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Prof. Wagner Andrade Faculdade Européia de Administração em Marketing Desenvolvimento de Novos Produtos.

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1 Prof. Wagner Andrade Faculdade Européia de Administração em Marketing Desenvolvimento de Novos Produtos

2 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing Por que e como desenvolver novos produtos ? novos produtos ?

3 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing Que desafios uma empresa enfrenta no desenvolvimento de novos produtos ?

4 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing ConcorrênciaXInovaçãoX Valor ao Cliente

5 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing Nunca houve tantas de idéias de novos produtos e serviços...

6 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing Biotecnologia,robótica,informática,telecomunicações.... Melhoria da qualidade de vida no futuro....

7 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing Em 1997 foram lançados novos produtos, estima-se que 80% não estejam mais disponíveis hoje.

8 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing Por que os novos produtos fracassam?

9 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing - Os gerentes impõe idéias de novos produtos, mesmo com resultados negativos nas pesquisas de mercado.

10 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing - A idéia é boa, mas o mercado e superestimado.

11 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing - O produto não é bem projetado.

12 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing - Posicionamento errado, propaganda errada e preço incompatível.

13 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing - Os custos para desenvolvimento do produto são maiores que o esperado.

14 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing - Os concorrentes reagem de maneira mais dura que o esperado.

15 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing Fatores que impedem o lançamento de novo produtos:

16 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing - Escassez de idéias importantes em algumas áreas.

17 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing - Mercados fragmentados. A busca de menores segmentos, com menos lucros.

18 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing - Restrições sociais e governamentais.

19 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing - Custo de processo de desenvolvimento.

20 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing - Escassez de capital.

21 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing - Necessidade de menor prazo de desenvolvimento.

22 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing Quais são os tipos de Novos Produtos

23 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing - nova função (o produto faz algo inteiramente novo);

24 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing Alguém pode indicar algum produto novo?

25 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing - melhor desempenho de função existente;

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27 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing - nova aplicação de um produto existente;

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29 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing - funções adicionais;

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31 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing - novo mercado (um produto existente é oferecido para novos mercados-alvo);

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33 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing -custo mais baixo;

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35 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing -produto existente integrado em outro produto;

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37 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing -produto com novo estilo

38 Prof. Wagner Andrade Faculdade Européia de Administração em Marketing

39 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing O Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos

40 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing Geração de Idéias Triagem de Idéias Análise Comercial Desenvolvimento do Produto Teste de Marketing Comercialização

41 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing Geração de Idéias Triagem de Idéias Análise Comercial Desenvolvimento do Produto Teste de Marketing Comercialização Fontes de idéias de novos produtos Clientes, equipe de vendas, pesquisa e desenvolvimento, funcionários, fontes externas.

42 Prof. Wagner Andrade Faculdade Européia de Administração em Marketing Método Delphi Um painel de especialistas preenche um questionário. Em seguida, um pesquisador tabula os resultados e envia-os aos membros do painel. O processo é repetido até que o painel chegue a um consenso ou a um impasse. TécnicaDescrição

43 Prof. Wagner Andrade Faculdade Européia de Administração em Marketing Análise de Benefício s Depois de listar todos os benefícios que os clientes recebem do produto estudado, pensar nos benefícios que estão faltando na lista atualmente. TécnicaDescrição

44 Prof. Wagner Andrade Faculdade Européia de Administração em Marketing Análise de Uso Perguntar aos clientes como eles usam o produto estudado, anotando os vários usos TécnicaDescrição

45 Prof. Wagner Andrade Faculdade Européia de Administração em Marketing Perfil Relativo da Marca Perguntar aos mercados-alvo se o nome da marca faz sentido para outras categorias de produto em consideração. Uma extensão da marca que faça sentido para compradores potenciais pode ser a base para um novo produto. TécnicaDescrição

46 Prof. Wagner Andrade Faculdade Européia de Administração em Marketing Propriedades Exclusivas Listar todas as propriedades comuns a um produto ou material atualmente no mercado. Procurar propriedades exclusivas do produto da organização. TécnicaDescrição

47 Prof. Wagner Andrade Faculdade Européia de Administração em Marketing Calcanha r de Aquiles Listar os pontos fracos de um produto ou linha de produtos (para a organização e seus concorrentes). Enxugar a lista até um ou dois pontos fracos com mais probabilidade de inspirar uma resposta dos concorrentes. Identificar conceitos de produto que poderiam resultar da correção desses pontos fracos. TécnicaDescrição

48 Prof. Wagner Andrade Faculdade Européia de Administração em Marketing Associaç ão Livre Anotar um aspecto da situação do produto um atributo, uso ou usuário. Deixar a mente divagar e anotar todas as idéias que surgirem, repetindo o processo para outros aspectos da situação do produto. TécnicaDescrição

