A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Descobrimentos e conquistas no período henriquino

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Descobrimentos e conquistas no período henriquino"— Transcrição da apresentação:

1 Descobrimentos e conquistas no período henriquino
O Infante D. Henrique teve um papel fundamental no início da Expansão portuguesa.

2 Arquipélagos Atlânticos
A – Madeira B - Açores

3 Madeira e Porto Santo Açores
A descoberta oficial do arquipélago da Madeira foi feita por João Gonçalves Zarco, Tristão Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestrelo; Entre 1419 e 1420 A redescoberta dos Açores iniciou-se em 1427, com Diogo de Silves; Só em 1452 foram conhecidas todas as ilhas que compõem o arquipélago.

4 Madeira

5 Açores

6 Colonização da Madeira e dos Açores
Ambos os arquipélagos estavam completamente desabitados à chegada dos portugueses. Foi preciso, por isso, proceder à sua colonização, isto é, povoar as terras, desbravá-las e promover o seu desenvolvimento. A colonização foi feita com base no sistema de capitanias-donatarias ,grandes extensões de terra que eram doadas a elementos da pequena nobreza( capitães-donatários), que administravam a justiça, cobravam impostos e distribuíam as terras aos povoadores que as quisessem trabalhar. Nos Açores: criação de gado, cereais e plantas tintureiras Na Madeira: cereais, vinha e cana-de-açúcar.

7 Madeira Açores

8 A exploração da costa africana

9 Do Cabo Bojador até Serra Leoa
1434 – Cabo Bojador – Gil Eanes; 1436 – Rio do Ouro – Afonso Baldaia; 1441 – Cabo Branco – Antão Gonçalves; 1443 – Arguim – Nuno Tristão; 1456 – Arq. Cabo Verde – Cadamosto; 1460 – Serra Leoa – Pedro de Sintra A partir de 1460( ano da morte do Infante D. Henrique)as viagens de descoberta abrandaram. D. Afonso V estava mais interessado numa política de conquistas no Norte de África.

10 Feitoria S. Jorge da Mina
O arrendamento a Fernão Gomes Em 1469 a exploração da costa africana foi arrendada a Fernão Gomes, um rico mercador de Lisboa, por um período de 5 anos. Para além do pagamento de uma renda anual, Fernão Gomes tinha que explorar 100 léguas de costa por ano. Feitoria S. Jorge da Mina Durante os cinco anos do contrato foi explorado todo o Golfo da Guiné, desde Serra Leoa até ao Cabo de Santa Catarina, incluindo a região da Mina, onde se obteve ouro em grandes quantidades.


Carregar ppt "Descobrimentos e conquistas no período henriquino"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google