A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pró-Reitoria de Pesquisa Divisão de Iniciação Científica Seminário Temático de Iniciação Científica COMO ELABORAR UM RESUMO Profa. Dra. Solange Mittmann.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pró-Reitoria de Pesquisa Divisão de Iniciação Científica Seminário Temático de Iniciação Científica COMO ELABORAR UM RESUMO Profa. Dra. Solange Mittmann."— Transcrição da apresentação:

1 Pró-Reitoria de Pesquisa Divisão de Iniciação Científica Seminário Temático de Iniciação Científica COMO ELABORAR UM RESUMO Profa. Dra. Solange Mittmann Instituto de Letras PPG-Letras 2011

2 SIC Para que serve o resumo no caso do SIC? Para que a Comissão Organizadora avalie se seu resumo deve ser aceito. E decida em que sessão você deve apresentar seu trabalho. Para que a Comissão Avaliadora aprecie o conjunto resumo+pôster+apresentação e selecione o Destaque da sua Sessão. Para que outros leitores, interessados no assunto, possam saber informações sobre sua pesquisa. Não esqueça: Não se trata apenas de uma inscrição para participar do SIC. Seu resumo é para leitores. Que imagem você quer que os leitores façam de você? Descreva seu trabalho de investigação com clareza. Mostre sua participação na pesquisa.

3 O que deve ser informado? Comece com um rascunho: Que assunto você pesquisou ou está pesquisando? O que você pretendia analisar/descobrir? Sob qual perspectiva teórica você trabalhou? O que você fez? Como você trabalhou? O que você aprendeu ou descobriu? Depois, transforme o rascunho em um texto.

4 Informações da página da PROPESQ O aluno poderá inscrever apenas um trabalho no SIC Não é possível cadastro de coautor e colaboradores.

5 Informações da página da PROPESQ O resumo deverá apresentar: - uma breve introdução sobre o trabalho, - a descrição da metodologia utilizada, - uma síntese dos resultados obtidos até o momento e, se for o caso, as conclusões do trabalho de Iniciação Científica. Inserção de fórmulas: somente se couberem no próprio texto. Não insira outro tipo de figura.

6 Informações da página da PROPESQ folha A4, limite de até 20 (vinte) linhas, fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez), cor preta, todas as margens 2,5 cm, espaçamento entre linhas de 1,5. Salve em formato PDF.

7 O que será importante, no resumo, para a análise pela Comissão Avaliadora? A sua contribuição na pesquisa. A sua capacidade de síntese. A clareza, correção e adequação de linguagem. Os objetivos, a metodologia, os resultados e as conclusões do trabalho sintetizado no texto.

8 PARTES DO RESUMO (Em texto corrido, sem divisão de parágrafos) Introdução Metodologia e execução Apresentação dos resultados e discussão final

9 FORMATAÇÃO INCORRETA Nesse trabalho, abordamos os efeitos de sentido sobre liberdade e repressão sexual feminina em sequências discursivas coletadas nos filmes Repulsa ao Sexo (Repulsion, 1965) e A Bela da Tarde (Belle de Jour, 1967). Para tanto, mobilizaremos como referencial teórico a Análise do Discurso de matriz francesa para compreender os efeitos de sentido no discurso sobre a sensualidade feminina inscritos nos processos discursivos verbal e não-verbal. Como é nosso escopo apontar as muitas interpretações possíveis numa década de transição (dentro e fora das telas) sobre a emancipação da mulher, encontramos na Análise do Discurso (AD) de matriz francesa um referencial adequado para rastrear os múltiplos sentidos sobre o feminino que se inscrevem nesses filmes. Por meio deste referencial teórico, visa-se o estudo da linguagem em suas práticas sociais, pois a compreensão do discurso passa necessariamente pela sociedade. As imagens não falam, mas significam por sua materialidade visual, portanto será analisada a partir dessa perspectiva.

