A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vitaminas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vitaminas."— Transcrição da apresentação:

1 Vitaminas

2 Funções - são essenciais para as células pois auxiliam os mecanismos de crescimento e restauração; curam ou previnem doenças associadas às deficiências; são essenciais para conversão de energia e outros processos metebólicos ; possuem propriedades antioxidantes ajudando na prevenção do câncer e das doenças do coração. As vitaminas não são produzidas pelo organismo e, portanto, devem ser adquiridas através da ingestão de alimentos (frutas, verduras, legumes, carnes etc). A falta de vitaminas pode acarretar em diversas doenças (avitaminoses). Elas podem ser de dois tipos: - hidrossolúveis (solúveis em água e absorvidas pelo intestino); - lipossolúveis (solúveis em gorduras e absorvidas pelo intestino com a ajuda dos sais biliares produzidos pelo fígado

3 Vitamina A (Retinol) Função
É um antioxidante, que retira do organismo os radicais livres diminuindo a incidência de doenças crônicos degenerativas (câncer), doenças cardiovasculares e catarata. Sua principal função é participar do processo visual, embora atue na manutenção das células da pele e das mucosas, bem como no crescimento e reprodução. Influência o sistema imunológico, sendo essencial na manutenção de resistência às infecções, tanto que, crianças desnutridas têm mais predisposição as infecções, diarréias, sarampo e etc.

4 Fontes A Vit. A se origina de dois grupos de compostos: o Retinol (pré-formada) obtidos dos alimentos de origem animal (gema de ovo, leite integral, derivados do leite destacando-se a manteiga, fígado bovino e em menor proporção nas carnes) e dos carotenóides (pró-Vit. A), obtidos dos vegetais. Nos vegetais as principais fontes são óleos extraídos das palmáceas: dendê, buriti, cenoura, abóbora, mamão e frutos e hortaliças como manga, couve, agrião, almeirão, os tomates possuem pequeno teor de Beta-caroteno (pigmentos lipossolúveis e poliinsaturados).

5 Alterações cutâneas – facilita o contágio por doenças infecciosas
Carência A desfavorece a regeneração da rodopsina resultando na dificuldade de enxergar a noite ocasionado a cegueira noturna e ainda a xeroftalmia (olho seco). Alterações cutâneas – facilita o contágio por doenças infecciosas Falhas no crescimento são comuns em crianças com deficiência em Vit. A.

6 Excesso A hipervitaminose causar hipertensão intracraniana, desordens gastrointestinais, cutâneas, secura de pele e mucosas, irritabilidade, perda de cabelos, unhas quebradiças, dores ósseas, mialgia, dores abdominais e anemia. O uso em excesso de carotenóides provoca a hipercarotemia, tornando, mãos e pés ligeiramente amarelados.

7 Vitamina D (Calciferol)
Função Essencial ao crescimento e desenvolvimento geral, é importante para formação de ossos e dentes. É necessária para prevenir e curar o raquitismo. Fontes Na alimentação pode ser obtida de ovos, leite e alguns peixes como bacalhau, atum e sardinha. Mas a principal fonte de Vit. D é o sol, que a sintetiza a partir do ergosterol o precursor da vitamina D (pró-vitamina) depositada na pele. Um dos tratamentos do raquitismo é a administração de óleo de fígado de bacalhau e banhos de sol. Carência Na infância a carência de Vit. D causa raquitismo, cujos primeiros sinais são: desassossego, irritabilidade e suor na cabeça. Nos ossos má formação da caixa torácica e coluna, bo, nódulos , pulso e tornozelos alargados, pernas arqueadas, em adultos pode provocar a osteomalácia, propensão a formação de cáries dentárias.

