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21º Higicon - CONGRESSO INTERNACIONAL DE LIMPEZA PROFISSIONAL

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Apresentação em tema: "21º Higicon - CONGRESSO INTERNACIONAL DE LIMPEZA PROFISSIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 21º Higicon - CONGRESSO INTERNACIONAL DE LIMPEZA PROFISSIONAL
Case de Limpeza Profissional em Ambiente Hospitalar HOSPITAL SÃO CAMILO

2 Cenário Envelhecimento da população e crescimento da economia;
Aumento nas taxas de ocupação; Filas em prontos-socorros; Espera em até 1 mês para realizar exames; Aumento da adesão aos planos de saúde; Expansão do turismo da saúde.

3 Investimentos Vinte grupos privados em São Paulo anunciam 2,2 bilhões de reais em investimentos em novas instalações e equipamentos de ponta; Até 2012 mais 1800 novos leitos; Taxa de ocupação em torno de 80%,segundo a ANAHP; Conquista de selos de Qualidade: ONA,JCI, Canadense

4 Desafios dos Hospitais no Brasil
Agregar novos serviços; Inovar em tecnologia e infra- estrutura; Modernização e atualização do parque tecnológico; Integração das atividades; Padronização dos serviços para as redes; Gestão estratégica profissional; Clientes mais exigentes; Aumento da competitividade no mercado; Treinamento e aperfeiçoamento das equipes; Hospitalidade; Humanização no atendimento; Aumento da rentabilidade

5 ENTENDER O QUE O CLIENTE QUER ...
DESENVOLVIDO PELA ADMINISTRAÇÃO

6 ENTENDER O QUE O CLIENTE QUER ...
DESENVOLVIDO PELO MARKETING

7 ENTENDER O QUE O CLIENTE QUER ...
DESENVOLVIDO PELA MANUTENÇÃO

8 ENTENDER O QUE O CLIENTE QUER ...
DESENVOLVIDO PELA ENFERMAGEM

9 ENTENDER O QUE O CLIENTE QUER ...
"O QUE O CLIENTE QUERIA "

10 Hotelaria Convencional
“As pessoas querem vivenciar uma experiência marcante. Isso pode fidelizá-las ao hotel, pois o mundo está em uma transição cultural. Estamos saindo da sociedade da informação para a sociedade da emoção” Caio Luiz de Carvalho Ex-ministro dos Esportes e Turismo

11 Hotelaria Convencional X Hotelaria Hospitalar
Paciente X Hóspede Zeladoria X Hotelaria Longa permanência X Curta permanência Assistência e segurança X conforto e acolhimento Internação X check in Alta X check out

12 Gestão em Hotelaria Hospitalar-2003
“ Hotelaria Hospitalar é a reunião de todos os serviços de apoio, que, associados aos serviços específicos, oferecem aos clientes internos e externos conforto, segurança e bem-estar durante seu período de internação” Marcelo Assad Boeger Gestão em Hotelaria Hospitalar-2003

13 Principais Desafios do Hoteleiro no ambiente Hospitalar
Padronização dos procedimentos e materiais; Linguagem Hospitalar; Ambiente Hospitalar; Reformas constantes; Taxa de ocupação; Gerenciamento do Enxoval; Gestão dos resíduos da saúde; Gestão de riscos; Interação com a Enfermagem; Interface com todas as áreas do Hospital; Acreditação – garantia da Qualidade; Formação de Indicadores; Cumprimento de cronogramas; Gestão de Pessoas

14 Serviços de Apoio Internação Recepção, Telefonia e Estacionamento SAC
Limpeza, Paisagismo, Controle de pragas Lavanderia e Rouparia Manutenção: Clínica e predial Hospitalidade Segurança Patrimonial SND

15 Principais áreas de interface
Assistencial Qualidade Segurança do Trabalho SCIH Medicina do Trabalho Contabilidade e Custos RH Arquitetura e Engenharia Manutenção

16 Hospital São Camilo – Unidade Pompéia

17 Organograma do Departamento de Hotelaria

18 Departamento de Hotelaria

19 na eliminação das infecções cruzadas
Finalidade Manter sempre condições higiênicas, estéticas e funcionais das dependências de todo o hospital, contribuindo para o bem estar de todos que nele atuam, prevenindo, reduzindo e auxiliando na eliminação das infecções cruzadas

20 Objetivo Promover meios de conforto e garantia de bem estar do paciente para sua recuperação, dentro de uma perspectiva de alinhamento estratégico da instituição, visualizando não só apenas seus pacientes, mas também seus familiares, visitantes e todos os profissionais que os assistem.

21 Processos Supervisores 05 Supervisores de Hotelaria;
06h00 às 22h00 horas; Treinamento e supervisão dos serviços realizados pelos colaboradores do Departamento de Hotelaria; Controles dos processos; Indicador: 90% de satisfação do cliente

22 Processos Camararia Limpezas pós-alta de apartamentos, apartamentos semi-privativos e leitos da UTI Adulto; 24 Horas Indicador: 80%dos leitos realizadas em até 1 hora

23 Processos Auxiliar de Hotelaria
Organiza, controla, distribui materiais, produtos e serviços; Verifica e providencia consertos de manutenção e reparos por toda a Instituição; Indicador: inspeção em 100% dos leitos pós alta

24 Processos Serviço de Jardinagem
Manutenção dos jardins externos, vasos e arranjos florais; Terceirizado ; 01 Aux. Jardinagem (07h00 às 17h00 - de Segunda a Sexta)

25 Processos Outros Indicadores: Kilo de roupa suja paciente/Dia
Custo de limpeza por m2 M2 limpo por colaborador Kilo de resíduo infectante/paciente/dia Kilo de resíduo comum paciente/dia

26 Outros processos monitorados
- Índice de atendimento de ordem de serviço; -Tempo de limpeza concorrente -Limpeza de ar-condicionado de janela; -kilo de roupa suja por unidade; -kilo de resíduo reciclado ; -Índice de manifestação de pragas.

27 Principais Dificuldades
Manutenção e conservação de mobiliários e equipamentos (móveis, camas, etc); Adequação do quadro de colaboradores – Higienização, Camararia e Aux. Hotelaria; Periodicidade na realização das limpezas terminais de Apartamentos, Departamentos e Setores; Falta de elevadores exclusivos para resíduos, manutenção, etc.

28 Principais desafios Treinamento sobre resíduos a todos colaboradores internos e terceirizados ; Implantar coleta seletiva em todos setores; Programa de treinamento e aperfeiçoamento constante aos colaboradores da Hotelaria, juntamente com Gestão de Pessoas, D.C.I.H e fornecedores externos; Pesquisa com clientes internos sobre os serviços realizados

29 HOTELARIA

30 HOTELARIA

31 ? HOTELARIA

32 Nossa realidade Hoje!!! FUTURO... Futuro HOTELARIA

33 Sucesso do Líder Disposição e capacidade de mobilizar pessoas na solução de desafios, na geração de diferenciais e foco em resultados.

34 o regente de uma orquestra
lidere tornando os outros poderosos o regente de uma orquestra não produz nenhum som !

35 Muito obrigada!!! Maria de Fátima Galego
     Muito obrigada!!! Maria de Fátima Galego


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