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1 Professor Wagner Andrade COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 5º PERÍODO.

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Apresentação em tema: "1 Professor Wagner Andrade COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 5º PERÍODO."— Transcrição da apresentação:

1 1 Professor Wagner Andrade COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 5º PERÍODO

2 EVOLUÇÃO DA RELAÇÃO DAS EMPRESAS COM O MERCADO Orientação para o produto; Orientação para as vendas; Orientação para o Marketing (orientação para o Consumidor); Orientação para o Serviço (orientação para o Consumidor); Crescimento do Marketing Não Lucrativo (Associações). Conceito de Marketing pressupõe vender um produto que satisfaça melhor os desejos dos consumidores (Traget) do que a concorrência Comportamento do Consumidor Consumer Behavior O Comportamento do Consumidor - - uma Visão Genérica

3 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: O QUE É? ATIVIDADES COGNITIVAS, AFETIVAS E COMPORTAMENTAIS QUE OS CONSUMIDORES DESENVOLVEM NA PROCURA, SELEÇÃO, AQUISIÇÃO, UTILIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PRODUTOS E/OU SERVIÇOS, A FIM DE SATISFAZEREM AS SUAS NECESSIDADES.

4 O Comportamento do Consumidor Consumer Behavior O Comportamento que os Consumidores manifestam na procura, na utilização, na avaliação de produtos ou serviços, que estes esperam vir a satisfazer as suas necessidades. Visa compreender como os indivíduos gastam os seus recursos(Dinheiro, Tem- po, Esforço) na compra/utilização de Produtos ou Serviços: - O QUE compram? - PORQUE compram? - COMO compram? - ONDE Compram? - Com que FREQUÊNCIA compram

5 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: O QUE ENVOLVE? CONSUMIDORESMARKETING LOCAIS DE CONSUMO VENDA

6 O Comportamento do Consumidor - A pesquisa na área do Comportamento do Consumidor procura ir o mais longe possível na avaliação dos ELEMENTOS QUALITATIVOS que levam o consumidor a comprar e como este efetua a sua avaliação. Consumer Behavior

7 OS ATORES DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR CONSUMIDORE S MARKETERS ENTIDADES GOVERNAMENTAIS E PRIVADAS

8 O Comportamento do Consumidor - AS NOVAS TENDÊNCIAS E A IMPORTÂNCIA PARA O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Ciclos de vida dos produtos cada vez mais curtos; Proteção do ambiente; Proteção do consumidor; Orientação para o Serviço; Crescimento do Marketing Não Lucrativo (Associações) - Marketing Social; Marketing Internacional (Globalização); Marketing Desportivo Marketing Político Exigências Qualidade de de Vida; Animais de estimação; Idosos; Estilo de Vida Contemporâneo Geração Digital (Comércio eletrônico);.... Consumer Behavior

9 O Comportamento do Consumidor Num ambiente economicamente tão competitivo como o que vivemos atualmente, desenvolver estratégias de marketing direcionadas para o segmento feminino é a forma mais eficaz de aumentar as vendas e os resultados das empresas. As mulheres são o mercado mais lucrativo. 85% das decisões de compra são tomadas pelas mulheres; a grande parte dos cargos comerciais, dos quais dependem as compras das organizações, é ocupada por mulheres; no mercado atual, 70% dos empresários na área de new business são mulheres. Martha Barletta é Presidente do Trendsight Group e autora do bestseller Marketing to Women: How to Understand, Reach and Increase Your Share of the Worlds Largest Market Segment, é uma reconhecida especialista no desenvolvimento de estratégias de marketing visando a captação do segmento feminino.

10 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Psicologia Social Neuro-psicologia Sociologia Antropologia Economia O Comportamento do Consumidor - - uma Visão Genérica

11 O Comportamento do Consumidor - - uma Visão Genérica $ $ Produto Preço Praça Promoção Econômico Tecnológico Político Cultural Processo de decisão de compra Características do consumidor Escolha do Produto Escolha da Marca Escolha do Distribuidor Momento da Compra Quantidade da Compra Caixa preta do consumidor Reações do consumidor Estímulos de Marketing e outros Modelo de comportamento de compra

12 Os níveis de influência no Comportamento do Consumidor

13 Os níveis de influência no Comportamento do Consumidor NívelIndividual Percepção Memória e Aprendizagem Motivação Atitudes Grupos de Pertença Referência Lideres de Opinião Classe Social Estilo de Vida Cultura

14 Os níveis de influência no Comportamento do Consumidor Cultural SocialPessoal Psicológico Cultura Subcultura Classe Social Papeis e Status Família Grupos de Referência MotivaçãoOcupação Idade e estágio do ciclo de vida SituaçãoEconómica Estilo de Vida Personalidade e Autoconceito Aprendizado Crenças e Atitudes Percepção