8 Vitamina E (Tocoferol)
Função É conhecida como fator antiesterilidade ou vitamina da descendência (o termo vem do grego tokos = descendência). No entanto seu modo de ação ainda não esta bem definido, existindo várias teorias para explicar sua atividade. Destacá-se sua função antioxidante. No sistema de reprodução, existem várias evidencias que apontam a vitamina como essencial para reprodução de várias espécies de mamíferos. Fontes Germe de trigo, óleos vegetais, folhas verdes, gema, manteiga, fígado e nozes. Carência A deficiência de Vit. E nos humanos é rara, seus sintomas variam, esterilidade em ratos, distrofia muscular, anemia em macacos.

9 Vitamina K (Menaquinona)
Função É indispensável no fígado para síntese da protombina e de várias proteínas relacionadas com a coagulação do sangue. Por isso é conhecida como vitamina anti-hemorrágica. Sua absorção esta diretamente ligada a absorção das gorduras. Fontes Esta amplamente distribuída pela natureza, é encontrada em abundância nas folhas verdes (espinafre, couve), repolho, ervilha, soja, tomate e em alimentos de origem animal. Carência Redução na capacidade de coagulação sanguínea, aumentando a tendência as hemorragias.

10 Hidrossolúveis Hidrossolúveis são: B1(Tiamina), B2 (Riboflavina), B6 (Piridoxina), B12 (Cianocobalamina) e Vitamina C (Ácido Ascórbico) as principais, sendo importantes também Niacina, Ácido Fólico, Biotina, Ácido Pantotênico, Colina. As vitaminas do complexo B são encontradas nos mesmo alimentos, razão pela qual durante muito tempo se pensou que fosse uma só. A deficiência de ingestão de uma das vitaminas do complexo B pode alterar a utilização das demais.

11 B1 (Tiamina) Função Interfere diretamente no metabolismo dos carboidratos, como integrante de uma enzima essencial para a degradação da glicose e para produção de energia. A vitamina B1 é conhecida como vitamina antiberibérica. Fontes Carnes em geral, vísceras, leite, queijos, pescados, gema de ovo, cereais integrais, amendoim, levedura de cerveja. Carência Leva ao bloqueio do metabolismo dos carboidratos e clinicamente resulta na doença Beribéri por redução da função do sistema nervoso central, que depende exclusivamente de glicose para obtenção de energia. O beribéri pode se apresentar em crianças e alcoólatras. Seus principais sintomas são anorexia, vômitos, insônia, palidez, agitação edema da face e extremidades. Grande fraqueza muscular devido as lesões no SNC (as vezes doem tanto que não é possível fica em pé e isso leva atrofia dos membros inferiores).

12 B2 (Riboflavina) Função
Fundamental para o crescimento, a B2 combinada com proteínas forma grupos de coenzimas conhecidas como flavoproteínas, essências para oxidação dos carboidratos e transporte do hidrogênio. É importante para conservação dos tecidos . Fontes Carnes vermelhas, vísceras, leite, queijos, gema de ovo, vegetais folhosos e cereais integrais. Carência Manifestá-se por lesões na língua, lábio, nariz e olhos, devido ao impedimento da oxidação celular. Tais sintomas como pele rachada nos cantos da boca (estomatite angular), fissura nos lábios(queilose), alteração na língua(glossite), acúmulo seborréico ao redor do nariz e dos olhos (arriboflavinose).

13 B6 (Piridoxina) Função É indispensável em muitos processos bioquímicos complexos, mediante os quais os nutrientes são metabolizados no organismo. Entre esses nutrientes, destacam-se as proteínas. Fontes Carne de porco, vísceras, pescados, leite, ovos, batata, aveia, banana, germe de trigo. Carência Os problemas mais comuns são de pele, SNC, além de lesões seborréicas nos olhos, nariz, boca e olhos, acompanhada de glossite e estomatite.

14 B12 (Cianocobalamina) Função
Importante sua presença na medula óssea para produção de hemácias. Indispensáveis no metabolismo de todas as células, principalmente as do trato intestinal e tecido nervoso, também está relacionado com o crescimento. Fontes Alimentos ricos em proteínas como, leite, ovos, peixes, queijos, carnes, especialmente músculo. A B12 só é encontrada em alimentos de origem animal. Carência Indivíduos com esta carência desenvolvem anemia perniciosa, motivo pelo qual ela é conhecida como antianêmica. Sua carência é mais comum em pessoas idosas.

