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PRÁTICA E CONVERGÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA A NOVA INTELIGÊNCIA EM AÇÃO.

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Apresentação em tema: "PRÁTICA E CONVERGÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA A NOVA INTELIGÊNCIA EM AÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 PRÁTICA E CONVERGÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA A NOVA INTELIGÊNCIA EM AÇÃO

2 PRÁTICA E CONVERGÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA A NOVA INTELIGÊNCIA EM AÇÃO REFLEXÃO A data que nascemos nada significa enquanto a olhamos como um ponto marcado no calendário, que no final de cada ano é atirado ao lixo, juntamente com as horas que foram apenas fisicamente vividas. Há quem diga que começamos a morrer a partir do momento em que nascemos. Não é verdade, porque os dias nos foram presenteados para renascemos diariamente com eles. A vida deve ser uma soma de nascimentos diários, porque não é a morte que se aproxima quando respiramos também com a consciência. Enquanto o corpo físico mostra as deformações do tempo, a nossa consciência deve mostrar as marcas da imortalidade. O SOL ANIVERSARIA TODOS OS DIAS, PORQUE SE FAZ RENASCER EM CADA MANHÃ. Jarbas Mattos (Reflexões Essenciais para Jarbas Mattos (Reflexões Essenciais para Entender e Dirigir a Vida, Vozes, 2007) Entender e Dirigir a Vida, Vozes, 2007)

3 PRÁTICA E CONVERGÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA A NOVA INTELIGÊNCIA EM AÇÃO

4 PRÁTICA E CONVERGÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA A NOVA INTELIGÊNCIA EM AÇÃO

5 PRÁTICA E CONVERGÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA A NOVA INTELIGÊNCIA EM AÇÃO

6 PRÁTICA E CONVERGÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA A NOVA INTELIGÊNCIA EM AÇÃO

7 PRÁTICA E CONVERGÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA A NOVA INTELIGÊNCIA EM AÇÃO

8 PRÁTICA E CONVERGÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA A NOVA INTELIGÊNCIA EM AÇÃO CONECTAR A GESTÃO DOS PROCESSOS À GESTÃO DE PESSOAS!

9 PRÁTICA E CONVERGÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA A NOVA INTELIGÊNCIA EM AÇÃO PROFESSOR - ensina EDUCADOR - inspira SÁBIO - transforma

10 Sociedade em transição demográfica e urbana. Mudança do eixo de globalização. Convergência tecnológica e desenvolvimento humano. Diversificação das fontes energéticas e mudanças climáticas. Mudanças sociais, no mercado e clientes diferentes: Realidade Dimensões da - preferem se comunicar através de meio eletrônico; - esperam ganhar mais, ter horários mais flexíveis; - são bem adaptados a ambientes de trabalho colaborativos e lidam bem com processos múltiplos e simultâneos. A NOVA INTELIGÊNCIA EM AÇÃO PRÁTICA E CONVERGÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA

11 Missão Facilitar as relações pessoais e empresariais mediante a oferta de serviços de correios com ética, competitividade, lucratividade e responsabilidade social. Ser reconhecida pela excelência e inovação na prestação de serviços de correios. Visão PRÁTICA E CONVERGÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA A NOVA INTELIGÊNCIA EM AÇÃO

12 Centros de Tratamento de Encomendas - 13 Centros de Tratamento de Cartas - 16 Centros de Tratamento de Cartas e Encomendas - 25 Centros de Tratamento de Carga Internacional - 02 Agências próprias - 6.075 Agências franqueadas - 1.425 Banco Postal – 6.020 Caixas Postais Comunitárias - 408.000 Empregados: 111.927 Centros de Transporte Operacional-39 Terminais de Carga Aérea e de Superfície - 7 Linhas da RPN -18 Centros de Distribuição Domiciliária - 837 Centros de Entrega de Encomendas - 102 Unidades de Distribuição - 4.435 Centro de Gestão de Logística Integrada -1 Centros de Logística Integrada - 10 Centros de Serviços Telemáticos - 7 MELHORIA DA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO SUPERANDO ESTRUTURAS OBSOLETAS NA IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS INOVADORAS SUPERANDO ESTRUTURAS OBSOLETAS NA IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS INOVADORAS

