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AGENTE CULTURAL MÍDIA RÁDIO Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2012.

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1 AGENTE CULTURAL MÍDIA RÁDIO Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2012

2 Cronograma Breve história do rádio O Rádio hoje Da oralidade à escrita (e vice-versa) Sistemas de áudio Ánalógico e Digital: O áudio e a tecnologia Edição de áudio: fundamentos Noticiabilidade: Pautas, notas e notícias Ficção no rádio Rádio pátio, rádio disco e webradio / Podcast Atividade final: Monte seu Podcast na web

3 Infraestrutura: Equipamentos e instalações Infraestrutura Espaço adequado Equipamentos Conhecimento

4 Infraestrutura: Conhecimento A montagem de um estúdio de áudio deve considerar sempre as necessidades a serem atendidas e a quantia reservada para adequação do espaço e compra de equipamentos. Para isso, o conhecimento técnico é fundamental. Para pensar na montagem de seu estúdio é necessário responder às seguintes perguntas: 1 – Por que preciso de um estúdio de áudio? (Montar uma rádio escolar? Uma webradio? Fazer gravações com os alunos?) 2 – Que qualidade de áudio espero e preciso? 3 – Como pretendo usar? (Apenas gravações? Transmissões ao vivo? Sonorização de um espaço?) 4 – Quem mais usará? (Estão capacitados? Terão monitoria?) 5 - Onde e como será ouvido meu som? 6 – O que meu ouvinte vai estar fazendo no momento da audição?

5 Infraestrutura: Necessidades e equipamentos Rádio escolar: As rádios escolares podem ter um estúdio de áudio com equipamentos específicos ou compartilhá-los com o sistema de sonorização da escola. O que mais importa neste tipo de instalação é chegar ao ouvinte nos horários de entrada, intervalo e saída dos alunos, contudo, sem criar ruídos que atrapalhem as outras atividades da escola (salas em aula, secretaria etc.). O conjunto de equipamentos utilizados é basicamente o mesmo: Mesa de Som 4 Caixas acústicas de 100 ou 150 watts, autofalantes de 10 e 2 vias Amplificador de 600 Watts (para caixas passivas) 2 Caixas de retorno de 30 a 50 watts (ativas) Suporte de parede ou pedestal de caixas Microfones com ou sem fio Pedestal de mesa para microfone Computador com softwares de automação e edição instalados

6 Infraestrutura: Necessidades e equipamentos O espaço Dimensões ideais: 4 metros quadrados Isolação acústica com espuma acústica caixas de ovos (solução alternativa). Instalação elétrica com mínimo de 4 tomadas e ponto de rede lógica Proximidade com o palco Janela de vidro para comunicação visual com o pátio Janela para entrada de ar Mobiliário para estúdio (cadeiras, mesas de computador, mesas para equipamentos.

7 Infraestrutura: Necessidades e equipamentos

8 Rádio disco: O CD como suporte O laboratório de informática é uma espécie de Central de Produções do Projeto Educomunicativo, pode servir como estúdio de gravação e, principalmente, montagem dos programas de rádio, edição de vídeos, postagens nos blogs etc. Uma saída para EMEI´s e EMEF´s de 1º ao 5º ano é gravar o áudio em CD e veicular no horário do intervalo com todos ouvindo, incluindo os produtores do programa. A vantagem é que o material gravado pode ser guardado como arquivo, copiado e reproduzido quantas vezes quiserem, criando memória para o projeto. O celular e o pen drive têm sido os substitutos do CD.

9 Podcast: Retomando o conceito Um podcast pode ser mais que um arquivo de áudio para download, mas estar atrelado à assinatura de Feeds RSS (fontes de conteúdo). Com isso, arquivos de imagem, som e texto são atualizados automaticamente assim que o usuário se conecta à internet.

10 Podcast: Montando seu podcast A palavra Podcast = Pod (de iPod, o equipamento reprodutor de músicas digitais em formato de arquivos – desenvolvido pela Apple), cast (derivada da palavra broadcast, ou seja, transmissão de sinais de rádio, TV. Você pode ouvir o programa quando quiser e onde quiser, basta ter uma conexão de internet Tecnologia criada por Adam Curry, VJ da MTV nos anos 80.

