espiritual Eu me sinto um fragmento de Deus
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa, ª Ano - Tópico: A Literatura Modernista de 30: poesia Poema espiritual Eu me sinto um fragmento de Deus Como sou um resto de raiz Um pouco de água dos mares O braço desgarrado de uma constelação. A matéria pensa por ordem de Deus, Transforma-se e evolui por ordem de Deus. A matéria variada e bela É uma das formas visíveis do invisível. Cristo, dos filhos do homem és o perfeito.

18 Na Igreja há pernas, seios, ventres e cabelos
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa, ª Ano - Tópico: A Literatura Modernista de 30: poesia Na Igreja há pernas, seios, ventres e cabelos Em toda parte, até nos altares. Há grandes forças de matéria na terra no mar e no ar Que se entrelaçam e se casam reproduzindo Mil versões dos pensamentos divinos. A matéria é forte e absoluta Sem ela não há poesia. *******************************************

19 COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa, 3ª Ano - Tópico: A Literatura Modernista de 30: poesia
JORGE DE LIMA

20 COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa, 3ª Ano - Tópico: A Literatura Modernista de 30: poesia
Nos anos 1920 publicou vários livros de poemas, entre os quais "O Mundo do Menino Impossível" e "Essa Negra Fulô", que é o título de seu poema mais conhecido. Em 1930 transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde lecionou na Universidade do Brasil e na Universidade do Distrito Federal. Em 1935 foi eleito vereador, ocupando depois a presidência da Câmara dos Vereadores. Características de seus textos: parnasiano / poesia social / poesia religiosa / desigualdade social (8).

21 Essa negra Fulô! Essa negra Fulô!
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa, ª Ano - Tópico: A Literatura Modernista de 30: poesia Essa Negra Fulô Ora, se deu que chegou (isso já faz muito tempo) no banguê dum meu avô uma negra bonitinha, chamada negra Fulô. Essa negra Fulô! Essa negra Fulô! Ó Fulô! Ó Fulô! (Era a fala da Sinhá) — Vai forrar a minha cama pentear os meus cabelos, vem ajudar a tirar a minha roupa, Fulô! Essa negra Fulô! Essa negrinha Fulô! ficou logo pra mucama pra vigiar a Sinhá, pra engomar pro Sinhô! (...)

22 COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa, 3ª Ano - Tópico: A Literatura Modernista de 30: poesia
A elaboração rítmica e a incorporação de variedades linguísticas são qualidades significativas dos poemas de Jorge de Lima que focalizam os resquícios da escravidão e a desigualdade dos modos de vida da população, especialmente da nordestina. O autor também escreveu poemas de cunho religioso, que apresentam fortes traços de misticismo. Algumas das principais obras são: Essa negra Fulô (1928), Poemas escolhidos (1932), A túnica inconsútil (1938), Poemas negros( 1947), Obra poética (1950), Invenção de Orfeu (1952).

23 COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa, 3ª Ano - Tópico: A Literatura Modernista de 30: poesia
CECÍLIA MEIRELES Imagem: Fernando Correia Dias / Domínio público.

24 COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa, 3ª Ano - Tópico: A Literatura Modernista de 30: poesia
Filha de Carlos Alberto de Carvalho Meireles, funcionário do Banco do Brasil S.A., e de D. Matilde Benevides Meireles, professora municipal, Cecília Benevides de Carvalho Meireles nasceu em 7 de novembro de 1901, na Tijuca, Rio de Janeiro. Foi a única sobrevivente dos quatros filhos do casal. O pai faleceu três meses antes do seu nascimento, e sua mãe, quando ainda não tinha três anos (9). 

25 COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa, 3ª Ano - Tópico: A Literatura Modernista de 30:
Falece no Rio de Janeiro em 9 de novembro de 1964, sendo-lhe prestadas grandes homenagens públicas. Seu corpo é velado no Ministério da Educação e Cultura. Recebe, ainda em 1964, o Prêmio Jabuti de Poesia, pelo livro "Solombra", concedido pela Câmara Brasileira do Livro.  Sua obra poética é caracterizada pela reflexão filosófica, musicalidade dos versos, atmosfera fluida e etérea; entre seus temas mais caros estão a transitoriedade das coisas, a efemeridade da vida, a fugacidade do tempo. É considerada a principal voz feminina da poesia brasileira (10).

26 COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa, 3ª Série - Tópico: A Literatura Modernista de 30: poesia
Motivo Eu canto porque o instante existe e a minha vida está completa. Não sou alegre nem sou triste: sou poeta. Irmão das coisas fugidias, não sinto gozo nem tormento. Atravesso noites e dias no vento. Se desmorono ou se edifico, se permaneço ou se desfaço, - Não sei, não sei. Não sei se fico ou passo.

27 COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa, 3ª Série - Tópico: A Literatura Modernista de 30: poesia
Sei que canto. E a canção é tudo. Tem sangue eterno e asa ritmada. E um dia sei que estarei mudo: - mais nada. *************************************** Nesse poema Cecília Meireles reflete sobre sua função como poeta. Principais obras: Viagem (1939), Vaga música (1942), Romanceiro da Inconfidência (1953), Canções (1956), e Ou isto ou aquilo (1964).

