A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
Profª. Sandra Mara Martins Ribeiro

2 LEGISLAÇÃO: LDB 9.394/96 Art. 12, I: Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica. Art. 13, I : Define a incumbência dos docentes com relação a participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino. Art. 14, I: Estabelece a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.

3 CONCEPÇÃO DE ESCOLA A escola é concebida como espaço social marcado pela manifestação de práticas contraditórias, que apontam para a luta e/ou acomodação dos envolvidos na organização do trabalho pedagógico. (Veiga, 1995)

4 A organização do trabalho pedagógico escolar pressupõe:
P L A N E J A M E N T O Projeto Político- Pedagógico Marco Situacional Marco Conceitual Marco Operacional Proposta Pedagógica Curricular ou Projeto Pedagógico Proposta Pedagógica Curricular O quê? O como? O por quê? O para quê? Plano de Trabalho Docente Organiza o ensino- aprendizagem em sala de aula. Parte da proposta pedagógica. Plano de Ação da Escola Organiza e articula as ações necessárias ao funcionamento do ponto de vista da gestão escolar. Plano de Ação da Equipe Pedagógica

5 Qualidade de aprendizagem para todos os alunos.
PLANO DE AÇÃO P E D A G Ó I C O GESTÃO DEMOCRÁTICA P O L Í T I C E I X O S P R O J E T PROPOSTA PEDAGÓGICA FORMAÇÃO CONTINUADA QUALIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS E DOS EQUIPAMENTOS DA ESCOLA NÍVEIS E MODALIDADES ENSINO Qualidade de aprendizagem para todos os alunos.

6 CONCEITUANDO É Projeto... No sentido de planejamento, meta, rumo, direção, ação intencional, sentido explícito, compromisso coletivo. É político.... No sentido de compromisso com a formação das gerações jovens para uma sociedade, mais democrática, mais solidária. É pedagógico... No sentido de definir as ações educativas e s características necessárias às escolas de cumprirem seus propósitos e sua intencionalidade.

7 O QUE É PPP? É um documento que não se reduz à dimensão pedagógica, nem muito menos ao conjunto de projetos e planos isolados de cada professor em sua sala de aula. (Veiga, 1998) É um produto específico que reflete a realidade da escola, situada em um contexto mais amplo que a influencia e que pode ser por ela influenciado. Processo permanente de reflexão e discussão acerca dos problemas da escola, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade. (Veiga, 1995)

8 ETAPAS Construção Implementação Avaliação

9 OBJETIVO Reduzir os efeitos da divisão do trabalho, da fragmentação e do controle hierárquico.

10 CARACTERÍSTICAS QUANTO À CONCEPÇÃO
Processo coletivo de decisões; Desvelar conflitos e contradições; Conter propostas de superação; Compromisso com a formação das novas gerações; Processo pedagógico na perspectiva transformadora.

11 CARACTERÍSTICAS QUANTO À EXECUÇÃO
Um projeto é de qualidade quando: Nasce da própria realidade, tendo como suporte a explicitação das causas dos problemas e das situações nas quais tais problemas aparecem; É exeqüível e prevê as condições necessárias ao desenvolvimento e à avaliação; Implica ação articulada de todos os envolvidos com a realidade da escola; É construído continuamente, pois, como produto, é também processo, incorporando ambos numa interação possível.

12 PRINCÍPIOS NORTEADORES
Igualdade de condições para acesso, permanência e conclusão da escolarização. Educação com qualidade formal e política para todos. Gestão Democrática Liberdade e autonomia Valorização do Magistério Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

13 PRESSUPOSTOS TEÓRICOS
Filosóficos – Sociológicos; Psicológicos; Pedagógicos: Didático- Metodológicos.

14 VALIDADE DO PPP Ser um instrumento clarificador da ação educativa da escola em sua totalidade. (Veiga, 1998) A legitimidade de um PPP está devidamente ligada ao grau e ao tipo de participação de todos os envolvidos com o processo educativo da escola, o que requer continuidade de ações. (Veiga, 1998)

15 ELEMENTOS BÁSICOS Finalidades da escola (cultural, política, social, formação profissional e humanística) Estrutura organizacional (administrativa e pedagógica) Proposta pedagógica (currículo formal e oculto) Tempo escolar Processo de decisão (gestão democrática) Relações de trabalho (solidariedade, participação coletiva) Avaliação

16 Construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico
Marco Situacional Marco Conceitual Marco Operacional Expressa a opção teórica que revela a utopia social e educacional: o que se pretende alcançar em termos de transformação da prática pedagógica e social. Apresenta as grandes linhas de ação referentes: gestão democrática; currículo escolar; formação continuada e qualificação das condições físicas e didático-pedagógicas da escola. Identifica, explicita e analisa os problemas e necessidades presentes na realidade social e suas influências nas práticas educativas da escola.

17 O processo de construção do PPP é dinâmico e exige esforço coletivo e comprometimento; não se resume, à elaboração de um documento escrito por um grupo de pessoas para que se cumpra uma formalidade. É concebido solidariamente com possibilidade de sustentação e legitimação. (Veiga, 1998)

18 AVALIAÇÃO Auto-avaliação Conselho de Classe
Avaliação do rendimento do aluno Avaliação dos Segmentos Avaliação do PPP Avaliação Institucional

19 AVALIAÇÃO DO PPP Parte da necessidade de se conhecer a realidade escola; Busca explicar e compreender criticamente as causas da existência de problemas, suas relações, suas mudanças e se esforça para propor ações alternativas. Caráter criador conferido pela autocrítica.

20 Análise do PPP vinculado aos aspectos políticos e sociais.
Não rejeita as contradições e os conflitos. Tem compromisso mais amplo do que a mera eficiência e eficácia das propostas conservadoras. Acompanhar e avaliar o PPP é avaliar os resultados da própria organização do trabalho pedagógico É um ato dinâmico que qualifica e oferece subsídios ao PPP. Imprime uma direção às ações dos educadores e dos educandos.

21 MOMENTOS DA AVALIAÇÃO Descrição e problematização da realidade escolar. Compreensão crítica da realidade descrita e problematizada. Proposição de alternativas de ação, momento de criação coletiva.

22 Construir um PPP significa enfrentar o desafio de mudança e de transformação, tanto na forma como a escola organiza seu processo de trabalho pedagógico como na gestão que é exercida pelos interessados, o que implica o repensar da estrutura de poder da escola. (Veiga, 1998)


Carregar ppt "PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google