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AMBIENTE DE NEGÓCIOS. OBJETIVO FACILITAR A ORDENAÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS, O ENTENDIMENTO DO QUE É UM AMBIENTE.

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1 AMBIENTE DE NEGÓCIOS

2 OBJETIVO FACILITAR A ORDENAÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS, O ENTENDIMENTO DO QUE É UM AMBIENTE DE NEGÓCIOS E DE EMPRESAS E POSSIBILITAR O INICIO DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO E DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

3 AULA 1 REALIDADE DE MERCADO E A CADEIA DE MUDANÇAS

4 AMBIENTES DE MARKETING EMPRESA PRODUÇÃO COMERCIAL FINANÇAS RH ETC PREÇO PESQUISA PRODUTO DISTRIBUIÇÃO COMUNICAÇÃO MERCADO CONSUMIDOR CONCORRENTE FORNECEDOR ÍNTERMEDIÁRIOS AMBIENTE SÓCIO ECONÔMICO ECONOMIA LEGISLAÇÃO TECNOLOGIA CULTURA POLÍTICA GOVERNO ETC

5 OLHANDO PARA O MUNDO

6 SOCIEDADE FONTE DE CONHECIMENTO RECURSO ESTRATÉGICO (PODER) AGRICOLA PASSADO TERRA INDUSTRIAL PRESENTE CAPITAL DE INFORMAÇÃO FUTURO CONHECIMENTO EVOLUÇÃO DAS SOCIEDADES

7 O AGENTE DAS PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES: AS MEGATENDÊNCIAS

8 ENTENDENDO AS MEGATENDÊNCIA SÃO AS MUDANÇAS SOCIAIS, ECONÔMICAS, POLÍTICAS E TECNOLÓGICAS QUE SE FORMAM LENTAMENTE E, UMA VEZ ESTABELECIDAS, NOS INFLUENCIAM POR ALGUM TEMPO ENTRE SETE E DEZ ANOS, OU ATÉ MAIS.

9 FORMAÇÃO DA MEGATENDÊNCIA TENDÊNCIA MEGATENDÊNCIA NOVOS PARADIGMAS MUDANÇA INOVAÇÃO

10 MEGATENDÊNCIAS ECONÔMICAS (JÁ INSTALADAS) GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA VIAGENS COMO A MAIOR INDÚSTRIA GLOBAL ÁSIA E AMÉRICAS COMO NOVAS ÁREAS DE OPORTUNIDADES PARADOXO GLOBAL: QUANTO MAIOR A ECONOMIA GLOBAL, MAIS PODEROSOS SERÃO OS SEUS PROTAGONISTAS

11 MEGATENDÊNCIAS SOCIAIS (JÁ INSTALADAS) TRIUNFO DO INDIVÍDUO RENASCIMENTO DAS ARTES RENASCIMENTO RELIGIOSO DO 3º MILÊNIO ESTILO DE VIDA GLOBAL E NACIONALISMO CULTURAL E O NOVO TRIBALISMO

12 MEGATENDÊNCIAS POLÍTICAS (JÁ INSTALADAS) A PRIVATIZAÇÃO DO WELFARE STATE A EMERGÊNCIA DE UM SOCIALISMO DE LIVRE MERCADO NOVOS CÓDIGOS DE CONDUTA PARA O SÉCULO 21 QUANTO MAIS DEMOCRÁTICO O MUNDO, MAIS PAÍSES SURGIRÃO

13 MEGATENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS (JÁ INSTALADAS) ALTA TECNOLOGIA A ERA DA BIOLOGIA A REVOLUÇÃO DAS TELECOMUNICAÇÕES

14 ALGUMAS TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS ANOS

15 ENCASULAMENTO FAZER DA CASA UM NINHO PROTEGIDO DAS DUREZAS DO MUNDO LÁ FORA. GRUPOS CLÃS - FECHADOS VIDA SOCIAL LIMITADA A UM PUNHADO DE GENTE COM IDÉIAS SEMELHANTES.

16 AVENTURA, MAS NÃO MUITO PARA DIMINUIR A TENSÃO, DIVERSÃO SEM RISCO, COMO REALIDADE VIRTUAL. VINGANÇA DO PRAZER A VOLTA DA COMIDA COM GORDURA, DOS CASACOS DE PELE E OUTROS FRUTOS PROIBIDOS.

17 PEQUENOS LUXOS CARRO IMPORTADO, VIAGENS, UM BOM VINHO-CARO, MAS VIÁVEL APOIO NAS RAIZES VALORES ESPIRITUAIS DO PASSADO PARA SE FIRMAR NO FUTURO.

