A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é agua?.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é agua?."— Transcrição da apresentação:

1 O que é agua?

2 Duas moléculas de hidrogênio, uma de oxigênio.

3

4 O Líquido vital

5

6

7 A água é, sem dúvida, o mais comum e mais importante de todos os compostos.
rfw

8

9 Graças às propriedades da água, a vida foi capaz de surgir e se desenvolver em nosso planeta. Estas propriedades são extremamente peculiares: a água sólida (gelo) é menos densa do que o líquido - por esta razão, o gelo bóia sobre a água líquida. Embora extremamente trivial, é exatamente o oposto do observado na grande maioria das substâncias.

10

11

12 Cerca de 97% de toda a água encontrada na superfície de nosso planeta está nos oceanos. Como a população dos continentes está aumentando, a demanda por água fresca cresce a cada ano. Processos de purificação e reciclagem da água tornam-se cada vez mais importantes.

13

14 A água é cara, mas muitos nem ligam para isso
A água é cara, mas muitos nem ligam para isso. Ela contém cloro e flúor, importantes aditivos para matar bactérias nocivas e servir à dentição de nossas crianças.

15

16 O que ela faz?

17 Nós precisamos dela!

18 A água potável é necessária à vida, à saúde e à sobrevivência

19

20

21

22 A água nutre as plantas, serve de habitat aos peixes e aos organismos aquáticos e torna possível a agricultura.

23

24 É indispensável para as indústrias
É indispensável para as indústrias. Os rios e lagos permitem o transporte e as atividades de lazer.

25

26 O homem pode passar até 28 dias sem comer..mas apenas 3 dias sem água.

27

28 A humanidade tem se iludido, pensando que a escassez de água é resultado de problemas temporários de distribuição.

29

30 A ilusão da abundância tem mascarado a realidade de que a água de boa qualidade está cada dia mais escassa.

31

32

33 70% de nosso corpo é água.

34

35 A água no Brasil

36

37 Em primeiro lugar é importante falar que nós Brasileiros, no que diz respeito a água, estamos muito bem, obrigado.

38 Brasil...

39 Rússia...

40 China...

41 Canadá...

42 São os países que basicamente "controlam" as reservas de água fresca mundial.

43 A distribuição da água no Mundo é muito desigual e, uma grande parte do planeta está situada em regiões com carência de água.

44 No momento cabe a estes países, em caráter de urgência, desenvolver tecnologias que permitam a captação, armazenamento e preservação da água e seus mananciais.

45 Ciclo da água

46 O ciclo hidrológico tem três componentes principais:

47

48 Precipitações

49 Evaporação

50 Transporte de vapor

51 Desperdício de água

52 Será que, de repente, poderíamos passar por outro sufoco se a água nossa de cada dia ficasse escassa?

53 Todavia, ela vai esgoto abaixo em abundância na lavagem de carros e calçadas, naqueles banhos demorados e na escovação de dentes com a torneira aberta, nas descargas prolongadas dos vasos sanitários e na rega de jardins.

54

55

56

57 É muito luxo e desperdício!!

58 Se pudéssemos usar água menos nobre para essas finalidades sobraria água para consumo nobre: matar a sede, nossos banhos, para cozinhar, para lavar a louça e a roupa etc.

59 E onde estaria essa água para consumo menos nobre
E onde estaria essa água para consumo menos nobre? Diretamente nos rios ou nos poços, só que com qualidade duvidosa.

60 Mas existe outra água disponível
Mas existe outra água disponível? Nos diríamos que sim, e muita, e ela está em volta da gente, dissolvida no ar e prestes a cair em forma de chuva.

61 Para utilização dessa água é só saber como captar e armazenar águas de chuva. No caso das cidades se tivermos um telhado com calhas que conduzam essas águas para uma cisterna, um bombeamento as levará para uma caixa d´água que abastecerá todas as necessidades de uso menos nobres.

62 Como se vê, além de conservar as matas e nascentes de rios, não desperdiçar água nobre, reaproveitar de alguma forma águas servidas e buscar fontes renováveis (água de chuva) são idéias que merecem ser pensadas se não quisermos passar pelo dissabor de ficarmos sem água.

