A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANTECEDENTES IMEDIATOS DA PSICOLOGIA CIENTÍFICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANTECEDENTES IMEDIATOS DA PSICOLOGIA CIENTÍFICA"— Transcrição da apresentação:

1 ANTECEDENTES IMEDIATOS DA PSICOLOGIA CIENTÍFICA
Aula 02 ANTECEDENTES IMEDIATOS DA PSICOLOGIA CIENTÍFICA

2 Verificam as verdades da fé
Até o séc XVI... Investigam Pensadores Verificam as verdades da fé

3 Mas... Sabem... Não sabem...

4 Esse método poderia ser utilizado no estudo da mente?

5 Para ascender à cientificidade
Medir Para ascender à cientificidade

6 Nas origens da Psicologia Científica....
Atitude: A mente poderia ser estudada cientificamente Problema: Como? (método) A intuição e a lógica, sozinhas, eram fracas...

7 Fisiologia Estudo de como os organismos funcionam.
Cada vez mais relacionada à psicologia. Ex.: Processamento da informação através dos sentidos Método: científico. Rigor.

8 Para ascender à cientificidade
Medir Para ascender à cientificidade !!!

9 Mas onde isso poderia ocorrer?

10 Várias tendências européias

11 França: “Destruir radicalmente a psicologia ilusória, derradeira transformação da teologia, que tão vãmente tentam reanimar nos dias de hoje.” (Auguste Comte, ~ ) Reino Unido: “Insultar a religião, pondo a alma humana em pratos de balança” (Senado da Universidade em Cambridge, 1877)

12

13 Alemanha Não Unificada
Lehrfreiheit e Wissenschaft - Universidade de Goettingen (1734) Universidade de Berlim (1810) Reforma da educação de Baron von Stein Modernização da Prússia após “humilhante derrota para Napoleão na batalha de Iena em 1806”. (Hearnshaw, 1987)

14

15 Alemanha Inglaterra EUA Universidade de Berlim (1830):
Modelo humboldtiano: Ensino e pesquisa Kant – Herbart – Weber – Lotze Inglaterra Decadência do associacionismo mentalista Evolucionismo EUA Pragmatismo

16 Johannes Müller (1801 – 1858) Universidade de Berlim
Professor de Helmholtz Handbuch der Physiologie des Menschen em 1833/40 A doutrina de energias nervosas específicas (Nervo sensorial) Sensações (aspectos fisiológicos e psicológicos) (processamento top-down...)

17 Descreve as expressões faciais de diversas emoções e padrões de movimento expressivo
Acreditava que o ser humano tanto na mente quanto no corpo está sujeito as mesmas leis naturais que os corpos inanimados.

18 Hermann von Helmholtz (1821-1894)
Verdadeira base da psicologia experimental Conhecer as sensações Opositor dos vitalistas que afirmavam existir forças não físicas imperceptíveis para os sentidos Forças orgânicas e inorgânicas eram perceptíveis e poderiam ser medidas por meios mecânicos (fisiologia mecânica)

19 Estuda a fisiologia e a física da visão – oftalmoscópio (derruba argumento dos vitalistas)
Teoria da Percepção: “A sensação é a captação do estímulo enquanto a percepção compõe-se da sensação e da experiência”. A percepção é um processo cogntivo muito mais complexo que implica inferências inconscientes baseadas na experiência passada. “A percepção está longe de nos relacionar de um modo simples e direto com o mundo exterior”

20 Mensurar a velocidade do impulso nervoso

21 Eye motion (Model of eye muscles)
Ophthalmotrop (Augenmuskelmodell)) Descrição: Esse complexo modelo para os dois olhos foi usado para demonstrar a ação coordenada dos músculos dos olhos, como eles funcionavam de forma a mover ambos os olhos em convergência. (Expanded caption Copyright 1998, Edward J. Haupt) (Source: None given.) Source of illustration: Zimmermann, E. (1903). XVIII. Preis- Liste über psychologische und physiologische Apparate (p. 1). Leipzig: Eduard Zimmermann.

22 Rotations-Apparat für Farbscheiben
Descrição: Este aparato que se segura com as mãos foi usado para rotar discos de estímulos com diferentes proporções de duas ou mais cores, para demonstrar os princípios da mistura de cores.

23 Rudolf Hermann Lotze (1817 – 1881)
Preocupado com as bases fisiológicas da psicologia

24 Explicação de percepção de espaço
Parte nativista - sustenta que não se pode perceber sem construí-lo em termos espaciais (Kant) Parte empírica - os pormenores entre várias partes diferentes quando tocadas devem-se à aprendizagem.

25 Ernst Heinrich Weber (1795-1878)
Nasceu em Wittenberg e estudou na Universidade de Leipzig Anatomista e fisiologista Estudo pioneiro dos órgãos dos sentidos e a sensibilidade da pele.

26 mudanças físicas nem sempre produzem mudanças psicológicas.
Problema da relatividade perceptual: Weber inspirou-se em Daniel Bernoulli que em 1838 disse que 1 franco vale mais para um homem pobre do que 10 francos para um homem rico. Qual é a menor diferença entre dois pesos que pode ser percebida com confiabilidade? A percepção da diferença não era fixa mas variável e dependia do tipo de peso apresentado. “A capacidade para discriminar pequenas diferenças em um estímulo depende não só da intensidade do estímulo, senão também de uma certa relação entre a diferença de pesos e o peso padrão utilizado no experimento” (Wolman, p. 11)

27 Gustav Theodor Fechner (1801-1887)
Físico e Filósofo ELEMENTOS DE PSICOFÍSICA em 1860 INTRODUÇÃO À ESTÉTICA em 1876 Problema: relação entre fenômenos físicos e fenômenos mentais Expande a teoria de Weber e estabelece a psicofísica.

28 Psicofísica “ciência exata das relações funcionais de dependência entre o mundo físico e o psíquico, em que o evento físico era medido e controlado com os instrumentos da física, e o evento mental era indiretamente registrado mediante o relato verbal dos sujeitos experimentais” (Figueiredo, 1989, p. 50)

29 “A psicofísica prefere adotar a abordagem que leva em conta a dependência do espírito relativamente ao corpo; pois só o físico está imeditamente acessível, ao passo que a medição do psíquico somente pode ser obtida sendo dependente do corpo”

30 Elemente der Psychophysik. 1860.
métodos psicofísicos capazes de quantificar de forma precisa a consciência imediata de um estímulo (sensação). Conceito de DAP, desenvolvido por Weber como a primeira unidade de medida de uma sensação. Limiar absoluto x diferencial

31 Demais produções... A Filosofia do Inconsciente O livro do id

32 A psicofísica foi o embrião da psicologia
A psicofísica foi o embrião da psicologia. Permanece viva até hoje constituindo-se assim na área mais tradicional de atuação profissional da psicologia


Carregar ppt "ANTECEDENTES IMEDIATOS DA PSICOLOGIA CIENTÍFICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google