18 A EMPRESA VOLTADA PARA O MERCADO

19 O QUE PODE ACONTECER COM OS MERCADOS NESTES PRÓXIMOS ANOS ?

20 MERCADOS DECLÍNIO DOS MERCADOS E DA PRODUÇÃO EM MASSA FRAGMENTAÇÃO DO MERCADO EXPLOSÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS MAIS ESCOLHAS

21 MERCADOS DEMANDA POR QUALIDADE E POR RESPOSTAS RÁPIDAS MAIOR COMPLEXIDADE EMPRESAS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE UNIDADES ESTRATÉGICAS DE NEGÓCIOS

22 MERCADOS CONCORRÊNCIA ÁGIL / DINÂMICA INTENSA INTERNACIONAL IMPOSSÍVEL MANTER VANTAGEM COMPETITIVA

23 MERCADOS FORNECEDOR NOVO PARCEIRO PEÇA CHAVE DA CADEIA DE PRODUÇÃO

24 MERCADOS FABRICANTE/INTERMEDIÁRIO Canal de Distribuição FABRICANTE ATACADISTA DISTRIBUIDOR VAREJISTACONSUMIDOR O PODER NO CANAL SE DESLOCA DO FABRICANTE PARA O VAREJISTA SURGIMENTO DE COOPERAÇÃO E PARCERIA AGRE- GANDO VALOR PARA O CONSUMIDOR SURGIMENTO DE NOVAS TECNOLOGIAS INTERNA- CIONAIS

25 MERCADOS CONSUMIDOR (Brasil) BAIXO NÍVEL DE ESCOLARIDADE BAIXA RENDA TORNANDO-SE MAIS VELHO EDUCADO PELA GLOBALIZAÇÃO E NO PLANO REAL TORNA-SE CONSICENTE DE SEUS DIREITOS ADQUIRE NOÇÃO DO VALOR DO DINHEIRO MAIS INFORMADO E EXIGENTE (QUALIDADE/CUSTO)

26 AS PRINCIPAIS QUESTÕES E AS PRESSÕES AMBIENTAIS NO FUTURO CRESCIMENTO MAIS LENTO DO MERCADO INTENSIFICAÇÃO DA CONCORRÊNCIA LOCAL E INTERNACIONAL INTENSIFICAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE PRODUTOS ANÁLOGOS REDUÇÃO DO CICLO DE VIDA DE PRODUTOS

27 AS PRINCIPAIS QUESTÕES E AS PRESSÕES AMBIENTAIS NO FUTURO MAIOR ATAQUE AOS NICHOS PELOS CONCORRENTES MAIOR SOFISTICAÇÃO DO CLIENTE E SENSIBILIDADE A PREÇOS E SERVIÇOS FORTE PRESSÃO PARA REBAIXAMENTO DE PREÇOS

28 PRINCÍPIOS NORTEADORES: MISSÃO, VISÃO E VALORES

29 MISSÃO É A MANEIRA PELA QUAL A EMPRESA EXERCE O CORE BUSINESS OU SEJA, O QUE ELA É HOJE E O QUE DESEJA SER, NO FUTURO, A PARTIR DE AGORA.

30 MISSÃO ELA É DIRETIVA E NÃO LIMITADORA E INDICA: ONDE CONCENTRAR RECURSOS ONDE PROCURAR POR NOVAS OPORTUNIDADES ONDE CONSTRUIR O SUCESSO DA EMPRESA

31 MISSÃO ELA CONTÉM: O negócio da empresa (necessidades a atender) O cliente da empresa e o que é valor para o mesmo (segmentos de mercado) As competências básicas da empresa e a forma de atuação do negócio (conhecimentos e tecnologias a empregar)

32 VISÃO DETERMINAM O RUMO A SER SEGUIDO PELA EMPRESA IDENTIFICAM O QUE SE DESEJA REALIZAR SÃO ATEMPORAIS E INDICAM GRANDEZAS, SEM QUANTIFICAÇÃO

33 VALORES CONVICÇÕES CLARAS E FUNDAMENTAIS QUE A EMPRESA DEFENDE E ADOTA COMO GUIA DE GESTÃO DO SEU NEGÓCIO E DEVEM SER REAIS

34 ANÁLISE DOS FATORES - CHAVE DE SUCESSO

35 FATORES-CHAVE DE SUCESSO (FCSs)FATORES-CHAVE DE SUCESSO (FCSs) são aquelas condições julgadas necessárias (ainda que não suficientes) para que uma empresa tenha sucesso em determinado ramo de negócios

36 FATORES-CHAVE DE SUCESSO Pode-se afirmar que a empresa deverá ter um desempenho no mínimo satisfatório com relação a estas condições para ser bem sucedida em seu ramo

37 FATORES-CHAVE DE SUCESSO Avaliando as empresas-líderes no setor em que nossa empresa atua (ou atuará), podemos nos perguntar: –Quais seriam as razões comuns que determinam a liderança destas empresas no mercado ?

