A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTRUTURA ORGANIZACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Organizar é o processo de dispor um conjunto de recursos em uma estrutura que segue algum critério ou princípio de classificação. A estrutura, chamada estrutura organizacional, define a localização e o papel de cada recurso unitário dentro do conjunto. Tratando-se de organizar pessoas, a estrutura organizacional define o trabalho que elas, individualmente ou como integrantes de grupos, devem realizar para que o conjunto de recursos do qual fazem parte seja capaz de atingir objetivos.

2 O trabalho que as pessoas devem realizar é organizado por meio da definição de autoridade e responsabilidades. Além disso, a estrutura organizacional define a comunicação entre pessoas e grupos. Ampliando a definição: Responsabilidades são as obrigações, funções, papéis, deveres ou tarefas das pessoas ou grupos de trabalho. Autoridade (especificamente, autoridade formal) é o poder de decisão investido em uma pessoa ou grupo, que possibilita mobilizar o comportamento alheio para a realização das tarefas. Autoridade e responsabilidades são agrupadas em unidades de trabalho, chamadas cargos e departamentos. O sistema de comunicações de uma estrutura organizacional fornece a interligação das unidades de trabalho e possibilita sua ação coordenada.

3 Na administração de projetos, a estrutura organizacional abrange duas decisões principais:
Definira estrutura organizacional interna da equipe do projeto. Definir como alojar a estrutura temporária do projeto dentro da estrutura funcional permanente.

4 A ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL E A ORGANIZAÇÃO DO PROJETO
Organização mãe com estrutura funcional Diretor Geral Tecnologia e engenharia Operações Marketing e vendas Finanças Organização de projeto

5 ORANIZAÇÃO INTERNA DA EQUIPE
Organização funcional do projeto; Organização por produto; Especialidade técnica; Fases do projeto; Geográfico.

6 POSICIONAMENTO DA ORGANIZAÇÃO DO PROJETO
Há três alternativas básicas para alojar a organização do projeto dentro da estrutura funcional: Pode-se criar um departamento temporário dentro de cada unidade funcional envolvida no projeto, sem uma coordenação central. Essa alternativa chama-se projeto funcional. Pode-se criar um departamento autônomo, isolado das unidades funcionais. Essa alternativa chama-se projeto autônomo. Pode-se criar um departamento temporário que coordena os recursos das diversas unidades funcionais envolvidas no projeto. Essa alternativa chama-se estrutura matricial.

7 ORGANIZAÇÃO AUTÔNOMA DO PROJETO
A organização autônoma de projeto, também chamada projeto autônomo ou estrutura projetizada, é uma das alternativas para a administração de projetos multidisciplinares que têm importância estratégica para organização permanente. Uma estrutura de projeto autônomo é apropriada nas seguintes condições: A missão é importante demais para correr riscos ou para se confundir com as atividades funcionais ou outros projetos. A administração superior classifica o projeto como estratégico. A missão requer a atenção concentrada de uma equipe multidisciplinar. Um prazo muito rígido deve ser cumprido. O projeto é de grande porte. Os recursos do projeto não podem ser compartilhados. O produto é totalmente novo.

8 PROJETOS FUNCIONAIS MONODISCIPLINARES
Os projetos funcionais monodisciplinares são os mais simples. Um projeto funcional monodisciplinar é um apêndice de uma área funcional permanente. Ex: Um projeto de implantação de um sistema de informação. MULTIDISCIPLINARES Os projetos funcionais multidisciplinares são realizados como apêndices das unidades funcionais envolvidas, sem uma coordenação central. Em geral o projeto é tratado como como uma atividade fragmentada, cujas partes são realizadas seqüencialmente, primeiro por uma unidade funcional, depois por outra e assim sucessivamente, até que o produto seja finalizado. Esse tipo de estrutura é muito propenso a produzir erros e demoras, precisamente devido a falta de uma coordenação central.

9 PROJETOS MATRICIAIS Uma estrutura matricial pode ser mais apropriada, quando é necessário compartilhar os recursos humanos das áreas funcionais entre diferentes projetos, quando os recursos são escassos, ou quando o porte dos projetos não justifica uma organização independente. Ex: Cada pessoa das unidades funcionais podem trabalhar em diversos projetos ao mesmo tempo, sendo liderado por diferentes gerentes de projeto.


Carregar ppt "ESTRUTURA ORGANIZACIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google