A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto de Arquitetura: Entre Criatividade e Método Texto: Vicente Del Rio Disciplina: Idéia, Método e Linguagem - Prof. Sônia Afonso Grupo: Alexandra,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto de Arquitetura: Entre Criatividade e Método Texto: Vicente Del Rio Disciplina: Idéia, Método e Linguagem - Prof. Sônia Afonso Grupo: Alexandra,"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de Arquitetura: Entre Criatividade e Método Texto: Vicente Del Rio Disciplina: Idéia, Método e Linguagem - Prof. Sônia Afonso Grupo: Alexandra, Leandro, Melissa, Pablo e Sheila Introdução Criatividade x Método importância fundamental para o pensar e o praticar a arquitetura. considerações com base teórica e empírica: 1) Ensino da arquitetura em geral: crise em que ela vive é o reflexo na profissão; 2) O papel da criatividade no processo do projeto e o equívoco em considerá-la como fator preponderante. A necessidade do ensino do projeto em reconhecer o papel didático das metodologias projetuais claras incentiva a criatividade + aproxima o projeto a uma atividade mais científica e controlável.

2 Projeto de Arquitetura: Entre Criatividade e Método Texto: Vicente Del Rio Disciplina: Idéia, Método e Linguagem - Prof. Sônia Afonso Grupo: Alexandra, Leandro, Melissa, Pablo e Sheila Ensino do projeto ainda vive a crise gerada pela ressaca do regime militar. dogma de que a arquitetura se aprende fazendo. Só depende da criatividade e da inspiração. influência exageros modernista e estilo internacional HERANÇA Ressentimento das escolas de arquitetura por não possuírem projetos institucionais claros (MEC abriu mão do antigo modelo de currículo carimbo para o curso de arquitetura novo currículo mínimo em 1994 avanço no ensino, porém, cursos não conseguiram assumir personalidades carências: - noção sobre quais devem ser os seus objetivos acadêmicos e de que tipo de profissional querem formar; - discussões sobre qual características o curso deve ter e como ligar-se a sua região de influência; - aspectos que diferenciem um curso dos outros; - relacionar numa estrutura ágil o tripé de sustentação da universidade (ensino, pesquisa e extensão). MANIFESTAÇÃO NA PROFISSÃO DE ARQUITETO Fraca formação dos jovens profissionais e fragilidade da corporação Considerações sobre o Ensino de Arquitetura

3 Projeto de Arquitetura: Entre Criatividade e Método Texto: Vicente Del Rio Disciplina: Idéia, Método e Linguagem - Prof. Sônia Afonso Grupo: Alexandra, Leandro, Melissa, Pablo e Sheila Simpósio na escola de arquitetura de Princeton paralelos entre EUA e Brasil: Peter Rowe (professor do Graduate School of Design de Harvard): Papel da educação: ainda está para ser definido assim, o próprio papel das escolas não pode ser visto apenas como o de preparar alunos para a prática profissional razões: - ainda não existe um consenso sobre qual é e como se deve dar essa prática; - questiona-se até mesmo a relação entre o ensino e a prática profissional. Prática da arquitetura: o papel das escolas desdobra-se em, pelo menos, três: - educação de futuros profissionais para o mercado; - avaliação constante da própria produção arquitetônica; - conscientização e educação do público sobre a arquitetura e o que pode ser esperado dela. Escolas dos EUA vêm aumentando a abrangência de suas preocupações inclusão de temas como: a formação do pensamento crítico, a consciência social, a responsabilidade e a capacidade de liderança. No caso do Brasil escolas vêm despertando aos poucos que devem assumir sua responsabilidade social e participar da definição dos papéis do projeto e do arquiteto na sociedade universidades públicas: a missão social deve ser uma prerrogativa.

4 Projeto de Arquitetura: Entre Criatividade e Método Texto: Vicente Del Rio Disciplina: Idéia, Método e Linguagem - Prof. Sônia Afonso Grupo: Alexandra, Leandro, Melissa, Pablo e Sheila CRISE: EFEITOS SOBRE A FORMAÇÃO DO ALUNO Efeitos negativos sobre a qualidade da formação do aluno rebatimentos sobre o ensino do projeto consenso sobre a educação do arquiteto: projeto é sua matéria por excelência arquiteto está sempre lidando com o projeto: fazendo, investigando, julgando, construindo. Compreensão popular; Dicionários: projetar e construir palavras mais comuns nos vocábulos relativos à arquitetura; Teóricos: A arquitetura engloba a consideração de todo o ambiente físico que envolve a vida humana... a arquitetura é o conjunto das modificações e alterações introduzidas sobre a superfície da Terra para as necessidades humanas... (William Morris in Benévolo 1967: 16). Projeto plano geral de trabalho ou de um ato, intento de fazer alguma coisa, desígnio (neste sentido, igual à palavra desenho) e iniciativa. Arquiteto argentino Alfonso Corona Martinez (1990: 9) diseño (literalmente design) é a invenção de um objeto por meio de outro que o precede no tempo. PORTANTO A elaboração do projeto é dependente tanto da nossa criatividade – atividade cognitiva – quanto da nossa capacidade de síntese, de abstração, de criação e de representação.


Carregar ppt "Projeto de Arquitetura: Entre Criatividade e Método Texto: Vicente Del Rio Disciplina: Idéia, Método e Linguagem - Prof. Sônia Afonso Grupo: Alexandra,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google