10 FORMATAÇÃO CORRETA Nesse trabalho, abordamos os efeitos de sentido sobre liberdade e repressão sexual feminina em sequências discursivas coletadas nos filmes Repulsa ao Sexo (Repulsion, 1965) e A Bela da Tarde (Belle de Jour, 1967). Para tanto, mobilizaremos como referencial teórico a Análise do Discurso de matriz francesa para compreender os efeitos de sentido no discurso sobre a sensualidade feminina inscritos nos processos discursivos verbal e não-verbal. Como é nosso escopo apontar as muitas interpretações possíveis numa década de transição (dentro e fora das telas) sobre a emancipação da mulher, encontramos na Análise do Discurso (AD) de matriz francesa um referencial adequado para rastrear os múltiplos sentidos sobre o feminino que se inscrevem nesses filmes. Por meio deste referencial teórico, visa-se o estudo da linguagem em suas práticas sociais, pois a compreensão do discurso passa necessariamente pela sociedade. As imagens não falam, mas significam por sua materialidade visual, portanto será analisada a partir dessa perspectiva.

11 1. INTRODUÇÃO DO RESUMO Apresentação do tema: o que é pesquisado. Contextualização (se necessário): dados sobre a pesquisa, o que já foi estudado na área. Problema (se necessário): pergunta que guiou a pesquisa Objetivos: o que se pretende (ou se pretendeu) com a pesquisa.

12 1.1. Exemplos de apresentação do tema O presente resumo versa sobre o trabalho de recuperação de conteúdos de... A pesquisa desenvolvida consistiu em... Neste trabalho, apresentamos a análise estatística de... Neste estudo, apresento uma análise preliminar dos fatores... Não prometa o que não pode fazer. Não queira abraçar o mundo com expressões como: desde os primórdios da humanidade, a visão da mulher na sociedade, todas as formas de X, no mundo todo, sempre ocorre...

13 1.2. Exemplos de apresentação do(s) objetivo(s) O uso de verbos no infinitivo pode ajudar. Escolha a forma de pessoa e mantenha no resumo todo. Antes de decidir, observe qual forma de pessoa aparece nos trabalhos da sua área e converse com seu orientador. 1) 3ª. pessoa A pesquisa teve por objetivo comparar... No estudo em desenvolvimento, pretende-se examinar... 2) Nós de modéstia Neste trabalho, pretendemos discutir... No projeto, analisamos as causas de... a fim de atestar... 3) Eu No trabalho em andamento, busco examinar os fatos... Nesta pesquisa, comparei... para descobrir como... Ao terminar o resumo, revise se você manteve a coerência de pessoa.

14 1.3. Exemplos de descrição do problema Tivemos por objetivo observar... se há implicações de X em Y.... quais incidências quando ocorre o que significa A no contexto B.... que conseqüências tais fatos podem trazer.... que reações o uso do medicamento Z provoca que sentidos podem ser produzidos diante de do ponto de vista social, que impactos podem na perspectiva foucaultiana, como se dá discussão...

15 1.4. Exemplos de contextualização Esta investigação constitui a segunda etapa do Projeto de Pesquisa X (situar o seu trabalho individual no Projeto maior do professor) Do ponto de vista teórico, situamo-nos na perspectiva... Esta pesquisa parte do pressuposto de que os estudos contemporâneos na área Y têm conduzido... Como as placas gráficas têm se demonstrado uma opção de baixo custo, propõe-se sua utilização para... Diante da sobrecarga de conteúdos existentes e descritos em diferentes padrões, foi observada a necessidade de organizar e descrever...

16 2. METODOLOGIA E EXECUÇÃO Descreva como a pesquisa foi realizada: Como construí o corpus? Como trabalhei com o corpus? Que materiais utilizei? De que maneira os utilizei? Que caminho segui? Quais foram as minhas estratégias? Observe a coerência entre os objetivos e a metodologia: Como concretizei, na prática, cada um dos objetivos propostos?

