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3- Ambiente e Área Estratégica de Negócio

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Apresentação em tema: "3- Ambiente e Área Estratégica de Negócio"— Transcrição da apresentação:

1 3- Ambiente e Área Estratégica de Negócio
1- O que é Estratégia ? 2- Gestão Estratégica 3- Ambiente e Área Estratégica de Negócio 4- Análise da Área Estratégica de Negócio 5- Análise de Potencial de Negócios (CPP) 6- Análise de SWOT 7- Balance Score Card RBBR/CS-PD

2 Termo original do grego “STRATEGOS” = comandante militar
1- O que é Estratégia ? Termo original do grego “STRATEGOS” = comandante militar Contexto Militar Coordenação otimizada de tropas e recursos para a conquista de um determinado objetivo. Contexto Administrativo ( 2a Revolução Industrial sec.XIX) Diretrizes para a condução de uma empresa, visando a interação adequada com o ambiente externo, com a finalidade de alcance dos objetivos determinados. RBBR/CS-PD

3 Abordagens (evolução e diversidade de uso)
2 – Gestão Estratégica Abordagens (evolução e diversidade de uso) Planejamento Processo de análise de fatores e agentes, que interagem com a empresa, e respectiva definição de um plano de diretrizes, para sua condução a longo prazo. Incrementalista Processo de pensamento e decisão incremental, a partir do monitoramento e percepção das interações do ambiente externo. RBBR/CS-PD

4 Processo de Gestão Estratégica Modelo de Abordagem – Planejamento
Definição da Missão Análise da AEN Análise de Negócios Análise SWOT Balance Scorecard Implantação Controle Estratégico RBBR/CS-PD

5 VC Profit Impact of Market Strategy (PIMS)
Análise de fatores determinantes, que influenciam a obtenção do VC desejado VC Fatores de Sucesso Concorrência Cash Flow (CFRoI) Base de Capital Atratividade do Mercado RBBR/CS-PD

6 3 – Ambiente e Área Estratégica de Negócio
Contexto onde está inserida uma Área Estratégica de Negócio. Área Estratégica de Negócio Setor econômico, definido por condições de contorno específicas e atuação interativa de diversos agentes,onde a empresa busca atingir seus objetivos. Onde acontece a percepção do valor e sua respectiva troca. RBBR/CS-PD

7 Área Estratégica de Negócio
Condições de Contorno Empresa Concorrentes Fornecedores Clientes Agentes Reguladores RBBR/CS-PD

8 Evolução de AEN em Cenários Futuros
Condições de Contorno Condições de Contorno Empresa Concorrentes Fornecedores Clientes Agentes Reguladores Agentes Reguladores Fornecedores Empresa Clientes Concorrentes Momento 1 Momento 2 RBBR/CS-PD

9 principais fatores de atratividade e de sucesso do setor,
4– Análise da Área Estratégica de Negócio Análise da evolução do posicionamento da empresa e dos seus principais concorrentes, considerando os principais fatores de atratividade e de sucesso do setor, e suas condições de contorno. RBBR/CS-PD

10 Matriz Atratividade X Competitividade
Fatores determinantes do Mercado O que faz um investidor aplicar seu Capital nesta AEN. Tendências em cenários futuros 2003 2007 Pontos Fortes Pontos Fracos Competitividade Fatores de Sucesso O que faz um consumidor optar por um competidor específico. RBBR/CS-PD

11 RBBR/CS-PD

12 CPP = Customer Potential Planing
5– Análise de Potencial de Negócios (CPP) Análise do portifólio de negócios por cliente, a partir da avaliação de chances de aquisição e rentabilidade de cada aplicação. CPP = Customer Potential Planing RBBR/CS-PD

13 Diâmetro = Faturamento
CPP Alta Rentabilidade (VC) Baixa Oportunidades Ameaças Negativa Baixa Média Alta Diâmetro = Faturamento Chances de Aquisição Fatores de Sucesso RBBR/CS-PD

14 S - Strenghts = Pontos Fortes W - Weaknesses = Pontos Fracos
6– Análise de SWOT Definição de linhas estratégicas contemplando o cruzamento de pontos fortes e fracos , para potencializar oportunidades ou evitar ameaças. S - Strenghts = Pontos Fortes W - Weaknesses = Pontos Fracos O - Opportunities = Oportunidades (Novos Negócios) T -Treaths = Ameaças (Perdas ou não aquisição de negócios) RBBR/CS-PD

15 Cada linha estratégica deverá traduzir um pensamento estratégico.
Uma linha de atuação deve focar um resultado específico (pay-offs) Podemos entender nosso negócio como um jogo de ações simultâneas. Aspectos importantes num jogo de ação simultânea : Credibilidade de imagem Foco no resultado Estratégia dominante RBBR/CS-PD

16 SWOT Pontos Fortes que potencializam oportunidades
Ameaças Pontos Fortes que potencializam oportunidades Pontos Forte que inibem ameaças Pontos fracos que inibem oportunidades Pontos Fracos que potencializam ameaças Pontos Fortes Pontos Fracos Contemplar os 4 grandes drivers de performance RBBR/CS-PD

17 Chassis Systems CS – CaW2 Processo de Gestão Estratégica
7– Balance Score Card Visualizar a estratégia da empresa em 4 perspectivas básicas Acionista (Resultado Econômico) – VC= f(Base de capital, CFRoi) Cliente (Satisfação) – Percepção e Valor Processos (Macro Modelo) Competências e aprendizagem (RH) – Definidas pelos processos Monitorar a evolução operacional da Estratégia Controle Estratégico conectado com o Policy Deployment RBBR/CS-PD

18 Fluxo de balanceamento de Drivers de Performance
Resultado Econômico Satisfação do Cliente Competências de RH Processos RBBR/CS-PD

19 Competências e Aprendizado
Balance Score Card Resultado Econômico Satisfação do Cliente Competências e Aprendizado Processos VC CFRoI Investimento Qualidade Entrega Preço Gestão Processual Liderança Agregação De Valor Suporte RBBR/CS-PD

20 “ Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas.
Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha, sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas...” Sun Tzu RBBR/CS-PD


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