38 FCSs : EXEMPLOS SETORIAIS GENÉRICOS Setor Industrial –Abastecimento De Matérias-primas –Qualidade, Performance E Confiabilidade Dos Produtos Setores de Alta Tecnologia –Reputação Da Empresa –Capacidade E Velocidade De Inovação Commodities –Preços Competitivos Setor Financeiro –Credibilidade

39 FCSs : EXEMPLOS SETORIAIS GENÉRICOS Setor de Serviços –Agilidade Operacional –Suporte Técnico Setor de Bebidas –Distribuição Setores de Varejo e Atacado –Diversidade De Produtos –Disponibilidade De Produtos Setor de Varejo de Combustíveis –Localização

40 FCSs NA ANÁLISE ESTRATÉGICA REDUZIDOO número de FCSs para uma empresa deve ser REDUZIDO CRIA FOCOA identificação dos FCSs facilita e CRIA FOCO na análise de variáveis ambientais críticas de natureza externa e interna ao empreendimento A determinação dos FCSs depende diretamente da definição da Visão da empresa

41 AULA 2 CONSTRUINDO CENÁRIOS AMBIENTE ECONÔMICO AMBIENTE SÓCIO-CULTURAL AMBIENTE POLÍTICO-LEGISLATIVO AMBIENTE TECNOLÓGICO

42 CONSTRUINDO CENÁRIOS Seqüência de Montagem: –Seleção dos eventos que interfiram com os fatores chaves de sucesso e com a missão da empresa. –Construção dos ambientes (econômico, sócio-cultural, político-legislativo e tecnológico) de hoje e sua evolução no tempo –Construção da grande história (cenário)

43 SELEÇÃO DE EVENTOS Missão: FCS: AmbientesFatores Ambientais Críticos Econômico X. Sócio Cultural X. Político Legislativo Tecnológico X X.

44 FATORESAMBIENTAISCRÍTICOS SITUAÇÃO HOJE HOJE PREVISÃO PARA 3 ANOS AMBIENTE ECONÔMICO

45 SITUAÇÃO HOJE HOJE PREVISÃO PARA 3 ANOS AMBIENTE SÓCIO-CULTURAL FATORESAMBIENTAISCRÍTICOS

46 SITUAÇÃO HOJE HOJE PREVISÃO PARA 3 ANOS AMBIENTE POLÍTICO-LEGISLATIVO FATORESAMBIENTAISCRÍTICOS

47 SITUAÇÃO HOJE HOJE PREVISÃO PARA 3 ANOS AMBIENTE TECNOLÓGICO FATORESAMBIENTAISCRÍTICOS

48 A GRANDE ESTÓRIA: O CENÁRIO SETORIAL

49 CONSTRUINDO CENÁRIOS O CENÁRIO É O CRUZAMENTO DOS EVENTOS PREVISTOS PARA O FUTURO, NOS AMBIENTES REGISTRE OS EFEITOS DOS CRUZAMENTOS E NÃO OS EVENTOS CRUZADOS

50 CONSTRUINDO CENÁRIOS CONTE NUMA GRANDE ESTÓRIA, COMO SERÁ O MUNDO PARA SUA EMPRESA (AMBIENTE DE NEGÓCIOS), NOS PRÓXIMOS 3 ANOS.

51 AMEAÇAS E OPORTUNIDADES

52 Antevisão de uma situação futura potencialmente desfavorável que, dada sua relevância e grande probabilidade de ocorrência poderá enfraquecer a posição competitiva da empresa e restringir sua capacidade de realizar sua visão (se nada for feito a respeito, é claro !) AMEAÇAAMEAÇA

53 Antevisão de uma situação futura potencialmente favorável à empresa, cujo aproveitamento poderá contribuir de forma significativa para a realização de sua visão, tendo em vista sua grande probabilidade de sucesso OPORTUNIDADEOPORTUNIDADE


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