17 2.1. Sugestões de estratégias Relate a localização e a seleção das fontes de informação: bibliográficas ou de campo. Descreva a população e a amostra: a parcela da população e ambientes pesquisados. Identifique os métodos e as técnicas para a coleta dos dados. Apresente a forma de análise dos dados.

18 2.2. Exemplos de descrição da metodologia A presente pesquisa seguiu o método quantitativo (ou qualitativo)... As tocas encontradas foram escavadas... Empregou-se metodologia exploratória... As amostras de sangue foram obtidas.... Chegamos aos dados a partir do uso de um equipamento... Utilizamos os compostos dissolvidos em... Analisei um arquivo formado de... Recortei sequências de... e organizei em blocos de...

19 3. APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS Informe se os resultados são: parciais (a pesquisa continua em andamento) finais (a pesquisa foi concluída). Conte o que você descobriu com a pesquisa. Mostre como você chegou a uma conclusão. Aponte as consequências ou contribuições dessa conclusão.

20 Se ainda não tiver resultados finais Diga que o trabalho está em andamento Conte o que você já fez Apresente resultados parciais Avalie seu trabalho Aponte o que virá

21 3.1. Exemplos de apresentação dos resultados As taxas de crescimento foram de... Como resultados parciais da pesquisa, pode-se relatar que... As análises demonstram que o fator... Os resultados obtidos até o momento levam a concluir que... Esperava-se um aumento de X, mas... A partir da pesquisa, constatamos que.... Com as análises, pude perceber que...

22 3.2. Exemplos de discussão dos resultados (conclusão) Os resultados parciais indicam a necessidade de rever... Diante dos resultados das análises, pode-se prever... Os dados encontrados levam a concluir que não apenas X, mas também Y... O resultado final previsto mostra a possibilidade de rediscutir... As análises mostraram a necessidade de realizar novas leituras... Diante de tais fatores, observa-se que... Tais descobertas motivam a investigação sobre... Tais resultados comprovam que...

23 Cuidados com a correção ortográfica Releia atentamente o resumo antes de enviar. As pessoas percebem muito mais os erros do que os acertos. Uma única troca de letra pode gerar comentários desqualificando todo o trabalho. Você encontra um guia da Reforma Ortográfica neste endereço:

24 Cuidados com a correção gramatical Um pouco de trabalho de revisão evitará comentários de desqualificação do texto. A correção gramatical fica mais difícil se você escreve frases muito longas, rebuscadas ou com excesso de explicações. Procure ser direto. Seguem algumas dicas que podem ajudar.

25 Releia seu resumo assinalando todos os verbos. Verifique se cada verbo tem um sujeito e observe se há concordância entre verbo e sujeito. Surgem, a cada análise dos textos do corpus e a cada releitura dos textos teóricos, novas discussões. Observe os verbos com o pronome se: Descobriram-se vários documentos. Descobriu-se que havia vários documentos. Precisa-se de mais documentos. Lembre-se de que há verbos impessoais, isto é, sem sujeito. Houve cinco acidentes durante os experimentos. Faz dois anos que os laboratórios existem.

26 Formas de citar um autor (se não for possível evitar) De acordo com Souza (2005) Conforme... Para... Segundo... Souza (2005) sustenta/entende/afirma que... Sobre esse fator, o autor estabelece/questiona que...

27 ALGUNS EXEMPLOS DE RESUMOS COM PROBLEMAS

28 Linguagem Romantizada A tela Moça com Brinco de Pérola é de autoria do magnífico pintor holandês Johannes Vermmer e é aclamada como a Monalisa holandesa. O pintor captou com impressionante qualidade, todos os traços da belíssima modelo em uma pintura de excepcional qualidade. Dir-se-ia que, a qualquer momento, a criada com expressão assustada, retratada em uma tela de 55x60cm, vai fugir ante os olhos do observador maravilhado. Linguagem Científica A tela Moça com brinco de Pérola é autoria do pintor holandês Johannes Vermmer. A obra (55x60cm) possui apurado rigor técnico, sendo conhecida como a Monalisa Holandesa.

