A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANTECEDENTES IMEDIATOS DA PSICOLOGIA CIENT Í FICA Aula 02.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANTECEDENTES IMEDIATOS DA PSICOLOGIA CIENT Í FICA Aula 02."— Transcrição da apresentação:

1 ANTECEDENTES IMEDIATOS DA PSICOLOGIA CIENT Í FICA Aula 02

2 At é o s é c XVI... Investigam Verificam as verdades da f é Pensadores

3 Mas... Não sabem... Sabem...

4 Esse m é todo poderia ser utilizado no estudo da mente?

5 Medir Para ascender à cientificidade

6 Nas origens da Psicologia Cient í fica.... Atitude: A mente poderia ser estudada cientificamente Problema: Como? (m é todo) A intui ç ão e a l ó gica, sozinhas, eram fracas...

7 Fisiologia Estudo de como os organismos funcionam. Cada vez mais relacionada à psicologia. Ex.: Processamento da informa ç ão atrav é s dos sentidos M é todo: cient í fico. Rigor.

8 Medir Para ascender à cientificidade !!!

9 Mas onde isso poderia ocorrer?

10 V á rias tendências europ é ias

11 França: Destruir radicalmente a psicologia ilus ó ria, derradeira transforma ç ão da teologia, que tão vãmente tentam reanimar nos dias de hoje. (Auguste Comte, ~ ) Reino Unido: Insultar a religião, pondo a alma humana em pratos de balan ç a (Senado da Universidade em Cambridge, 1877)

12

13 Alemanha Não Unificada Lehrfreiheit e Wissenschaft - Universidade de Goettingen (1734) Universidade de Berlim (1810) Reforma da educa ç ão de Baron von Stein Moderniza ç ão da Pr ú ssia ap ó s humilhante derrota para Napoleão na batalha de Iena em (Hearnshaw, 1987)

14

15 Alemanha Universidade de Berlim (1830): Modelo humboldtiano: Ensino e pesquisa Kant – Herbart – Weber – Lotze Inglaterra Decadência do associacionismo mentalista Evolucionismo EUA Pragmatismo

16 Johannes Müller (1801 – 1858) Universidade de Berlim Professor de Helmholtz Handbuch der Physiologie des Menschen em 1833/40 A doutrina de energias nervosas específicas (Nervo sensorial) Sensações (aspectos fisiológicos e psicológicos) (processamento top-down...)

17 Descreve as expressões faciais de diversas emoções e padrões de movimento expressivo Acreditava que o ser humano tanto na mente quanto no corpo está sujeito as mesmas leis naturais que os corpos inanimados.

18 Hermann von Helmholtz ( ) Verdadeira base da psicologia experimental Conhecer as sensações Opositor dos vitalistas que afirmavam existir forças não físicas imperceptíveis para os sentidos Forças orgânicas e inorgânicas eram perceptíveis e poderiam ser medidas por meios mecânicos (fisiologia mecânica)

19 Estuda a fisiologia e a física da visão – oftalmoscópio (derruba argumento dos vitalistas) Teoria da Percepção: A sensação é a captação do estímulo enquanto a percepção compõe-se da sensação e da experiência. A percepção é um processo cogntivo muito mais complexo que implica inferências inconscientes baseadas na experiência passada. A percepção est á longe de nos relacionar de um modo simples e direto com o mundo exterior

20 Mensurar a velocidade do impulso nervoso

21 Eye motion (Model of eye muscles) Ophthalmotrop (Augenmuskelmodell)) Descrição: Esse complexo modelo para os dois olhos foi usado para demonstrar a ação coordenada dos m ú sculos dos olhos, como eles funcionavam de forma a mover ambos os olhos em convergência. (Expanded caption Copyright 1998, Edward J. Haupt) (Source: None given.) Source of illustration: Zimmermann, E. (1903). XVIII. Preis- Liste über psychologische und physiologische Apparate (p. 1). Leipzig: Eduard Zimmermann.

22 Rotations-Apparat für Farbscheiben Descrição: Este aparato que se segura com as mãos foi usado para rotar discos de est í mulos com diferentes propor ç ões de duas ou mais cores, para demonstrar os princ í pios da mistura de cores.

23 Rudolf Hermann Lotze (1817 – 1881) Preocupado com as bases fisiológicas da psicologia

24 Explicação de percepção de espaço Parte nativista - sustenta que não se pode perceber sem construí-lo em termos espaciais (Kant) Parte empírica - os pormenores entre várias partes diferentes quando tocadas devem-se à aprendizagem.

25 Ernst Heinrich Weber ( ) Nasceu em Wittenberg e estudou na Universidade de Leipzig Anatomista e fisiologista Estudo pioneiro dos órgãos dos sentidos e a sensibilidade da pele.

26 mudanças físicas nem sempre produzem mudanças psicológicas. Problema da relatividade perceptual: Weber inspirou- se em Daniel Bernoulli que em 1838 disse que 1 franco vale mais para um homem pobre do que 10 francos para um homem rico. Qual é a menor diferença entre dois pesos que pode ser percebida com confiabilidade? A percepção da diferença não era fixa mas variável e dependia do tipo de peso apresentado. A capacidade para discriminar pequenas diferenças em um estímulo depende não só da intensidade do estímulo, senão também de uma certa relação entre a diferença de pesos e o peso padrão utilizado no experimento (Wolman, p. 11)

27 Gustav Theodor Fechner ( ) Físico e Filósofo ELEMENTOS DE PSICOFÍSICA em 1860 INTRODUÇÃO À ESTÉTICA em 1876 Problema: relação entre fenômenos físicos e fenômenos mentais Expande a teoria de Weber e estabelece a psicofísica.

28 Psicofísica ciência exata das relações funcionais de dependência entre o mundo físico e o psíquico, em que o evento físico era medido e controlado com os instrumentos da física, e o evento mental era indiretamente registrado mediante o relato verbal dos sujeitos experimentais (Figueiredo, 1989, p. 50)

29 A psicof í sica prefere adotar a abordagem que leva em conta a dependência do esp í rito relativamente ao corpo; pois s ó o f í sico est á imeditamente acess í vel, ao passo que a medi ç ão do ps í quico somente pode ser obtida sendo dependente do corpo

30 Elemente der Psychophysik métodos psicofísicos capazes de quantificar de forma precisa a consciência imediata de um estímulo (sensação). Conceito de DAP, desenvolvido por Weber como a primeira unidade de medida de uma sensação. Limiar absoluto x diferencial

31 Demais produções... A Filosofia do Inconsciente O livro do id

32 A psicofísica foi o embrião da psicologia. Permanece viva até hoje constituindo-se assim na área mais tradicional de atuação profissional da psicologia


Carregar ppt "ANTECEDENTES IMEDIATOS DA PSICOLOGIA CIENT Í FICA Aula 02."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google