A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gerenciamento da qualidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gerenciamento da qualidade"— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento da qualidade

2 Gerenciamento da qualidade
O plano de gerenciamento da qualidade descreve como a equipe de gerenciamento de projetos implementará a política de qualidade na organização executora. Pode ser formal ou informal, altamente detalhado ou estruturado em termos gerais. O estilo e os detalhes são determinados pelos requisitos do projeto. É uma descrição de como os requisitos de qualidade para o projeto serão atendidos.

3 Gerenciamento da qualidade
A qualidade, em projetos, pode ser definida como: Conformidade aos requisitos Capacidade do gerente de projeto de entregar os requisitos no prazo e dentro do orçamento alocado Atributos para medir a qualidade: Usabilidade Confiabilidade Desempenho Suporte

4 Gerenciamento da qualidade
Consequências negativas de não cumprir os requisitos da qualidade: Cumprir os requisitos do cliente sobrecarregando a equipe do projeto pode resultar em aumento de atritos entre funcionários, erros ou retrabalho. Cumprir os objetivos do cronograma do projeto apressando as inspeções de qualidade planejadas pode resultar em erros não detectados.

5 Custo da qualidade Custo de conformidade
Custo da falta de conformidade Prevenção de custos (fabricar um produto de qualidade Treinamento Documentar processos Equipamento Tempo para executar do modo correto Custos de falhas internas (falhas encontradas pelo projeto) Retrabalho Descarte Custos de avaliação (avaliar a qualidade) Testes Perda de teste destrutivo Inspeções Custos de falhas externas (falhas encontradas pelo cliente) Responsabilidades Trabalho de garantia Perda de negócios Dinheiro gasto durante o projeto para evitar falhas Dinheiro gasto durante e após o projeto devido a falhas

6 Processos incluídos O gerenciamento da qualidade inclui:
Planejar a qualidade Processo de identificar requisitos e/ou padrões de qualidade do projeto e do produto, bem como documentar de que modo o projeto demonstrará conformidade. Realizar a garantia da qualidade Processo de auditoria dos requisitos de qualidade e dos resultados das medições do controle de qualidade para garantir que sejam usados os padrões de qualidade e as definições operacionais apropriadas. Realizar o controle de qualidade Processo de monitoramento e registro dos resultados da execução das atividades de qualidade para avaliar o desempenho e recomeçar as mudanças necessárias.

7 Ferramentas e técnicas
Para planejar a qualidade: Análise de custo-benefício Custo da qualidade Gráficos de controle Benchmarking Projeto de experimentos Amostragem estatística Fluxogramas Metodologias próprias do gerenciamento da qualidade Ferramentas adicionais de planejamento da qualidade

8 Documentos Plano de gerenciamento da qualidade Elemento do documento
Descrição Funções de qualidade Descrever a função necessária Responsabilidades pela qualidade Definir as responsabilidades associadas a cada função Abordagem ao planejamento da qualidade Documentar a abordagem que será utilizada para planejar a qualidade para o projeto ou produto. Incluir técnicas e ferramentas específicas que serão utilizadas. Abordagem da garantia da qualidade Documentar a abordagem que será utilizada para gerenciar o processo de qualidade. Incluir as oportunidades e o conteúdo das auditorias de qualidade. Abordagem de controle da qualidade Documentar a abordagem que será utilizada para medir o desempenho do produto ou projeto a fim de garantir que o produto atenda às especificações de qualidade identificadas no plano. Abordagem de melhoria da qualidade Documentar a abordagem que será utilizada para melhorar continuamente a qualidade do produto, processo e projeto.

9 Bibliografia Este material foi extraído de:
XAVIER, Carlos M. S. Gerenciamento de projetos: como definir e controlar o escopo do projeto. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2009. PMBOK. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (guia PMBOK). 4 ed. Project Management Institute – São Paulo: Saraiva, 2012. STACKPOLE, Cynthia. Guia de templates para gerenciamento de projetos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. MENEZES, Luís C. M. Gestão de Projetos. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2009. CARVALHO, Marly M; RABECHINI JR, Roque. Fundamentos em gestão de projetos: construindo competências para gerenciar projetos. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2011. KABANAR, Vijay; WARBURTON, Roger D. Gestão de projetos. São Paulo: Saraiva, 2012. KEELING, Ralph; BRANCO, Renato H. F. Gestão de projetos: uma abordagem global. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2012.


Carregar ppt "Gerenciamento da qualidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google