29 Empirismo. Frase incompleta Desrespeito às normas gramaticais. Não adianta optar por uma faculdade de medicina se há desmaios ao ver sangue. Pode ser que muitos não gostem de determinadas coisas no início, com o tempo vão se acostumando, e, quando menos se espera, adoram-nas. Conscientizar alunos ao ingresso de uma carreira universitária informações críticas a respeito da realidade profissional a ser optada. Deve ser criado novos métodos criativos nos ensinos de primeiro e segundo grau: estimulando o aluno a formação crítica de suas idéias as quais, serão a praticidade cotidiana. Aptidões pessoais serão associadas a testes vocacionais sérios de maneira discursiva a analisar conceituações fundamentais. (Durigan, 1987)

30 Falta de metodologia, de discussão teórica e de relato da participação do aluno A gestão ambiental voltada ao desenvolvimento sustentável de um município inclui, impreterivelmente a questão Saneamento Ambiental. A cidade de Porto Alegre não poderia deixar de se envolver com esta questão. Projetos de Saneamento Básico incluem a instalação de cinco estações de tratamento de esgoto até 2010, contemplando 75% do esgoto coletado com tratamento completo. Esta ação gera diretamente em melhorias das condições de Saúde Pública dos bairros atingidos. A Faculdade X, representada pelo Curso Y, se interessou em levantar, quantificar e relacionar as DNC com a presença ou ausência do Saneamento Básico para a cidade de Porto Alegre. Isto será possível pelo cruzamento de dados coletados diretamente em órgãos públicos, como a Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul e do Departamento Municipal Água e Esgotos e trabalhados com ferramentas estatísticas nas dependências da Faculdade.

31 Falta de foco sobre o trabalho do bolsista. A descrição do projeto do professor deveria apenas contextualizar. O Projeto Negros na Região Colonial Italiana do Rio Grande do Sul tem por objetivo identificar a participação do negro na formação socioeconômica e politica na antiga região colonial. Pretende ainda analisar a relação entre os elementos negro e europeu dentro deste processo, pois, é sabido, a presença do primeiro é uma constante na região dos campos que rodeavam a Colônia Caxias, após a libertação dos escravos e até mesmo antes, quando fugiam das fazendas. O Museu Municipal de Caxias do Sul já possui uma Caixa de Memória que conta a história dos imigrantes italianos, alemães e dos índios. Existe uma lacuna em relação aos negros na serra, portanto é necessário uma Caixa de Memória dedicada a eles.

32 Relações lógicas insustentáveis. Falta de informações. O desinteresse dos alunos nas aulas de Educação Física, sob observações realizadas, é desestimulante para os atuais e futuros professores desta disciplina. A pesquisa teve por objetivos, identificar os sistemas tecnológicos mais usados no cotidiano dos alunos para usá-los de maneira a atrair e não para dispersar os mesmos. Exposta por uma população de 148 e, uma amostra de 131 alunos do Ensino Médio da cidade de Feliz/RS, pudemos identificar, não apenas os alunos como causadores deste problema, mas também os professores.

33 Ao terminar o resumo, coloque-se no lugar de leitor. 1.O resumo valoriza sua pesquisa, mostra a importância de seu trabalho na pesquisa? 2.Informa o que era necessário? Faltou explicar algo? 3.O texto está repetitivo? Tem informações desnecessárias? Veja o que pode cortar. 4.As ideias estão apresentadas de forma organizada, lógica e coerente? X leva a concluir Y? Y se opõe a Z? 5.Você tem certeza de tudo o que afirmou? Pode comprovar com a pesquisa? O texto apresenta achismos? E adjetivações desnecessárias? 6.Observe a terminologia da área, mas não deixe o texto obscuro.


Carregar ppt "Pró-Reitoria de Pesquisa Divisão de Iniciação Científica Seminário Temático de Iniciação Científica COMO ELABORAR UM RESUMO Profa. Dra. Solange Mittmann."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google