A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Porta Paralela Prof.Almir. Definição Porta paralela é a interface de comunicação entre o computador e um periférico. Criada pela IBM para conectar a porta.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Porta Paralela Prof.Almir. Definição Porta paralela é a interface de comunicação entre o computador e um periférico. Criada pela IBM para conectar a porta."— Transcrição da apresentação:

1 Porta Paralela Prof.Almir

2 Definição Porta paralela é a interface de comunicação entre o computador e um periférico. Criada pela IBM para conectar a porta a uma impressora.

3 Modelos de porta paralela Transmissão unidirecional A porta paralela SPP (Standard Parallel Port) Transmissão de dados até 150KB/s; Barramento (BUS) de dados de 8 bits; Transmissão de dados entre periféricos utiliza 4 bits por vez.

4 Modelos de porta paralela Transmissão bidirecional A porta avançada EPP(Enhanced Parallel Port) Transmissão de dados até 2MB/s; Barramento (BUS) de dados de 32 bits; Transmissão de dados entre periféricos utiliza 8 bits por vez.

5 Modelos de porta paralela Transmissão bidirecional Porta avançada ECP (Enhanced Capabilities Port) As mesmas características da EPP, porém utiliza: DMA (acesso direto à memória); Buffer FIFO de 16 bytes.

6 EXTENSÃO DO CABO A extensão do cabo é para interligar um computador a um periférico. Características: Tamanho é de no máximo 8m; Cuidado com a interferência na transmissão dos dados.

7 Endereços da Porta Paralela As Portas Paralelas são chamadas de LPT1, LPT2, LPT3 etc. A porta física padrão é a LPT1 com endereços (378h) e a LPT2 que poderá estar disponível também e com endereços (278h)

8 Registradores Registradores utilizados na transmissão:

9 Conector DB25 O conector DB25, fica na parte de trás do gabinete, e é através dele que o cabo paralelo se conecta ao computador. No DB25 temos pinos: Nível lógico 0 quando a tensão elétrica está entre 0 à 0,4v; Nível lógico 1 quando a tensão elétrica está entre 3,1 à 5v.

10 Conector DB25

11 DB25 Os pinos 2 a 9, são controlados pelo registo DADOS, tendo como função enviar dados através da porta paralela. As implementações novas do porto permitem uma comunicação de bidireccional por meio destas linhas. Os pinos 10, 11, 12, 13 e 15, são usados para troca de mensagens, estado da impressora para o PC (falta papel, impressora ocupada, erro na impressora). O registro que os controla é o registro STATUS. Os pinos 1, 14, 16 e 17, são usados para a interface, controle e troca de mensagens do PC para a impressora. São controlados pelo registro CONTROLO. Os pinos 18 a 25) são massa.

12 DB25

13

14 MATERIAL voce poderá utilizar dois cabos de rede de par traçado (cada cabo possui 8 cabinhos, ou seja, 8 cabinhos de 1 cabo para a saída digital e 6 cabinhos do outro cabo para entrada digital e o GND. Se você conseguir o fita de fios ou cabo de 15 ou mais via, pode ser utilizado.


Carregar ppt "Porta Paralela Prof.Almir. Definição Porta paralela é a interface de comunicação entre o computador e um periférico. Criada pela IBM para conectar a porta."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google