13 GESTORES PÚBLICOS CONTEMPLANDO TODAS AS DIMENSÕES DA REALIDADE, COM A QUAL SE DEPARAM NO DIA A DIA. CONTEMPLANDO TODAS AS DIMENSÕES DA REALIDADE, COM A QUAL SE DEPARAM NO DIA A DIA. EXERCÍCIO DA LIDERANÇA Definição clara dos papéis de cada gestor e colaborador. Sistema de Liderança que privilegia a tomada de decisão de forma descentralizada (Subdelegação de Competências). Prática do exemplo e visibilidade (Código de Ética). Relacionamento com todas as partes interessadas (Código de Ética). Participação no processo de formulação das estratégias. Comprometimento com os resultados, por meio da análise crítica de desempenho e de eventos para o gerenciamento estratégico. Disseminação dos Valores e Estratégias da Empresa (Seminários; workshops e Fórum de Gestão de Pessoas).

14 PARCERIAS E ALIANÇAS CORREIOS: PARCEIRO NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CULTURAL DO PAÍS CORREIOS: PARCEIRO NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CULTURAL DO PAÍS Governo brasileiro Ministério do trabalho e Emprego – TEM Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Confederação Esportiva Internacional do Trabalho – CSIT Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos – CBDA Serviço Social da Indústria – SESI Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Universidades, Fundações, Institutos e ONGs Franquia Bradesco – Banco Postal

15 PRÁTICAS E METODOLOGIAS INOVADORAS ENRIQUECIMENTO MÚTUO DOS ÂMBITOS PÚBLICO E PRIVADO Agências Franqueadas - unidades operadas por terceiros, responsáveis pela venda de produtos e serviços postais, conforme definido em contrato, como forma de expansão do atendimento. Banco Postal - associação de uma empresa pública a um banco privado, como forma de expandir os serviços financeiros, sobretudo a comunidades rurais pobres sem agências bancárias. Parcerias

16 Comunicação Logística e Encomendas Comunicação DESENVOLVIMENTO & PESQUISA PRÁTICAS E METODOLOGIAS INOVADORAS Grupos Novos Negócios Gestão Empresarial Processos Produtivos Gestão de Pessoas Linhas de Pesquisas Modelo Empresarial Internacionalização Modelo Operacional RastreabilidadeInternacionalização Rastreabilidade Modelo de Gestão de Pessoas

17 GESTÃO DE PESSOAS O DESAFIO DE ESTIMULAR E MOBILIZAR PESSOAS EM ÂMBITO PÚBLICO O DESAFIO DE ESTIMULAR E MOBILIZAR PESSOAS EM ÂMBITO PÚBLICO Respeito ao indivíduo Busca do Desenvolvimento Realismo

18 GRUPOS MULTIFUNCIONAIS SISTEMAS DE TRABALHO GARANTEGARANTE ORGANIZAÇÃO DE TRABALHO E ESTRUTURA DOS CARGOS FLEXIBILIDADE RESPOSTA RÁPIDA APRENDIZADO ORGANIZACIONAL GRAU DE AUTONOMIA DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIA GESTÃO DE PESSOAS NO ÂMBITO PÚBLICO

19 GARANTIA Igualdade Legalidade Impessoalidade Moralidade ADMISSÃO VIA CONCURSO E CARGOS DE GONFIANÇA ADMISSÃO VIA CONCURSO E CARGOS DE GONFIANÇA EXTERNAMENTE SELEÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO Concurso Público Concurso Público INTERNAMENTE Recrutamento Interno - RI Recrutamento Interno - RI GESTÃO DE PESSOAS NO ÂMBITO PÚBLICO

