A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de Zoologia Insetos ALVARO GONÇALVES DORNELAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de Zoologia Insetos ALVARO GONÇALVES DORNELAS"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de Zoologia Insetos ALVARO GONÇALVES DORNELAS
ARTUR LOPES MARTINS CAMILA MIRELA GERALDO PEREIRA DA CUNHA JUNIOR PEDRO BERNARDES DA SILVA NETO THAIS MOURA DE GOUVEIA UNIPAC Uberlândia/2011

2 Os insetos pertencem ao:
. Reino Animal . Sub-reino Metazoa . Divisão Bilateral . Grupo Eucelomata . Filo Arthropoda . Classe Insecta  De maneira mais resumida podemos citar os insetos como Reino Animal, Filo Arthropoda, Classe Insecta

3 Estrutura corporal O corpo dos insetos é dividido:
.Cabeça, tórax e abdome. .Possuem 3 pares de pernas .Um ou dois pares de asas .Um par de antenas .Um par de olhos compostos.

4

5 Em sua maioria os insetos são hipognatos (peças bucais dirigidas para baixo), porém algumas espécies predadoras possuem as peças dirigidas para frente, e os hemípteros e homópteros (sugadores) possuem as peças voltadas para trás.

6 O tórax é dividido em: .Protórax .Mesotórax .Metatórax
Cada segmento possui um par de pernas.

7 Digestão As dietas são muito variadas e os insetos possuem um aparelho bucal para cada tipo: sugador, picador, mastigador e lambedor.

8 O aparelho digestivo: Nos insetos, assim como na maioria dos animais, são compostos por um tubo que percorre o corpo no sentido longitudinal desde a boca até o ânus, sendo dividido em três estruturas: . Estomodéu . Mesêntero . Proctodéu.

9 ESTOMODÉU Formado por faringe, esôfago, papo ou inglúvio, proventrículo ou moela e válvula cardíaca. .Papo: armazena momentaneamente o alimento realizando as primeiras transformações enzimáticas .Proventrículo: apresenta dentes quitinosos nos insetos mastigadores. .Válvula cardíaca: dobra circular que impede o retorno do alimento ao estomodéu.

10 MESÊNTERO Formado por ventrículo, cecos gástricos e válvula pilórica.
.Ventrículo: completa a digestão iniciada no estomodéu. Quase toda a assimilação ocorre no ventrículo. Secreta amilases, maltases, invertases, lipases e proteases. .Válvula Pilórica: impede o retorno do alimento ao mesêntero.

11 PROCTODÉU Formado por piloro, íleo, cólon, reto e ânus. Presença de “glândulas retais” para absorção de água e nutrientes.

12 Circulação O coração está localizado no seio pericárdico e é de forma tubular. O sangue dos insetos é de cor verde ou incolor. A circulação é do tipo aberta.

13 Respiração É realizada por traquéias, onde existem numerosas invaginações no corpo, que se ramificam muito até entrar em contato com as células. Alguns insetos muito pequenos não possuem traquéias e suas trocas gasosas são feitas por toda a superfície do corpo.

14 Excreção A excreção é feita pelos túbulos de Malpighi e a principal excreta nitrogenada é o ácido úrico, que é excretado junto com as fezes. Nem todas as excretas saem pelos túbulos de Malpighi. Alguns sais são depositados na cutícula e são descartados na muda.

15 Reprodução Os insetos são dióicos, com fecundação interna, ovíparos e possuem o desenvolvimento de maneira: . Direta . Indireta

16 . Direta: Não apresenta metamorfose, chamado de desenvolvimento ametábolo. Do ovo  eclode um jovem parecido com o adulto. . Indireto: Apresentam metamorfose. De acordo com ela podem se dividir em:

17 Hemimetábolos: . Apresentam metamorfose incompleta. Do ovo eclode uma ninfa, semelhante ao adulto, mas sem asas. Exemplo: Libélulas

18 Holometábolos: .Apresentam metamorfose completa. Do ovo eclode uma larva, que se alimenta ativamente e depois forma uma pupa, que pode construir um casulo. Exemplos: mosca, borboleta, etc.

19 OBRIGADO PELA ATENÇÃO


Carregar ppt "Trabalho de Zoologia Insetos ALVARO GONÇALVES DORNELAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google