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AMBIENTE DE NEGÓCIOS.

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Apresentação em tema: "AMBIENTE DE NEGÓCIOS."— Transcrição da apresentação:

1 AMBIENTE DE NEGÓCIOS

2 OBJETIVO FACILITAR A ORDENAÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS, O ENTENDIMENTO DO QUE É UM AMBIENTE DE NEGÓCIOS E DE EMPRESAS E POSSIBILITAR O INICIO DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO E DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

3 REALIDADE DE MERCADO E A CADEIA DE MUDANÇAS
AULA 1 REALIDADE DE MERCADO E A CADEIA DE MUDANÇAS

4 AMBIENTES DE MARKETING
PREÇO EMPRESA COMUNICAÇÃO MERCADO AMBIENTE SÓCIO ECONÔMICO CONSUMIDOR CONCORRENTE FORNECEDOR ÍNTERMEDIÁRIOS ECONOMIA LEGISLAÇÃO TECNOLOGIA CULTURA POLÍTICA GOVERNO ETC PRODUÇÃO COMERCIAL FINANÇAS RH ETC PESQUISA DISTRIBUIÇÃO PRODUTO

5 OLHANDO PARA O MUNDO

6 EVOLUÇÃO DAS SOCIEDADES
AGRICOLA INDUSTRIAL DE INFORMAÇÃO FONTE DE CONHECIMENTO PASSADO PRESENTE FUTURO RECURSO ESTRATÉGICO (PODER) TERRA CAPITAL CONHECIMENTO

7 O AGENTE DAS PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES: AS MEGATENDÊNCIAS

8 ENTENDENDO AS MEGATENDÊNCIA
SÃO AS MUDANÇAS SOCIAIS, ECONÔMICAS, POLÍTICAS E TECNOLÓGICAS QUE SE FORMAM LENTAMENTE E, UMA VEZ ESTABELECIDAS, NOS INFLUENCIAM POR ALGUM TEMPO ENTRE SETE E DEZ ANOS, OU ATÉ MAIS.

9 FORMAÇÃO DA MEGATENDÊNCIA
NOVOS PARADIGMAS MUDANÇA INOVAÇÃO

10 MEGATENDÊNCIAS ECONÔMICAS
(JÁ INSTALADAS) GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA VIAGENS COMO A MAIOR INDÚSTRIA GLOBAL ÁSIA E AMÉRICAS COMO NOVAS ÁREAS DE OPORTUNIDADES PARADOXO GLOBAL: QUANTO MAIOR A ECONOMIA GLOBAL, MAIS PODEROSOS SERÃO OS SEUS PROTAGONISTAS

11 MEGATENDÊNCIAS SOCIAIS
(JÁ INSTALADAS) TRIUNFO DO INDIVÍDUO RENASCIMENTO DAS ARTES RENASCIMENTO RELIGIOSO DO 3º MILÊNIO ESTILO DE VIDA GLOBAL E NACIONALISMO CULTURAL E O NOVO TRIBALISMO

12 MEGATENDÊNCIAS POLÍTICAS
(JÁ INSTALADAS) A PRIVATIZAÇÃO DO WELFARE STATE A EMERGÊNCIA DE UM SOCIALISMO DE LIVRE MERCADO NOVOS CÓDIGOS DE CONDUTA PARA O SÉCULO 21 QUANTO MAIS DEMOCRÁTICO O MUNDO, MAIS PAÍSES SURGIRÃO

13 MEGATENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS
(JÁ INSTALADAS) ALTA TECNOLOGIA A ERA DA BIOLOGIA A REVOLUÇÃO DAS TELECOMUNICAÇÕES

14 ALGUMAS TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS ANOS

15 ENCASULAMENTO GRUPOS CLÃS - FECHADOS
FAZER DA CASA UM NINHO PROTEGIDO DAS DUREZAS DO MUNDO LÁ FORA. GRUPOS CLÃS - FECHADOS VIDA SOCIAL LIMITADA A UM PUNHADO DE GENTE COM IDÉIAS SEMELHANTES.

16 AVENTURA, MAS NÃO MUITO VINGANÇA DO PRAZER
PARA DIMINUIR A TENSÃO, DIVERSÃO SEM RISCO, COMO REALIDADE VIRTUAL. VINGANÇA DO PRAZER A VOLTA DA COMIDA COM GORDURA, DOS CASACOS DE PELE E OUTROS FRUTOS PROIBIDOS.

17 PEQUENOS LUXOS APOIO NAS RAIZES
CARRO IMPORTADO, VIAGENS, UM BOM VINHO-CARO, MAS VIÁVEL APOIO NAS RAIZES VALORES ESPIRITUAIS DO PASSADO PARA SE FIRMAR NO FUTURO.

