A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora."— Transcrição da apresentação:

1 Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora da sociedade tendo como preocupação central seu patrimônio natural e cultural;

2 “A educação ambiental possibilita avançar na construção de uma relação com a natureza, ultrapassando a posse e seu uso pragmático e indiscriminado, para uma relação profunda, em que o homem se perceba como elemento integrante e dependente dela”.

3 O maior desafio da Educação Ambiental é buscar um conceito sobre o que é a natureza.
Não se pode preservar o que não se conhece!

4 Meio Ambiente A expressão “Ambiente” tem sua origem no Latim, significando “que rodeia”. Já a expressão “Meio Ambiente” é definida como: “O meio físico, químico e biológico; o mundo biótico e abiótico; as circunvizinhanças de um organismo, incluindo plantas, animais, rochas e o ar, com os quais ele interage.”

5 * Como as demais definições, o homem não é citado explicitamente!
No Brasil O termo “Meio Ambiente” é definido pela Política Nacional do Meio Ambiente como: “O conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.” * Como as demais definições, o homem não é citado explicitamente!

6 Ecologia: Ecossistema: É o estudo do “lugar onde se vive”.
A Ecologia estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem, bem como as suas recíprocas influências. Ecossistema: É a unidade funcional básica da ecologia. Organismos vivos e seu ambiente estão inseparavelmente inter-relacionados e interagem entre si. Sistema ecológico (ou ecossistema) é o conjunto dessas relações, em uma dada área.

7 Sustentabilidade Ambiental
O princípio da sustentabilidade ambiental assegura a subsistência dos ciclos naturais dos recursos naturais renováveis. Precisamos encontrar maneiras de assegurar o uso sustentável dos recursos naturais e minimizar o esgotamento dos recursos não renováveis. Curso: Gestão Ambiental Professor: Marcelo M. Rossa

8 Desenvolvimento Sustentável
Três Pilares: Desenvolvimento Sustentável Economia Social Ambiente

9 A melhor maneira de proteger a vida no planeta é manter estáveis as condições nas quais ela se mantém. Precisamos respeitar a capacidade de suporte do planeta com ações para estabilizar a população humana.

10 Solucionar os problemas quanto ao destino do lixo → reciclagem e aterros;
Solucionar os problemas de consumo de energia → uso racional; Investir em tecnologias limpas e em princípios de prevenção à poluição.

11 A biodiversidade não será preservada por meio de decretos que não saem do papel;
É preciso que haja o cumprimento das leis; A construção de uma cidadania global envolve a mudança de valores e princípios nos mecanismos de produção e consumo.

12 A falta de interesse decorre da acumulação de renda desenfreada, que visa o maior lucro possível, em detrimento ao ambiente em que vivem. É preciso que haja uma mudança na postura e na filosofia das empresas, para uma gestão inteligente dos recursos naturais.

13 Guia de boas práticas para o Consumo Sustentável
Dicas para o racionamento de água; Dicas para o racionamento de energia elétrica; Dicas de como proceder com seu lixo; Reciclagem: cuidados com a coleta seletiva; etc... Na Internet, site do Ministério do Meio Ambiente:

14 FIM


Carregar ppt "Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google