28 COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa, 3ª Ano - Tópico: A Literatura Modernista de 30: poesia
VINICIUS DE MORAES Imagem: Ricardo Alfieri / Domínio Público.

29 COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa, 3ª Ano - Tópico: A Literatura Modernista de 30
Vinicius de Moraes (19 de outubro de de julho de 1980) foi um diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor brasileiro. Carioca, conhecido como Poetinha, participou também da MPB, desde a Bossa-Nova, até sua morte. Um dos mais populares poetas brasileiros. Em 1933 publicou seu primeiro livro de poemas, integra-se ao grupo de poetas religiosos que se formou no Rio de Janeiro entre as décadas de 1930 e 1940 (11).

30 COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa, 3ª Ano - Tópico: A Literatura Modernista de 30
Características: neossimbolista / renovação caótica da década de 30 / tom religioso / sensualismo erótico (prazer da carne X formação religiosa) / valorização do presente / felicidade X infelicidade / inspiração poética: tristeza. Algumas de suas principais obras são: Ariana, a mulher (1936), Poemas, sonetos e baladas (1946), Orfeu da Conceição (teatro, 1956), Livros de sonetos (1957), Antologia poética (1960).

31 Vamos observar essas características no soneto a seguir (12).
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa, ª Ano - Tópico: A Literatura Modernista de 30 Os requintados sonetos em que Vinicius reflete sobre o amor são um dos pontos altos de sua produção. Modernizando uma das mais conhecidas formas clássicas de composição poética, o poeta carioca se empenhou em traduzir as contradições inerentes ao sentimento amoroso, bem como as suas dimensões sensual e carnal. Vamos observar essas características no soneto a seguir (12).

32 COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa, 3ª Ano - Tópico: A Literatura Modernista de 30
Soneto de Fidelidade De tudo, ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento. Quero vivê-lo em cada vão momento E em seu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e derramar meu pranto Ao seu pesar ou seu contentamento.

33 COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa, 3ª Ano - Tópico: A Literatura Modernista de 30
E assim, quando mais tarde me procure Quem sabe a morte, angústia de quem vive Quem sabe a solidão, fim de quem ama Eu possa me dizer do amor (que tive): Que não seja imortal, posto que é chama Mas que seja infinito enquanto dure. Vinicius de Moraes

34 Sugestões de Atividades
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa, ª Ano - Tópico: A Literatura Modernista de 30 Sugestões de Atividades Leia o texto de Celso Bessa e responda às questões 1e2. Quadrilha Corp. João mandava em Teresa que mandava em Raimundo Que manda em Maria que mandava em Joaquim que mandava em Lili Que era raspa de tacho no organograma e não mandava em ninguém. João foi para os Estados Unidos, Teresa para o concorrente, Raimundo subiu e foi desastre, Maria ficou para titia do departamento, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes Que comprou 51% das ações e passou a mandar nessa história.

35 E tão de orvalho trêmula, Que penso ver, efêmera,
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa, ª Ano - Tópico: A Literatura Modernista de 30 Com qual poema de Drummond esse texto de Celso Bessa estabelece intertextualidade? 2. Explique em que consiste a paródia realizada com base no poema de Drummond. Agora leia o poema de Cecília Meireles e responda às questões 3 e 4. 1º motivo da rosa Vejo-te em seda e nácar, E tão de orvalho trêmula, Que penso ver, efêmera, Toda a Beleza em lágrimas Por ser bela e ser frágil.

36 COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa, 3ª Série - Tópico: A Literatura Modernista de 30
Meus olhos te ofereço: Espelho para a face Que terás, no meu verso, Quando, depois que passes, Jamais ninguém te esqueça. Então, de seda e nácar, Toda de orvalho trêmula, Serás eterna. E efêmero O rosto meu, nas lágrimas Do teu orvalho... E frágil. ( Obra poética, cit., p. 232.) 3. Observe a 1ª estrofe da poesia de Cecília Meireles. Que qualidades tem a rosa para simbolizar a efemeridade das coisas? 4. Que características da rosa é transferida para o eu lírico?

37 COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa, 3ª Ano - Tópico: A Literatura Modernista de 30
Respostas: Com o poema Quadrilha. 2. O autor transforma o sentido da palavra “quadrilha” quando troca o verbo amar por mandar . A quadrilha amorosa passa a ser a quadrilha criminosa. 3. A beleza e a fragilidade. 4.A efemeridade e a fragilidade. ( ... E efêmero o rosto meu, nas lágrimas do teu orvalho...). ************************************

38 Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso
2 Tarsíla do Amaral / Operários, 1933 / 20/03/2012 7 Uniesert / Domínio Público. 14 Ismael Nery /  Retrato de Murilo Mendes, 1922 / Domínio Público. 23 Fernando Correia Dias / Domínio público. 21/03/2012 28 Ricardo Alfieri / Domínio Público.


Carregar ppt "TÓPICO: A Literatura Modernista de 30: Poesia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google