18 A EMPRESA VOLTADA PARA O MERCADO

19 O QUE PODE ACONTECER COM OS MERCADOS NESTES PRÓXIMOS ANOS ?

20 MERCADOS DECLÍNIO DOS MERCADOS E DA PRODUÇÃO EM MASSA
FRAGMENTAÇÃO DO MERCADO EXPLOSÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS MAIS ESCOLHAS

21 MERCADOS DEMANDA POR QUALIDADE E POR RESPOSTAS RÁPIDAS
MAIOR COMPLEXIDADE EMPRESAS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE UNIDADES ESTRATÉGICAS DE NEGÓCIOS

22 MERCADOS CONCORRÊNCIA ÁGIL / DINÂMICA INTENSA INTERNACIONAL
IMPOSSÍVEL MANTER VANTAGEM COMPETITIVA

23 MERCADOS FORNECEDOR NOVO PARCEIRO PEÇA CHAVE DA CADEIA DE PRODUÇÃO

24 MERCADOS FABRICANTE/INTERMEDIÁRIO Canal de Distribuição
ATACADISTA DISTRIBUIDOR VAREJISTA CONSUMIDOR O PODER NO CANAL SE DESLOCA DO FABRICANTE PARA O VAREJISTA SURGIMENTO DE COOPERAÇÃO E PARCERIA AGRE-GANDO VALOR PARA O CONSUMIDOR SURGIMENTO DE NOVAS TECNOLOGIAS INTERNA-CIONAIS

25 MERCADOS CONSUMIDOR (Brasil) BAIXO NÍVEL DE ESCOLARIDADE BAIXA RENDA
TORNANDO-SE MAIS VELHO EDUCADO PELA GLOBALIZAÇÃO E NO PLANO REAL TORNA-SE CONSICENTE DE SEUS DIREITOS ADQUIRE NOÇÃO DO VALOR DO DINHEIRO MAIS INFORMADO E EXIGENTE (QUALIDADE/CUSTO)

26 AS PRINCIPAIS QUESTÕES E AS PRESSÕES
AMBIENTAIS NO FUTURO CRESCIMENTO MAIS LENTO DO MERCADO INTENSIFICAÇÃO DA CONCORRÊNCIA LOCAL E INTERNACIONAL INTENSIFICAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE PRODUTOS ANÁLOGOS REDUÇÃO DO CICLO DE VIDA DE PRODUTOS

27 AS PRINCIPAIS QUESTÕES E AS PRESSÕES
AMBIENTAIS NO FUTURO MAIOR ATAQUE AOS NICHOS PELOS CONCORRENTES MAIOR SOFISTICAÇÃO DO CLIENTE E SENSIBILIDADE A PREÇOS E SERVIÇOS FORTE PRESSÃO PARA REBAIXAMENTO DE PREÇOS

28 PRINCÍPIOS NORTEADORES: MISSÃO, VISÃO E VALORES

29 “MISSÃO” É A MANEIRA PELA QUAL A EMPRESA EXERCE O “CORE BUSINESS” OU SEJA, O QUE ELA É HOJE E O QUE DESEJA SER, NO FUTURO, A PARTIR DE AGORA.

30 “MISSÃO” ELA É DIRETIVA E NÃO LIMITADORA E INDICA:
ONDE CONCENTRAR RECURSOS ONDE PROCURAR POR NOVAS OPORTUNIDADES ONDE CONSTRUIR O SUCESSO DA EMPRESA

31 “MISSÃO” ELA CONTÉM: O negócio da empresa (necessidades a atender)
O cliente da empresa e o que é valor para o mesmo (segmentos de mercado) As competências básicas da empresa e a forma de atuação do negócio (conhecimentos e tecnologias a empregar)

32 “VISÃO” DETERMINAM O RUMO A SER SEGUIDO PELA EMPRESA
IDENTIFICAM O QUE SE DESEJA REALIZAR SÃO ATEMPORAIS E INDICAM GRANDEZAS, SEM QUANTIFICAÇÃO

33 “VALORES” CONVICÇÕES CLARAS E FUNDAMENTAIS QUE A EMPRESA DEFENDE E ADOTA COMO GUIA DE GESTÃO DO SEU NEGÓCIO E DEVEM SER REAIS

34 FATORES - CHAVE DE SUCESSO
ANÁLISE DOS FATORES - CHAVE DE SUCESSO

35 FATORES-CHAVE DE SUCESSO
FATORES-CHAVE DE SUCESSO (FCS’s) são aquelas condições julgadas necessárias (ainda que não suficientes) para que uma empresa tenha sucesso em determinado ramo de negócios

36 FATORES-CHAVE DE SUCESSO
Pode-se afirmar que a empresa deverá ter um desempenho no mínimo satisfatório com relação a estas condições para ser bem sucedida em seu ramo

37 FATORES-CHAVE DE SUCESSO
Avaliando as empresas-líderes no setor em que nossa empresa atua (ou atuará), podemos nos perguntar: Quais seriam as razões comuns que determinam a liderança destas empresas no mercado ?