20 ORIENTADA PARA RESULTADOS Programa Cidadania Postal. Programa Cidadania Postal. INTEGRAÇÃO DE NOVOS MEMBROS À FORÇA DE TRABALHO AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO GESTÃO DE PESSOAS NO ÂMBITO PÚBLICO

21 ABORDAGEM DA CULTURA DA EXCELÊNCIA Capacitação e Desenvolvimento Cidadania Postal. TLT. Eventos Regionais. Cartazes / Banners. Notas em BI. Primeira Hora. Login Script. Folders. Cursos direcionados ao tema - 5S, Critérios de Excelência, Elaboração de RG, Formação de Examinadores, GRGM, Elaboração de Indicadores etc. GESTÃO DE PESSOAS NO ÂMBITO PÚBLICO

22 METODOLOGIAS DE T&D Presencial; Workshops; Palestras (Liderança em Ação); Ead Intranet e EaD Postal. Treinamento no Local de Trabalho, pelos líderes; Treinamento em Serviço; GESTÃO DE PESSOAS NO ÂMBITO PÚBLICO

23 IDENTIFICAÇÃO E TRATAMENTO DE RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE E À ERGONOMIA CIPAs e PPRA. Equipamento de Proteção Individual (EPI). Ginástica Laboral. Nexo Causal. Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO). Palestras em Unidades Operacionais. Gerenciamento de Riscos de Acidentes (GRA). Prevenção e Combate a Incêndios (Brigada de Incêndio). Reabilitação Profissional. GESTÃO DE PESSOAS NO ÂMBITO PÚBLICO

24 CLIMA ORGANIZACIONAL GESTÃO DE PESSOAS NO ÂMBITO PÚBLICO GESTÃO DO CLIMA REQUER MAIS CONECTIVIDADE...

25 CLIMA ORGANIZACIONAL GESTÃO DE PESSOAS NO ÂMBITO PÚBLICO 4º CICLO NACIONAL 2008LANÇAMENTO DA PESQUISA

26 CLIMA ORGANIZACIONAL GESTÃO DE PESSOAS NO ÂMBITO PÚBLICO O que é o “Dia C”? Ação corporativa nacional de sensibilização e preparação para a aplicação da próxima pesquisa de clima organizacional.

27 CLIMA ORGANIZACIONAL GESTÃO DE PESSOAS NO ÂMBITO PÚBLICO CICLO DA GESTÃO

28 CLIMA ORGANIZACIONAL GESTÃO DE PESSOAS NO ÂMBITO PÚBLICO METODOLOGIA DE APLICAÇÃO DA PESQUISA  Envio do questionário diretamente ao empregado, no órgão de lotação.  Participantes – todos os empregados que já cumpriram o período de experiência (contratados até 31/8/2008).  Nº estimado de participantes – 104.929 empregados.  Período de realização – 12/11 a 28/11/2008.  O empregado devolve o seu questionário diretamente à empresa contratada para realizar a digitação das respostas.

29 CLIMA ORGANIZACIONAL GESTÃO DE PESSOAS NO ÂMBITO PÚBLICO COMO OS TRABALHADORES PERCEBEM A SUA ATUAÇÃO? A Atuação do Gestor é fator relevante no Clima Organizacional

30 CLIMA ORGANIZACIONAL GESTÃO DE PESSOAS NO ÂMBITO PÚBLICO O gestor do órgão/unidade onde eu trabalho: Conhece bem o trabalho da unidade. Trata os empregados com respeito. Transmite aos Empregados as informações da Empresa importantes para o meu trabalho. Estimula os empregados a buscar o desenvolvimento profissional. Participa da solução das situações de conflito na minha unidade. Reconhece o resultado do meu trabalho. Está aberto a críticas e sugestões. 79,8 83,0 80,6 69,8 74,7 73,8 72,0

31 CLIMA ORGANIZACIONAL GESTÃO DE PESSOAS NO ÂMBITO PÚBLICO Fornece apoio aos empregados para realizarem as suas tarefas. Negocia com os empregados as condições necessárias para alcançar as metas de trabalho. Inspira confiança para tratar problemas com os empregados. Trata os Empregados com justiça. Cumpre o que promete aos empregados. 73,8 74,5 74,4 76,9