15 Vitamina C (Ácido Ascórbico)
Função Controla a produção de substâncias intercelulares responsáveis pela integridade das estruturas celulares que impedem o vazamento de sangue dos capilares e sangramentos subcutâneos, fraqueza muscular e a formação de gengivas esponjosas que podem levar a perda dos dentes. Ajuda o organismo a manter a defesa contra infecções, pois fortalece o sistema imunológico. Fontes Vegetais crus, principalmente, acerola, caju, frutas cítricas, laranja, tangerina, limão, pimentão, repolho. Carência A doença típica da falta de Vit. C é o escorbuto, cujos principais sintomas são aumento das articulações, diminuição da excreção urinária, anemia, redução do apetite e crescimento, frouxidão dos dentes, inflamação da gengiva e articulações, dificuldade na respiração, hemorragias e dores na realização dos movimentos corporais.

16 Niacina (Ácido nicotínico) ou Vitamina PP
Funções Essencial para uma pele saudável. Protege o fígado, os tecidos nervosos e o aparelho digestivo. Ajuda a regular a taxa de colesterol no sangue. . Fontes Leite em pó, ervilha, fava, amendoim, feijão, fígado, aves, nozes, limão e peixe. Carência Na carência alimentar desta vitamina, pode-se desenvolver a avitaminose designada por Pelagra. Pelagra é uma doença causada pela falta de niacina ou do aminoácido essencial triptofano e conhecida por seus três sintomas que começam com a letra D. São eles: o aparecimento de uma cor escura na pele Dermatite, que fica seca e áspera. Mais tarde aparecem Diarreias e alterações mentais Demência; também conhecida como doença dos três D(s). O nome 'vitamina PP' faz referência à ação Preventiva à Pelagra. A niacina funciona como vasodilatador em grandes doses.

17 Biotina Função Importante no metabolismo dos carboidratos e proteínas
Fontes A Biotina pode ser encontrada em levedura, arroz integral, frutas, nozes, ovos, carnes, leite. Também é produzida por bactérias do intestino. Carência Pode causar furunculose, seborréia do couro cabeludo e eczema

18 Ácido Pantotênico (B5) Fontes
Funções Ajuda a controlar a capacidade de resposta do corpo ao stress, atua na produção dos hormônios supra-renais, na formação de anticorpos, ajuda no metabolismo das proteínas, gorduras e açúcares, auxilia a conversão de lipídeos, carboidratos e proteínas em energia, é necessária para produzir esteróides vitais e cortisona na glândula supra-renal. É um elemento essencial da coenzima A. Fontes É encontrada no fígado, cogumelos cozidos, milho, abacate e carne de galinha, ovos, leite, vegetais, legumes e grãos de cereais. Os vegetarianos, apesar de não ingerirem alimentos de origem animal, têm suas necessidades supridas, em caso de praticarem dieta balanceada, orientada por um profissional da Nutrição. Carência Fadiga, má produção de anticorpos, cãibras musculares, dores e cólicas abdominais, insônia e mal-estar geral.

19 Colina Funções Mobiliza as gorduras do fígado (ação lipotrópica) e é importante na formação do neurotransmissor acetilcolina além de agir com ativador de plaquetas. É ainda importante como componente de fosfolipídeos. A colina é fornecedora de radicais metila, essenciais para trocas metabólicas. Atua em combinação com a vitamina B12. Fontes Principais fontes: gema de ovos, fígado e amendoim. Carência Provoca acúmulo de gorduras no fígado, cirrose, aumento na incidência de câncer de fígado, lesões hemorrágicas dos rins e falta de coordenação motora.


Carregar ppt "Vitaminas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google