A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História da Psicologia Prof. William B. Gomes, Ph.D Aula 1 Plano de Estudo Instituto de Psicologia, UFRGS, PSI01221 Atualizada em 09/03/2006.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História da Psicologia Prof. William B. Gomes, Ph.D Aula 1 Plano de Estudo Instituto de Psicologia, UFRGS, PSI01221 Atualizada em 09/03/2006."— Transcrição da apresentação:

1 História da Psicologia Prof. William B. Gomes, Ph.D Aula 1 Plano de Estudo Instituto de Psicologia, UFRGS, PSI01221 Atualizada em 09/03/2006

2 História e formação científico profissional. Como definir Psicologia? Como estudar historia? O que é historiografia? Diferentes abordagens históricas para a psicologia O viés utilizado na disciplina.

3 Como definir psicologia?

4 Como estudar psicologia? Critério analítico epistemológico das quatro perguntas sobre um campo de conhecimento: O que é? –Ao que se refere? Como é? –Como se refere? Por que é? –Por que deste e não de outro modo? Para que é? –Em que ajuda e em que implica?

5 Das respostas às perguntas O quê – refere-se ao objeto. Como –refere-se ao sujeito que conhece o objeto. Por quê –refere-se a lógica que justifica tal conhecimento. Para quê –refere-se as implicações decorrentes do tal conhecimento.

6 Cada pergunta se refere a uma divisão da filosofia: O que eu sei? – Objeto - onto Como eu sei? – Conhecimento - epis Por que eu sei? – Justificativa - lógica Para que eu sei? – Cuidado - ética

7 Assim cada pergunta traz uma questão filosófica. Filosofia Ontologia Epistemologia Lógica Axiologia (valores) Ética Estética

8 Portanto, as quatro perguntas do critério epistemológico para o estudo da teoria psicológica são as seguintes: qual o objeto de estudo? como se estuda tal objeto? por que se estuda tal modo? para que serve, o que eu posso fazer com isso?

9 Qual o objeto de estudo da psicologia ? A vida inteligente A autoconsciência A capacidade de pensar O aparecimento de crenças O ato de desejar A formação de hábitos Desacertos morais - a irracionalidade Nota: É interessante analisar as perguntas pensando nas três vias: cognição, afeto, conação (ativo); e na relação racional – irracional.

10 Esquema sugestivo da vida mental: Crenças DesejoVida Inteligente Consciência Imaginação Falta + = + =

11 Voltando à história do pensamento psicológico, podemos identificar algumas velhas questões de interesse: Como obter sucesso na vida? As crenças são racionais? É possível um conhecimento objetivo? Afinal de onde vem a consciência? –Do corpo? –De algum outro lugar?

12 As questões importantes seguem querendo saber: O que é a vida? Por que somos capazes de pensar? Pensar é algo nosso vem de fora? Se vem de fora e é eterno como pode ser? Esse de fora é a alma? O que é alma? Qual a relação entre alma e corpo?

13 Nutritiva Sensitiva Intelectiva Razão Paixões CORPO ALMA Alma está em todo o ser vivente:

14 O objetivo da disciplina é analisar em uma perspectiva histórica a formação de conceitos em psicologia. O que é a alma? Como entendê-la? Como desenvolvê-la? Para que fim?. Logo importa saber: Exemplo: O conceito de alma remonta às origens das teorias psicológicas

15 Proposta A proposta da disciplina é identificar e descrever pontos e transições que marcaram os movimentos das idéias Psicológicas, analisando os respectivos conceitos

16 Chegamos ao programa da disciplina: Apresentar o desenvolvimento dos conceitos psicológicos: –origens, –consolidação, –crítica, –transição, –esquecimento. Vida e Morte Severina

17 Psicologia Pré-Socrática 1.Do animismo para a racionalidade –Mitologias e crenças 2.Da racionalidade para a subjetividade –Os sábios pré-socráticos 3.Relação entre alma e cérebro –A Medicina e fisiologia de Alcmeão e Hipócrates

18 Psicologia na antiga Grécia Da subjetividade para a ética –a virtude em Sócrates Da ética para a conjunção articulada entre racionalidade e ética –as idéias psicológicas de Platão e Aristóteles Retorno à supremacia ética –os epicuristas, os estóicos, os cépticos, e os cristãos

19 Psicologia Cristã Medieval Retorno a Platão e Aristóteles –Santo Agostinho e São Tomás A dominação aristotélica –A escolástica

20 Psicologia na Filosofia Moderna O renascimento filosófico –o racionalismo –o empirismo –o idealismo –o romantismo

21 Psicologia na Universidade Moderna (Século XIX) Avanços nas ciências da vida Origens das psicologias científicas

22 Medicina e Psicologia Influências da medicina –A loucura –Psiquiatria orgânica versus psiquiatria funcional –Hipnose – Psicanálise e psicoterapia

23 Raízes dos conceitos básicos da psicologia contemporânea Experimentação científica Teoria da evolução Sentimentos, existência e romantismo Mudanças econômicas e sociais

24 Quadro geral dos sistemas e teorias contemporâneos –Teorias atomistas e mecanicistas –Teorias funcionalistas americanas e européias –Teorias compreensivas e românticas –Teorias sócioculturais americanas e européias –Teorias socioromânticas brasileiras

25 Teorias atomistas e mecanicistas –Estruturalismo de Wundt e Titchener

26 Teorias funcionalistas e biológicas –Psicanálise integração de funcionalismo com romantismo –Behaviorismo –Epistemologia genética –Psicologias biológicas –Cognitivismo –Psicossociologia

27 Teorias compreensivas, estruturalistas e românticas –Teorias gestálticas –Teorias humanistas –Teorias fenomenológicas –Teorias existencialistas –Teorias psicanalíticas estruturais –Teorias sociais

28 Tendências Recentes –Tendência para integração em psicoterapia –Centralidade de valores e espiritualidade –Comprometimento social, tolerância e minorias –Integração mente e cérebro

29 Livros Textos Rosenfelt - O pensamento psicológico Figueiredo - Matrizes do pensamento psicológico Antunes - A psicologia no Brasil Schultz & Schultz - História da psicologia moderna Gomes - Textos em história da psicologia

30 Organização da Disciplina Aulas –Modelo tradicional: saber do professor. –Modelo utilizado: como aprender a aprender. Freqüências –Livre –Lista de presença para fins estatísticos Avaliações –Presença obrigatória Material de estudo –Disponível na internet

31 Uso de internet Aulas: presença não é importante Leituras: fundamentais Avaliações: fundamentais Dúvidas de leituras: trazer para a aula ou enviar para o As respostas serão para todos os alunos.

32 Qual a importância da disciplina? Depende –Do perfil cultural do aluno –Da sofisticação da educação familiar –Do plano científico profissional É uma disciplina culta, sofisticada, erudita. Indispensável para quem quer ter domínio sobre a ciência psicológica Pouco interessante para quem quer ser um técnico ou um ativista em psicologia

33 Qual a melhor posição desta disciplina no currículo? No início do curso? No meio do curso? No fim do curso?

34 Uma certeza O campo da psicologia é grande e disperso. Os acessos são arbitrários Psicólogos sabem coisas diferentes uns dos outros O estudo da história ajuda a entender que apesar das diferenças de interesses e de linguagens muitas das raízes são comuns.


Carregar ppt "História da Psicologia Prof. William B. Gomes, Ph.D Aula 1 Plano de Estudo Instituto de Psicologia, UFRGS, PSI01221 Atualizada em 09/03/2006."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google