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UNIDADE DE NEGÓCIO Pode-se definir unidade de negócios como unidade organizacional, com definição de autoridade sobre processos e responsabilidade sobre.

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1 UNIDADE DE NEGÓCIO Pode-se definir unidade de negócios como unidade organizacional, com definição de autoridade sobre processos e responsabilidade sobre resultados operacionais, que contribui para a realização da missão da empresa. Prof.Renato Logiudice

2 A norma ABNT NBR ISO 9001:2008, inclui as seguintes seções:
Sistema de Gestão da Qualidade Responsabilidade de Gestão Gestão de Recursos Realização do Produto Análise de Medidas e Melhoramento Prof.Renato Logiudice

3 Monte sua estratégia e planos de negócios com foco no cliente
Afim de usar a ISO 9001 para a mais completa ajuda no gerenciamento dos seus processos de organização, existem vários passos a serem seguidos: Primeiro você precisa definir o que você faz e como a sua organização lida com os negócios, Monte sua estratégia e planos de negócios com foco no cliente Padronize os processos por meio de um sistema documentado, Você tem que fazer o que você diz que faz, Então tenha certeza de que o faz efetivamente, E por último demonstre isso para as partes interessadas através do certificado Prof.Renato Logiudice

4 Abordagem Uma abordagem para desenvolver e implementar um sistema de Gestão da Qualidade consiste das seguintes etapas: Determinação das necessidades e expectativas dos clientes e das outras partes interessadas. Estabelecimento da política da qualidade e dos objetivos da qualidade da organização Determinação dos processos e responsabilidades necessários para atingir os objetivos da qualidade. Prof.Renato Logiudice

5 Determinação e fornecimento dos recursos necessários para atingir os objetivos da qualidade.
Estabelecimento de métodos para medir a eficácia e a eficiência de cada processo. Aplicação dessas medidas para determinar a eficácia e a eficiência de cada processo. Determinação dos meios para previnir não-conformidades e eliminar suas causas. Estabelecimento e aplicação de um processo para melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade. Prof.Renato Logiudice

6 Função da Alta Administração
Estabelecer a política da qualidade e os objetivos da qualidade da organização. Promover a política e os objetivos da qualidade por toda a organização para aumentar a conscientização, a motivação e o envolvimento das pessoas. Assegurar, em toda a orgnização,o foco nos requisitos do cliente. Assegurar que processos apropriados sejam implementados, para atender aos requisitos dos clientes e de outras partes interessadas, e que os objetivos da qualidade sejam alcançados. Prof.Renato Logiudice

7 Garantir a disponibilidade dos recursos necessários.
Garantir que um sistema de gestão da qualidade eficaz e eficiente seja estabelecido, implementado e mantido para atingir os objetivos da qualidade. Garantir a disponibilidade dos recursos necessários. Analisar criticamente, a intervalos regulares, o Sistema de Gestão da Qualidade. Decidir sobre ações a serem adotadas em relação à política e aos objetivos da qualidade. Decidir sobre as ações para melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade. Prof.Renato Logiudice

8 cadeia cliente-fornecedor Área Compras.
Missão: Adquirir serviços,componentes e matéria-prima, com economia de recursos. Fornecedores Insumos Macroprocessos Produto Clientes Engenharia de produto Engenharia de processos Especificações de materiais Todos os setores da empresa Solicitação de compras Controle de recebimento Relatórios de devolução Diretoria Priorização dos fornecedores-chaves Selecionar fornecedores Comprar Avaliar Fornecedores Desenvolver Fornecedores Serviços, matéria-prima, componente Setor solicitante Inspeção de recebimento Prof.Renato Logiudice

9 Política da Qualidade Conforme a ISO 9001 – os objetivos da qualidade precisam ser consistentes com a política da qualidade e com o compromentimento para a melhoria contínua, e seus resultados devem ser mensuráveis. Exemplo: Buscar fazer certo da primeira vez Reduzir em dois anos o retrabalho em 50% Prof.Renato Logiudice

10 Abordagem do processo utiliza os princípios chamado Ciclo PDCA.
Dentro do contexto de um Sistema de Gestão da Qualidade , o PDCA é um ciclo dinâmico que pode ser desdobrado dentro de cada processo da organização e para o sistema de processos em sua totalidade. Prof.Renato Logiudice

11 generalidades Esse requisito determina quais são os tipos de documentos que o sistema de gestão da qualidade de uma organização deve incluir. Toda vez que a expressão procedimento documentado aparecer no texto da norma, significa qua a organização terá de instituir, documentar, implementar e manter esse procedimento. Prof.Renato Logiudice

12 A documentação do sistema de gestão da qualidade pode estar sob qualquer forma ou tipo de mídia, como, por exemplo, papel (cópia físisca), arquivo magnético, disco eletrônico ou óptico, fotografia, amostra-padrão. Etc. CADA ORGANIZAÇÃO DEFINE A ABRANGÊNCIA DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA E OS MEIOS A SEREM UTILIZADOS NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Prof.Renato Logiudice

13 A documentação do Sistema de Gestão da Qualidade deve incluir:
A) Declaração documentada da política da qualidade e dos objetivos da qualidade. B) Manual da Qualidade. C) Procedimentos documentados requeridos pela NBR ISO 9001:2008 D) Documentos necessários à organização para assegurar o planejamento, a operação e o controle eficazes de seus processos. E) Registros da qualidade requeridos pela Norma. Prof.Renato Logiudice

14 Ao tamanho da organização e ao tipo de atividade.
A abrangência da documentação do Sistema de Gestão da Qualidade de uma organização pode defirir uma da outra devido: Ao tamanho da organização e ao tipo de atividade. À complexidade dos processos e suas interações À competência do pessoal. Prof.Renato Logiudice

15 Estrutura usual da documentação do Sistema de Getão da Qualidade
Política da qualidade Documentos de 1°nível Objetivos da qualidade Nível estratégico Manual da Qualidade Procedimentos documentado Documentoss de 2 ° nível requeridos pela ISO 9001: Nivel tático Documentos necessários para planejamento, operação e controle Documentos de 3° nível de processos (planos,Planilhas,especi Nível operacional ficações , instruções operacionais) Registros da qualidade Evidências Prof.Renato Logiudice

16 Prof.Renato Logiudice

17 Típica Hierarquia da Documentação de Sistemas da Qualidade
Capa da Obra Típica Hierarquia da Documentação de Sistemas da Qualidade Manual da qualidade Política e objetivos Nível 1 PRODEDIMENTOS Nível 2 Flexível Instruções de trabalho Nível 3 Nível 4 (Registros da qualidade – formulários, relatórios etc.) Prof. Renato Logiudice- UNINOVE

18 Exemplo Estrutura do procedimento
Cabeçalho: TÍTULO ASSUNTO NÚMERO DE CONTROLE DATA REVISÃO. Objetivos: Descrição: Circulação: Arquivamento e Guarda – (Responsável) Atualizações e Revisões – (Responsável) Controle : CÓPIAS – EMISSOR- EXECUTOU-CONTROLOU-APROVOU Prof.Renato Logiudice

19 Controle de registros da qualidade
Registros da qualidade devem ser instituídos e mantidos para prover evidências da conformidade com requisitos e da operação eficaz do sistema de gestão da qualidade. Registros da qualidade devem ser mantidos legíveis, prontamente identificáveis e recuperáveis. Um procedimento documentado deve ser instituído para definir os controles necessários para identificação, legibilidade, armazenamento, proteção, recuperação, tempo de retenção e descarte dos registros da qualidade. Prof.Renato Logiudice


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