A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Adriana Amorim Ciências – 6º ano Colégio MV.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Adriana Amorim Ciências – 6º ano Colégio MV."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Adriana Amorim Ciências – 6º ano Colégio MV

2 HEMISFÉRIOS DA TERRA -Para fins didáticos, a Terra foi dividida em linhas imaginárias. -A linha central horizontal que divide a Terra ao meio é chamada de Equador e dá origem ao Hemisfério Norte (acima) e Hemisfério Sul (abaixo).

3 HEMISFÉRIOS DA TERRA Da linha do Equador podemos traçar outras linhas paralelas, denominadas PARALELOS. Equador Trópico de Câncer Trópico de Capricórnio Círculo Polar Antártico Círculo Polar Ártico UBATUBA Hemisfério Sul Hemisfério Norte

4 - A Terra também é segmentada verticalmente por linhas denominadas meridianos. O principal meridiano é o de Greenwich, e divide e Terra em Hemisfério Ocidental e Hemisfério Oriental.

5 PARALELOS E MERIDIANOS

6 Paralelos e meridianos em conjunto auxiliam na localização de objetos no globo terrestre, como navios e aviões por meio do GPS (sistema de posicionamento global).

7 MOVIMENTOS DA TERRA Rotação: é aquele no qual um corpo gira em torno de si mesmo, fundamentado em um eixo imaginário, que se estende do polo Norte ao polo Sul. -O tempo que a Terra usa para dar a volta em torno de si mesma equivale a duração de 1 dia, ou seja, 24 horas. -É responsável pela variação do dia-noite.

8

9

10

11 Translação: é o movimento giratório que a Terra faz em torno do Sol, no sentido contrário aos ponteiros de um relógio. -A Terra leva 365 dias e 6 horas para completar uma volta em torno do Sol. - Essas 6 horas somadas durante 4 anos, gera um dia, resultando no ano bissexto, com 366 dias, acrescentado no mês de fevereiro.

12 Trajetória quase elíptica

13 ESTAÇÕES DO ANO As estações do ano se originam de 2 fatores: a)A inclinação do eixo da Terra. b)Os movimentos realizados pelo planeta. Durante a sua trajetória em relação ao Sol, ocupa diferentes posições e a posição do eixo permite que os raios solares incidem em diferentes angulações.

14

15

16 -Há duas posições ocupadas pela Terra em diferentes épocas que deixam metade do H.Norte iluminada e metade escura, o mesmo ocorrendo com o H. Sul. Essas posições representam os equinócios. -Podem ocorrer em março ou em setembro. Nesta época, os dias e as noites tem a mesma duração.

17 Dias e noites com mesma duração

18 - Há outras duas posições ocupadas pela Terra que faz com que parte dos hemisférios tenham uma porção mais iluminadas que outras, podendo fazer com que os dias sejam mais longos que as noites ou vice-versa. - Essas posições representam os solstícios.

19 Maior parte iluminada Dia mais longo que a noite Noite mais longas que o dia

20

21 AS FASES DA LUA - A Lua (do latim luna) é o astro mais brilhante do céu noturno. -Foi definida como corpo iluminado pelo grego Aristóteles ( a.C). -O que o observador vê é a parte da Lua iluminada pelo Sol. -Foram desenvolvidas muitas crenças e superstições ao longo do tempo em relação a Lua (corte de cabelo, nascimento, lua cheia e lobisomem, etc.)

22 A Lua apresenta 3 movimentos: a)rotação: em torno de si mesma. b)Revolução: em torno da Terra. c)Translação: em torno do Sol, acompanhando a Terra. - O tempo que a Lua demora para completar o seu movimento de rotação corresponde a 27 dias terrestres. - Cabe ressaltar que a trajetória que a Lua descreve em torno da Terra é quase circular e não coincide com o plano de órbita da Terra em torno do Sol.

23 -A medida que a Lua viaja ao redor da Terra ao longo do mês, sua forma parece variar gradualmente é o que chamamos de fases da Lua. -O ciclo completo dura aproximadamente 29,5 dias e a cada noite vai mudando sua forma.

24 Observar imagens pág.52

25 OS ECLIPSES -O termo eclipse é de origem grega (ékleipsis) e significa desmaio ou abandono e refere-se ao obscurecimento da luz quando se observa o Sol ou a Lua. -Eclipse Lunar (da Lua): Acontece quando no seu movimento de revolução, ocorre o alinhamento entre Sol, Terra e Lua. Nesta disposição a Lua mergulha em cone de sombra da Terra, ficando totalmente escura.

26

27

28 - Eclipse solar (do Sol): Acontece quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, bloqueando a passagem dos raios solares, projetando sua sombra em uma região da Terra.

29

30


Carregar ppt "Prof. Adriana Amorim Ciências – 6º ano Colégio MV."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google