38 FCS’s : EXEMPLOS SETORIAIS GENÉRICOS
Setor Industrial Abastecimento De Matérias-primas Qualidade, Performance E Confiabilidade Dos Produtos Setores de Alta Tecnologia Reputação Da Empresa Capacidade E Velocidade De Inovação Commodities Preços Competitivos Setor Financeiro Credibilidade

39 FCS’s : EXEMPLOS SETORIAIS GENÉRICOS
Setor de Serviços Agilidade Operacional Suporte Técnico Setor de Bebidas Distribuição Setores de Varejo e Atacado Diversidade De Produtos Disponibilidade De Produtos Setor de Varejo de Combustíveis Localização

40 FCS’s NA ANÁLISE ESTRATÉGICA
O número de FCS’s para uma empresa deve ser REDUZIDO A identificação dos FCS’s facilita e CRIA FOCO na análise de variáveis ambientais críticas de natureza externa e interna ao empreendimento A determinação dos FCS’s depende diretamente da definição da Visão da empresa

41 AMBIENTE SÓCIO-CULTURAL AMBIENTE POLÍTICO-LEGISLATIVO
AULA 2 CONSTRUINDO CENÁRIOS AMBIENTE ECONÔMICO AMBIENTE SÓCIO-CULTURAL AMBIENTE POLÍTICO-LEGISLATIVO AMBIENTE TECNOLÓGICO

42 CONSTRUINDO CENÁRIOS Seqüência de Montagem:
Seleção dos eventos que interfiram com os fatores chaves de sucesso e com a missão da empresa. Construção dos ambientes (econômico, sócio-cultural, político-legislativo e tecnológico) de hoje e sua evolução no tempo Construção da grande história (cenário)

43 Fatores Ambientais Críticos
SELEÇÃO DE EVENTOS Missão: FCS: Ambientes Fatores Ambientais Críticos Econômico 1. 2. 3. X. Sócio Cultural 1. 2. 3. X. Político Legislativo 1. 2. 3. X. Tecnológico 1. 2. 3. X.

44 AMBIENTE ECONÔMICO SITUAÇÃO HOJE PREVISÃO PARA 3 ANOS FATORES
AMBIENTAIS CRÍTICOS SITUAÇÃO HOJE PREVISÃO PARA 3 ANOS

45 AMBIENTE SÓCIO-CULTURAL
FATORES AMBIENTAIS CRÍTICOS SITUAÇÃO HOJE PREVISÃO PARA 3 ANOS

46 AMBIENTE POLÍTICO-LEGISLATIVO
FATORES AMBIENTAIS CRÍTICOS SITUAÇÃO HOJE PREVISÃO PARA 3 ANOS

47 AMBIENTE TECNOLÓGICO SITUAÇÃO HOJE PREVISÃO PARA 3 ANOS FATORES
AMBIENTAIS CRÍTICOS SITUAÇÃO HOJE PREVISÃO PARA 3 ANOS

48 A GRANDE ESTÓRIA: O CENÁRIO SETORIAL

49 CONSTRUINDO CENÁRIOS O CENÁRIO É O CRUZAMENTO DOS EVENTOS PREVISTOS PARA O FUTURO, NOS AMBIENTES REGISTRE OS EFEITOS DOS CRUZAMENTOS E NÃO OS EVENTOS CRUZADOS

50 CONSTRUINDO CENÁRIOS CONTE NUMA GRANDE ESTÓRIA, COMO SERÁ O MUNDO PARA SUA EMPRESA (AMBIENTE DE NEGÓCIOS), NOS PRÓXIMOS 3 ANOS.

51 AMEAÇAS E OPORTUNIDADES

52 AMEAÇA Antevisão de uma situação futura potencialmente desfavorável que, dada sua relevância e grande probabilidade de ocorrência poderá enfraquecer a posição competitiva da empresa e restringir sua capacidade de realizar sua visão (se nada for feito a respeito, é claro !)

53 OPORTUNIDADE Antevisão de uma situação futura potencialmente favorável à empresa, cujo aproveitamento poderá contribuir de forma significativa para a realização de sua visão, tendo em vista sua grande probabilidade de sucesso


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