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AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR

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Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR"— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
PARA QUE SERVE? COMO VAI SER EXECUTADA? EM QUE VAI SER APLICADA? QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA A ESCOLA? Versão automatizada: deixe correr

2 para o ensino e para a aprendizagem
CONCEITO CENTRAL A BIBLIOTECA ESCOLAR como contributo essencial para o sucesso educativo, sendo um recurso fundamental para o ensino e para a aprendizagem

3 CONCEITO CENTRAL Estudos provam a importância da BE quando existe:
Colaboração entre o professor bibliotecário e os restantes docentes na identificação de recursos Desenvolvimento de actividades conjuntas orientadas para o sucesso do aluno Acessibilidade e a qualidade dos serviços prestados Adequação da colecção e dos recursos tecnológicos RELAÇÃO: qualidade do trabalho da e com a BE e os resultados escolares dos alunos

4 MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO
COMO ESTÁ O TRABALHO DA BE A CONTRIBUIR PARA: As aprendizagens O sucesso educativo A promoção da aprendizagem ao longo da vida CADA ESCOLA DEVE CONHECER impacto que as actividades realizadas pela e com a BE vão tendo no processo de ensino e na aprendizagem grau de eficiência e de eficácia dos serviços prestados e de satisfação dos utilizadores da BE

5 MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO
Trata-se de um: princípio de boa gestão instrumento indispensável num plano de desenvolvimento ESPECIFICAMENTE: contribui para a afirmação e reconhecimento do papel da BE determina até que ponto a missão e os objectivos estabelecidos para a BE estão ou não a ser alcançados identifica práticas que têm sucesso e que deverão continuar identifica pontos fracos que importa melhorar.

6 MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO
DEVE ser incorporado na AUTO-AVALIAÇÃO DA PRÓPRIA ESCOLA relação estreita na missão e nos objectivos

7 MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO
abordagem essencialmente qualitativa: orientada para uma análise dos processos e dos resultados perspectiva formativa: identifica as necessidades e as fragilidades visa a melhoria.

8 MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO
CONCEITOS: VALOR: que experiências e benefícios se obteve Avalia a qualidade e eficácia da BE não avalia o desempenho individual do professor bibliotecário processo pedagógico e regulador: inerente à gestão e procura de uma melhoria contínua mobiliza toda a Escola: necessidade e não imposição. Utilização flexível, adaptável à realidade de cada escola e de cada BE Aplicação exequível e facilmente integrável: procedimentos deverão ser formalizados e criar rotinas de funcionamento no dia-a-dia da BE.

9 DOMÍNIOS DA AVALIAÇÃO B – Leitura e Literacia
C- Projectos, Parcerias e Actividades Livres de Abertura à Comunidade C1. Apoio a Actividades Livres, Extra-Curriculares e de Enriquecimento Curricular C2. Projectos e Parcerias D – Gestão da BE D1. Articulação da BE com a Escola/ Agrupamento. Acesso e serviços prestados pela BE D2. Condições humanas e materiais para a prestação dos serviços. D3. Gestão da Colecção A - Apoio ao Desenvolvimento Curricular A1. Articulação curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas e os Docentes A2. Desenvolvimento da Literacia da Informação B – Leitura e Literacia

10 DOMÍNIOS DA AVALIAÇÃO O que se vai avaliar:
Os níveis de colaboração entre o professor bibliotecário e os professores identificação de recursos desenvolvimento de actividades conjuntas  sucesso do aluno: literacia da informação, promoção da leitura – Domínios A e B O programa formativo desenvolvido pela BE – Domínios A, B e C A acessibilidade dos serviços prestados pela BE e a adequação da colecção e dos recursos tecnológicos – Domínio D A formação dos recursos humanos da BE – Domínio D

11 DOMÍNIOS DA AVALIAÇÃO EVIDÊNCIAS Cada domínio/subdomínio
concretiza-se em factores críticos de sucesso Conjunto de indicadores temáticos: zonas nucleares de intervenção permitem a aplicação de elementos de medição Exemplos de situações, ocorrências e acções operacionalizam o respectivo indicador valor informativo e formativo guia orientador para a recolha de evidências. ATRAVÉS DA RECOLHA EVIDÊNCIAS

12 MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO
RECOLHA DE EVIDÊNCIAS ASPECTOS FORTES comunicar os resultados ASPECTOS FRACOS repensar a prática conduz à reflexão origina mudanças concretas na prática contribui para a elaboração do novo plano de desenvolvimento

13 MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO
identificação pontos fracos e fortes estabelecimento objectivos e prioridades perspectiva realista face à BE + contexto em que esta se insere PLANO DE DESENVOLVIMENTO COMPROMISSO DA ESCOLA um melhor desempenho da biblioteca beneficia toda a escola docentes e alunos

14 MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO
RELATÓRIO FINAL descreve os resultados visão holística + delineia o conjunto de acções a desenvolver planeamento Difusão de resultados: órgãos de gestão e de decisão pedagógica Síntese: incorporar no relatório de autoavaliação da escola Inspecção-Geral de Educação

15 O modelo de Auto-Avaliação das BE no contexto da Escola/Agrupamento
PEDRO SEMEDO 14 de Novembro de 2009


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