49 Prof. Wagner Andrade Faculdade Européia de Administração em Marketing Atividade de estereótip o Perguntar: Como _______ faria isso? referindo-se a como um membro de algum grupo ou uma pessoa específica usaria o produto. Exemplo: Que tipo de bicicleta um senador usaria? Vale também perguntar o que o estereótipo não faria. TécnicaDescrição

50 Prof. Wagner Andrade Faculdade Européia de Administração em Marketing Estudo de Fracasso s de outras Pessoas Estudar produtos que fracassaram, procurando maneiras de solucionar os problemas que levaram ao fracasso. TécnicaDescrição

51 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing Geração de Idéias Triagem de Idéias Análise Comercial Desenvolvimento do Produto Teste de Marketing Comercialização A organização precisa avaliar as idéias que foram geradas e decidir quais vale a pena levar adiante.

52 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing Esta etapa inclui responder às seguintes questões:

53 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing A idéia de produto ajudará a alcançar os objetivos do departamento de marketing e da organização?

54 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing A idéia de produto fará uso dos pontos fortes da organização?

55 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing Geração de Idéias Triagem de Idéias Análise Comercial Desenvolvimento do Produto Teste de Marketing Comercialização O profissional de marketing precisa decidir se a idéia faz sentido comercial.

56 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing Previsão das vendas – para ter uma idéia da possível demanda, o profissional de marketing poderia usar o teste do conceito: fazer perguntas a clientes potenciais sobre fotos ou descrições de um novo produto.

57 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing Previsão de custos – O profissional de marketing precisa estimar os custos de produção e de marketing.

58 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing Geração de Idéias Triagem de Idéias Análise Comercial Desenvolvimento do Produto Teste de Marketing Comercialização Passando pela análise comercial, a idéia deverá ser transformada em produto.

59 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing Especificações do produto Para produtos tangíveis, as especificações podem incluir informações como materiais, tamanho, peso e requisitos de desempenho.

60 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing Protótipo – A construção e teste do produto é a maneira mais segura de ver se ele funciona como planejado.

61 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing Análise do composto de marketing: - Preço planejado - Estratégia de distribuição. - Orçamento de marketing.

62 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing Geração de Idéias Triagem de Idéias Análise Comercial Desenvolvimento do Produto Teste de Marketing Comercialização O profissional de marketing oferece o produto para venda numa área limitada e mede a reação.

63 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing Locais para o teste de mercado: As cidades do mercado de teste devem representar o mercado-alvo do produto. Elas são designadas cidades de mercado de teste.

64 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing Usos do teste de mercado: Testes de mercado são sugeridos para produtos que custam menos para desenvolver do que para comercializar e para produtor que precisam de uma grande distribuição e de publicidade no país inteiro.

65 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing O teste de mercado não é apropriado quando os concorrentes tiverem condições de fazer algumas modificações rápidas e lançar um produto concorrente superior

66 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing Geração de Idéias Triagem de Idéias Análise Comercial Desenvolvimento do Produto Teste de Marketing Comercialização A empresa decide pôr o produto à venda e começa a produção, distribuição e promoção em grande escala.

67 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing Selecionando as características dos novos produtos

68 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing Nível de Qualidade: Os consumidores e compradores organizacionais geralmente levam em conta o nível de qualidade do produto ao tomar decisões de compra de produtos novos e existentes.

69 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing Os profissionais de marketing selecionam características de novos produtos determinando o que os clientes querem que seus produtos ofereçam.

70 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing Desing do produto: Um bom design de produto pode agregar valor e agradar aos clientes sem necessariamente custar mais.

71 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing Segurança do produto: Os profissionais de marketing precisam desenvolver novos produtos que tenham um nível razoável de segurança.

72 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing Embalagem e Rótulo de Novos Produtos

73 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing A embalagem deve ser funcional, conveniente, segura e oferecer informações e pode distinguir o produto de seus concorrentes. Além de responder a desejos, necessidades ou preocupações dos clientes, existe também um cuidado como o meio ambiente.

74 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing O rótulo apoia o trabalho de marketing promovendo o produto ou acrescentando valor aos clientes por oferecer informações que os ajudarão na seleção e uso do produto

75 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing Implicações Globais

76 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing Durabilidade – A embalagem é suficientemente durável para suportar o transporte por longas distâncias ou por infra-estruturas pouco confiáveis?

77 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing Língua – Quando os mercados globais falam mais de uma língua, pode ser mais eficiente usar várias línguas na embalagem ou rótulo.

78 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing Consistência – A embalagem e o rótulo devem ser consistentes com os desejos e gostos locais.

79 Prof. Wagner Andrade - Faculdade Européia de Administração em Marketing Regulamentações ambientais – Incentivam as empresas a usar produtos e embalagens que não prejudiquem o meio ambiente.

80 Prof. Wagner Andrade Faculdade Européia de Administração em Marketing Código Universal de Produto Slide Identifica o Fabricante Identifica o produto perante o seu fabricante Número de controle


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