A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Roteiro da revisão Aula 31. Atenção para a explicação dos conceitos de funcionalismo e compreensivismo pelas suas tríades –Organismo-adaptação-ambiente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Roteiro da revisão Aula 31. Atenção para a explicação dos conceitos de funcionalismo e compreensivismo pelas suas tríades –Organismo-adaptação-ambiente."— Transcrição da apresentação:

1 Roteiro da revisão Aula 31

2 Atenção para a explicação dos conceitos de funcionalismo e compreensivismo pelas suas tríades –Organismo-adaptação-ambiente –Organismo-linguagem-símbolo Diferença do termo intencionalidade no funcionalismo e no compreensivismo –Funcionalismo: Movimento do organismo para sobrevivência e bem-estar –Compreensivismo: Direção da consciência para um dado objeto

3 Diferenças ontológicas entre funcionalismo e compreensivismo –Funcionalismo: um todo buscando o equilíbrio entre as partes –Compreensivismo: uma expressão, uma forma em um movimento de desequilíbrio entre partes Diferenças epistemológicas entre funcionalismo e compreensivismo –Funcionalismo: distinção entre sujeito e objeto –Compreensivismo: identidade entre sujeito e objeto

4 Teorias e sistemas que tem como base a matriz compreensivista –Fenomenologia –Estruturalismo –Existencialismo –Gestalt –Historicismo idiográfico

5 De onde vem a idéia de que a psicologia não poderia ser uma ciência experimental e sim uma ciência descritiva (de Kant, neokantianos, Dilthey) Um conjunto de conceitos básicos para a tradição compreensivista em psicologia (forma, conflito e expressão) vem de um importante literário: Goethe. Ou trazer a informação destacando as contribuições do Goethe.

6 Diferentes usos dos termos estruturalismo nas teorias psicológicas: termo atribuído por Titchener à psicologia de Wundt, pelos formalistas russos, e pelos lingüistas e depois pelos antropólogos. Qual foi o principal interesse dos psicólogos compreensivistas: os dados imediatos da consciência. O estruturalismo decorrente da lingüística se caracterizava pelo rigor metodológico, em contraste com as abordagens livres dos movimentos românticos. Por isso foi referido como movimento pós-romântico.

7 Diferença de idiográfico (estudo do singular, essencialmente descritivo) para nomotético (estudo do universal - quantitativo). O movimento da Gestalt foi uma reação ao elementarismo de Wundt. Principal contribuição da lingüística de Saussure: rigor metodológico na decodificação da relação entre código e sistema. A antropologia estruturalista, uma decorrência da lingüística de Saussure, tomou como empiria (positividade) a linguagem: formulação válida e objetiva da conduta simbólica.

8 Uma teoria que se tornou muito popular em Porto Alegre pode ser considerada como fortemente influenciada pelo estruturalismo (Lacan: o inconsciente é organizado como uma linguagem) Principais características da teoria da Gestalt: entre o idiográfico e o nomotético. A principal contribuição da Gestalt foi a idéia de associação por configuração e não somente por linearidade.

9 Principais características da teoria fenomenológica: –Fundada por Husserl –Toma como ponto de partida a intuição –Trabalha com descrição da experiência consciente, com a suspensão de crenças e preconceitos (epoché), tendo como objetivo a elucidação da estrutura da consciência. Qual matriz foi decisiva para o início da prática profissional em psicologia, o compreensivismo ou o funcionalismo? –O funcionalismo


Carregar ppt "Roteiro da revisão Aula 31. Atenção para a explicação dos conceitos de funcionalismo e compreensivismo pelas suas tríades –Organismo-adaptação-ambiente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google