11 Site O que é o Podcast Espaços para hospedagem de Podcast Goear Podcast1 Twaudio Podcast: Veiculação assíncrona

12 Podcast: Produção Tempo ideal – 1 minuto (Entrevista para compor texto de blogs ou informativo sobre temas diversos) – 3 minutos (Programa Informativo) – 5 minutos (Reportagem, Documentário) – Acima de 10 minutos ( Reportagem, palestra, programa musical )

13 Podcast: Colocando seu som na rede 1 - Abra uma conta no Goear: goear.com

14 Podcast: Colocando seu som na rede Clique em subir

15 Podcast: Colocando seu som na rede Preencha os dados do áudio Clique em Subir Quando o áudio estiver postado no blog, copie o endereço do browser e embuta em seu site /blog.

16 Softwares necessários (gratuitos): Edição: Audacity Transmissão on line: -Winamp - Shoutcast / Icecast Automação da programação - Zara radio Webradio: Monte a sua

17 A transmissão de contínua de um sinal de áudio pela internet depende da conexão do usuário com um provedor, que pode ser o seu computador ou uma empresa que preste este serviço. O serviço que utilizaremos aqui é o Webradio: Transmissão de áudio na internet

18 Antes de colocar sua rádio na internet, escolha seu provedor e saiba com que programas de transmissão ele trabalha. Se é pago ou gratuito e como colocar o player no seu site. Para o listen2myradio basta abrir uma conta informando dados simples como o , o nome pretendido para a emissora e uma breve descrição. Webradio: Escolhendo o provedor

19 Baixe e instale o winamp, mas mantenha-o fechado para instalar o plugin shoutcast. Baixe e instale os três programas que compõem o shoutcast para transmissão e transcodificação do seu áudio. SHOUTcast DNAS 2.0 SHOUTcast Transcoder (SC_TRANS) SHOUTcast DSP Plug-In for Winamp Atenção à versão do windows que você utiliza e baixe o programa correto. Instalados os programas, há 4 abas de configuração. Na aba summary você verificará se sua placa está transmitindo sinal através dos input meters. Webradio: Configurando o shoutcast

20 Na aba output selecione output 1. O botão conect deverá ser acionado somente quando todas as outras configurações estiverem feitas. Em output configuration coloque preencha com o IP e a porta fornecidos pelo provedor. Ou pelo do seu computador, obtido em Neste caso você utilizará a porta Preencha o user ID que você criou no listen2myradio e a senha, incluindo os pontos. Clique em Use shoutcast v1mode (for legacy servers). Webradio: Configurando o shoutcast

21 Na aba encoder, selecione MP3 Enconder. Em Encoder Settings, defina a qualidade de transmissão do seu sinal. Webradio: Configurando o shoutcast

22 Em input device você determina se utilizará o winamp para transmissão ou a sua placa de áudio. Neste caso, o som virá de uma fonte externa, via line-in. Você pode fazer uma ligação de uma mesa de som para o seu PC e transmitir pelo Zara Radio. Webradio: Configurando o shoutcast

23 Para que sua rádio esteja online, é necessário que esteja ligada no listen2myradio.com Webradio: Configurando o listen2myradio

24 Agora é só conectar! Se tudo estiver certo, é só ouvir pelo endereço que você criou para a sua URL na internet! Webradio: É só conectar!

25 Lista de reprodução Explorer Eventos programados Programação de eventos Botões avulsos Webradio: Automação pelo Zararádio

26 REFERÊNCIAS

27 Manual do Laboratório do SEPAC. Rádio, a arte de falar e ouvir. Paulinas, Bibliografia

28 Quem somos? COORDENAÇÃO Carlos Alberto Mendes de Lima (gestão) Leonardo Moncorvo (apoio) Isabela Rosa da Silva (apoio) FORMADORES Alda Ribeiro Anderson Zotesso Isabel Santos Izabel Leão Márcia Coutinho Marciel Consani Paola Prandini Paula Carolei Paulo Teles Richard Romancini Salete Soares Silene Lourenço


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