63

64

65 Soluções

66 Tomando banho: Para economizar, basta reduzir o tempo do banho: cinco minutos são suficientes para lavar todo o corpo. Desligar o chuveiro enquanto se ensaboa ou lava o cabelo também é uma boa maneira de economizar. Viu como dá pra ficar cheiroso sem esbanjar? Agora, só não vale dizer que não vai mais tomar banho para economizar água, pois essa desculpa não cola mais!

67

68 Escovando os dentes: quando estiver escovando seus dentes, deixe a torneira fechada! Gastamos, aproximadamente, 10 litros de água quando escovamos os dentes por cinco minutos com a torneira aberta. Para economizar, abra a torneira apenas para molhar a escova e enxaguar a boca. Eu sei que você já sabe disso, mas não anda praticando, né!?

69 Lavando a roupa: Só ligue a máquina quando ela estiver cheia
Lavando a roupa: Só ligue a máquina quando ela estiver cheia. As roupas muito sujas devem ser deixadas de molho antes de serem lavadas, pois, com isso, a sujeira sai mais fácil e com menos água. Ao lavar no tanque, deixe sempre a torneira fechada enquanto ensaboa e esfrega as roupas.

70

71 Lavando a louça: Ensaboe tudo o que for lavar com a torneira fechada e abra a torneira apenas na hora de enxaguar. Ah! E lembre: nada de ficar pegando um copo limpo a cada vez que você for tomar água, pois, para cada copo que você suja, são necessários pelo menos dois outros copos de água para lavá-lo.

72

73 Lavando o carro e a calçada: É só usar um balde de água de 10 litros para molhar o carro e mais uns três ou quatro para enxaguá-lo. Utilizar a mangueira para essa atividade gera um grande desperdício. O mesmo serve para as calçadas. Devemos usar a vassoura para retirar a sujeira e não o jato de água da mangueira!

74

75 Cuidando das plantas: Para cuidar do jardim, substitua a mangueira por um regador. Dessa maneira, você só joga água onde é necessário, não afoga as coitadas das plantinhas e fica mais perto delas. Isso mesmo, fica mais perto e dá mais carinho para as plantas, ou você acha que elas só precisam de sol e água?

76 Poluição das águas

77 Desde os tempos mais remotos o homem costuma lançar seus detritos nos cursos de água. Até a Revolução Industrial, porém, esse procedimento não causava problemas, já que os rios, lagos e oceanos têm considerável poder de autolimpeza, de purificação. Com a industrialização, a situação começou a sofrer profundas alterações. O volume de detritos despejados nas águas tornou-se cada vez maior, superando a capacidade de purificação dos rios e oceanos, que é limitada.

78 Além disso, passou a ser despejada na água uma grande quantidade de elementos que não são biodegradáveis, ou seja, não são decompostos pela natureza. Tais elementos - por exemplo, os plásticos, a maioria dos detergentes e os pesticidas - vão se acumulando nos rios, lagos e oceanos, diminuindo a capacidade de retenção de oxigênio das águas e, consequentemente, prejudicando a vida aquática.

79

80 A água empregada para resfriar os equipamentos nas usinas termelétricas e atomelétricas e em alguns tipos de indústrias também causa sérios problemas de poluição. Essa água, que é lançada nos rios ainda quente, faz aumentar a temperatura da água do rio e acaba provocando a eliminação de algumas espécies de peixes, a proliferação excessiva de outras e, em alguns casos, a destruição de todas.

81 Doenças provocadas pela água contaminada

82 A água que abastece uma cidade, se não for tratada, pode tornar-se um importante veículo de transmissão de doenças. O controle da qualidade é uma medida que visa principalmente garantir a saúde da população e deve ser exercida nos meios urbanos e rurais.

83 Cólera. Amebíase. Gastro-enterite viral. Hepatite. Desinteria Bacilar
.Cólera .Amebíase .Gastro-enterite viral .Hepatite .Desinteria Bacilar .Poliomielite .Tifóide

84 Trabalho feito pelos alunos dos 3ºs Anos do Ciclo II EMEF ARMANDO DE ARRUDA PEREIRA 2010


Carregar ppt "O que é agua?."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google