A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO – O QUE É Um empreendimento temporário ou uma seqüência de atividades com começo, meio e fim programados, que tem por objetivo fornecer um produto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO – O QUE É Um empreendimento temporário ou uma seqüência de atividades com começo, meio e fim programados, que tem por objetivo fornecer um produto."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO – O QUE É Um empreendimento temporário ou uma seqüência de atividades com começo, meio e fim programados, que tem por objetivo fornecer um produto singular, dentro de restrições orçamentárias. O desempenho de um projeto é avaliado pela medida em que essas três variáveis críticas de desempenho são atendidas.

2 ATIVIDADE TEMPORÁRIA Projetos são sistemas ou seqüências de atividades finitas, com começo, meio e fim bem definidos. Uma atividade repetitiva, ou que tem duração contínua, não é um projeto. É uma atividade funcional ou programa

3 PRODUTO SINGULAR A idéia central na definição de projeto é o produto que será fornecido (ou escopo do projeto). Os produtos dos projetos classificam-se em três categorias principais: Produto Físico Conceitos Eventos

4 Produtos Físicos Produtos físicos são tangíveis. Muitos projetos são atividades temporárias ao final das quais um item tangível deve ser fornecido: Casas Rodovias Veículos Máquinas e equipamentos Estações espaciais Pirâmide do antigo Egito Túnel do Canal da Mancha

5 CONCEITOS Produtos conceituais são intangíveis, como idéias, roteiros de filmes, mapas, sistemas, organogramas, processos, plantas, desenhos, fórmulas e teorias. Muitos projetos são esforços finitos que visam fornecer produtos desse tipo. Por exemplo: Escrever um livro ou trabalho acadêmico Montar o currículo de um curso ou programa de uma disciplina Preparar o roteiro de um programa de estudos Organizar os Jogos Olímpicos Desenvolver um sistema de telemarketing

6 EVENTOS Eventos são produtos que consistem na realização de tarefas, serviços ou atividades. O projeto é a própria execução da atividade que, em geral, representa apenas a parte final de um conjunto de atividades de planejamento, organização e controle. Exemplo: Planejar, organizar e realizar eleições, prêmio de fórmula I Planejar, organizar e realizar estudos, pesquisas e diagnósticos, cursos e seminários, reuniões e congressos. Implantar sistemas, processos e modelos de organização.

7 ORÇAMENTO O montante de recursos financeiros disponíveis condiciona o alcance do projeto. Embora possa haver possibilidade, e já que é impossível fazer previsões infalíveis, a conclusão do projeto dentro do orçamento, ou, pelo menos, a minimização da margem de erro nas previsões orçamentárias, também deve ser objetivo prioritário da administração de projetos.

8 INCERTEZA Todos os projetos tem um componente de incerteza. A incerteza é uma escala. Incerteza significa desconhecimento do resultado ou do caminho para chegar até ele, ou ambos. Quanto maior o desconhecimento, maiores as incertezas e o risco. A principal conseqüência da incerteza é a dificuldade de fazer previsões.

9 COMPLEXIDADE A complexidade de uma situação mede-se pelo número de variáveis que contém. Projeto complexo é aquele que apresenta grande número de variáveis para serem administradas. Por exemplo: Multidisciplinaridade, ou diversidade de especialidades profissionais necessárias ara realização do projeto. Número de pessoas envolvidas. Número de instalações ocupadas e distância entre elas (dispersão da equipe). Diversidade e volume de informações a serem processadas. Duração. Número de organizações que precisam ser envolvidas para realizar o projeto. Condições a serem observadas ( risco e segurança, por exemplo).


Carregar ppt "PROJETO – O QUE É Um empreendimento temporário ou uma seqüência de atividades com começo, meio e fim programados, que tem por objetivo fornecer um produto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google