32 CLIMA ORGANIZACIONAL MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA CORREIOS-SAÚDE. Programas diversos da área de saúde. Campanhas de prevenção da saúde. Concessão dos benefícios. Plano de Ação – resultante da Pesquisa de Clima. Melhoria das condições de Trabalho – Plano de Obras. BENEFÍCIOS SERVIÇOS PROGRAMAS AÇÕES GESTÃO DE PESSOAS NO ÂMBITO PÚBLICO

33 CLIMA ORGANIZACIONAL Campeonato de Natação Corrida dos Carteiros Coral ComunicaSom Arte Nossa Grupo de Teatro EncenaRio GESTÃO DE PESSOAS NO ÂMBITO PÚBLICO MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA AÇÕES DE INTEGRAÇÃO MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA AÇÕES DE INTEGRAÇÃO

34 CLIMA ORGANIZACIONAL Voluntariado e Cidadania Gestão do Orçamento Familiar Feira da Qualidade de Vida Cidadania e Ação Educação para uma Vida Saudável GESTÃO DE PESSOAS NO ÂMBITO PÚBLICO MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA AÇÃO SOCIAL E CIDADANIA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA AÇÃO SOCIAL E CIDADANIA

35 CLIMA ORGANIZACIONAL Conquistar Um Novo Olhar sobre a Família Uma Nova Etapa de Vida Gestantes GESTÃO DE PESSOAS NO ÂMBITO PÚBLICO MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA AÇÃO SOCIAL E CIDADANIA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA AÇÃO SOCIAL E CIDADANIA

36 PRÁTICA E CONVERGÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA A NOVA INTELIGÊNCIA EM AÇÃO Saúde: é o silêncio dos órgãos. Doença: é o grito dos órgãos no silêncio do sujeito. Caldeira, 1995

37 PRÁTICA E CONVERGÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA A NOVA INTELIGÊNCIA EM AÇÃO

38 PRÁTICA E CONVERGÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA A NOVA INTELIGÊNCIA EM AÇÃO

39 PRÁTICA E CONVERGÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA A NOVA INTELIGÊNCIA EM AÇÃO

40 PRÁTICA E CONVERGÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA A NOVA INTELIGÊNCIA EM AÇÃO Se existe um caminho para a felicidade sustentável e se a Liderança é o farol que iluminara esse caminho, podemos dizer que a única direção possível é: tratar o ser humano como sujeito e não como objeto, que é portanto tratá-lo eticamente.

41 PRÁTICA E CONVERGÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA A NOVA INTELIGÊNCIA EM AÇÃO PARA QUE ESTAMOS NO MUNDO? PARA QUE TRABALHAMOS? AFINAL:

42 PRÁTICA E CONVERGÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA A NOVA INTELIGÊNCIA EM AÇÃO

43 PRÁTICA E CONVERGÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA A NOVA INTELIGÊNCIA EM AÇÃO Nós somos um edifício em construção. A humanidade está formada por obras inacabadas, porque muitos não sabem que podem ser construtores de si próprios e nem o que devem construir: desconhecem que podem criar a si próprios. Mas há aqueles que enxergam a missão, idealizam a obra e apóiam suas bases em terrenos firmes. Esses conseguem transformar a vida num majestoso arranha-céu, de cujo cume se pode sentir o mais puro frescor da felicidade e contemplar horizontes só vistos nos sonhos que embalam a alma. Jarbas Mattos (Reflexões Essenciais para Entender e Dirigir a Vida, Vozes, 2007)

44 PRÁTICA E CONVERGÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA A NOVA INTELIGÊNCIA EM AÇÃO

45 OBRIGADO! Jarbas de Almeida Mattos jarbas@correios.com.br Coordenador de Recursos Humanos Diretoria Regional do Rio de Janeiro Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos


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