15 O Cérebro, o Objeto Mais Complexo do Universo Cerebrus

16 SOBREVIVÊNCIA BÁSICA DO INDIVÍDUO OU DA ESPÉCIE CONTROLO DA RESPIRAÇÃO, BATIMENTO CARDÍACO E METABOLISMO BEM-ESTAR DO CORPO CONDUTAS INSTINTIVAS FUNÇÕES SENSÓRIO-MOTORAS HÁBITOS E ROTINAS GESTOS AUTOMÁTICOS E COMPORTAMENTOS ESTÉRIOTIPADOS DEFESA DO TERRITÓRIO OU MANUTENÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO RITUAIS TOMADA DE CONSCIÊNCIA E DEFINIÇÃO DO QUE PRESTAR ATENÇÃO (ESTRANHO) Figuração Animada das Funções do Reptiliano Cerebrus

17 SOBREVIVÊNCIA DO PRÓPRIO OU DA ESPÉCIE SENTIMENTOS E EMOÇÕES MEMÓRIA E APRENDIZAGEM RESPOSTAS DE LUTA OU FUGA TOMADA DE CONSCIÊNCIA (INTERESSE) SISTEMA IMUNOLÓGICO FORMAÇÃO DE IMAGENS FILTRAGEM AFECTIVO-EMOCIONAL JULGAMENTO DA EXPERIÊNCIA DE ACORDO COM A DOR OU O PRAZER Figuração Animada das Funções do Sistema Límbico Cerebrus

18 DIREITODIREITODIREITODIREITOESQUERDO Y=aX+b 1º..2º..3º a e i o u RACIOCÍNIO CONVERGENTE LÓGICO DEDUÇÃO ANÁLISE OBJECTIVIDADE NUMEROLOGIA DIGITAL SEQUENCIAL VERBAL RACIOCÍNIO DIVERGENTE HOLÍSTICO MÚSICA COR IMAGINAÇÃO IMAGENS FORMAS FANTASIA NÃO-VERBAL CORPO CALOSO Diferenças na Operacionalização da Informação do Hemisfério Esquerdo e Direito Cerebr u

19 SITUAÇÃO DE DESAFIO SITUAÇÃO DE STRESS Atividade Cerebral em Situações de Desafio e Stress Cerebrus

20 - O Nível Individual A Percepção - a Base do Processo A Memória A Aprendizagem A Atitude A Motivação

21 Processo de duas fases: A Sensação: Limiares e Seletividade Mecanismo fisiológico de como os órgãos sensoriais registam e transmitem os estímulos externos A Interpretação Como é organizado e é atribuído o significado Compreender o Consumidor PERCEPÇÃO

22 Pele Sensações tácteis Nariz Cheiros INTERPRETAÇÃ O ATENÇÃ O EXPOSIÇÃ O Boca Gostos Ouvidos Sons Olhos Imagens RECEPTORE S SENSORIAIS ESTÍMULOS SENSORIAI S O PROCESSO PERCEPTIVO PERCEPÇÃO

23 Compreender o Consumidor VISÃO Os elementos visuais mais utilizados e explorados na publicidade são: a cor, o design, tamanho e a embalagem. COR: é um elemento que desperta importantes conotações sensoriais CHEIRO Existem conexões entre cheiro, memória e estados de espírito PERCEPÇÃO

24 SOM As músicas e sons são bastante exploradas em publicidade para criar associações positivas com as marcas. TATO Estados de espírito são estimulados ou relaxados na base das sensações na pele. GOSTO O gosto pode ser uma percepção díficil de reter. O gosto não é um critério objetivo, e está intrinsecamente ligado à imagem de marca que o consumidor tem na sua mente. PERCEPÇÃO

25 Processo de duas fases: A Sensação: Limiares e Seletividade Mecanismo fisiológico de como os órgãos sensoriais registam e transmitem os estímulos externos A Interpretação Como é organizado e é atribuído o significado PERCEPÇÃO

26 A DIMENSÃO A COR A INTENSIDADE O MOVIMENTO O CONTRASTE O INSÓLITO FIGURAS AMBÍGUAS PERCEPÇÃOSeletividade

27 PERCEPÇÃO Interpretação Interpretação Compreender o Consumidor A CONSTÂNCIA A diferentes ângulos, distâncias e luminosidade, os objetos tendem a manter a mesma forma, tamanho e cor que recebemos.

28 Compreender o Consumidor PERCEPÇÃO Interpretação Interpretação FIGURA-FUNDO Vemos sempre Objetos (ou figuras) contra um fundo (Plano).

29 PERCEPÇÃOInterpretação AGRUPAMENTO Modo como agrupamos os elementos da informação visual que recebemos.

30 CARACTERISTICAS DO CONSUMIDOR QUE INFLUENCIAM A PERCEPÇÃO Duas características são importantes: Habilidade para discriminar entre estímulos; Tendência para generalizar de um estímulo para outro;


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