Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouKauany Mendosa Alterado mais de 10 anos atrás
1
Fernanda Granado Orientador: Prof. Henrique Freitas
DIAGNÓSTICO E PROPOSIÇÃO DE MELHORIAS NA GESTÃO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA DE UMA PEQUENA EMPRESA DE SOFTWARE Fernanda Granado Orientador: Prof. Henrique Freitas
2
ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO
INTRODUÇÃO OBJETIVOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS MAPEAMENTO DAS ATIVIDADES DO DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO PROPOSTAS DE MELHORIAS CONSIDERAÇÕES FINAIS
3
INTRODUÇÃO Justificativa Caracterização da organização
Empresa de pequeno porte, 10 anos no mercado Software e serviços de treinamento e consultoria Departamento financeiro: 3 pessoas Definição do problema Acúmulo de funções do setor administrativo-financeiro Correria do dia-a-dia faz com que se torne cômoda a realização automática dos procedimentos já estabelecidos Justificativa Interesse da empresa e das demais do setor e das de pequeno porte em geral: modelo, guia ou alerta; Utilização dos conhecimentos adquiridos em praticamente todas as ênfases do curso de administração.
4
Objetivos específicos
Objetivo geral Identificar e propor as mudanças administrativo-financeiras para melhorar a eficiência de uma pequena empresa de software. Objetivos específicos Mapear as atividades do setor administrativo-financeiro da empresa, saber como funciona e qual o seu papel; identificar pontos e processos que podem ser aperfeiçoados para que se tenha uma gestão mais eficiente; propor melhorias que possam ser colocadas em prática de maneira simples e imediata.
5
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Pesquisa-ação Estudo com intervenção, no qual o pesquisador não se limita a coletar e analisar dados, ele tem algo a "dizer" e a "fazer", pretendendo fazer parte da realidade estudada.
6
MAPEAMENTO DAS ATIVIDADES DO DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO
1. REGISTRO E CONTROLE INTERNO DAS VENDAS 2. EXPEDIÇAO DE PRODUTOS E DE DOCUMENTOS FISCAIS 3. CONTROLES FINANCEIROS 4. COBRANÇA DE CLIENTES 5. CONTROLES CONTÁBEIS 6. “CONTROLE EXECUTIVO” 7. GESTÃO DE DESPESAS E CUSTOS 8. RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES 9. ADMINISTRACAO DOS RECURSOS HUMANOS
7
MAPEAMENTO DAS ATIVIDADES DO DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO
REGISTRO E CONTROLE INTERNO DAS VENDAS
8
MAPEAMENTO DAS ATIVIDADES DO DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO
EXPEDIÇAO DE PRODUTOS E DE DOCUMENTOS FISCAIS
9
MAPEAMENTO DAS ATIVIDADES DO DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO
1. REGISTRO E CONTROLE INTERNO DAS VENDAS 2. EXPEDIÇAO DE PRODUTOS E DE DOCUMENTOS FISCAIS 3. CONTROLES FINANCEIROS 4. COBRANÇA DE CLIENTES 5. CONTROLES CONTÁBEIS 6. “CONTROLE EXECUTIVO” 7. GESTÃO DE DESPESAS E CUSTOS 8. RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES 9. ADMINISTRACAO DOS RECURSOS HUMANOS
10
PROPOSIÇÃO DE MELHORIAS NAS ATIVIDADES DO DEPARTAMENTO ADM-FINANCEIRO
Horário de expediente interno. REGISTRO E CONTROLE INTERNO DAS VENDAS Formulário da venda eletrônico. EXPEDIÇAO DE PRODUTOS E DE DOCUMENTOS FISCAIS Contratos em pastas de clientes. Liberação de licenças repassada a outro setor. CONTROLES FINANCEIROS E CONTÁBEIS Registro único dos dados no sistema de gestão financeira. Conciliar nomenclatura das rubricas do sistema com a nomenclatura contábil. Diminuição e simplificação das planilhas de controle bancário.
11
PROPOSIÇÃO DE MELHORIAS NAS ATIVIDADES DO DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO
COBRANÇA DE CLIENTES Levar em consideração o histórico do cliente – utilizar mais a forma de depósito bancário “CONTROLE EXECUTIVO” Criação de um “termômetro” – planilha única GESTÃO DE DESPESAS E CUSTOS Diferenciação entre despesas e custos – cálculo do custo rela dos produtos e serviços Orçamento e planejamento anual
12
CONSIDERAÇÕES FINAIS Pesquisa-ação – estudo de caso Reflexões geradas pelas reuniões Proposições com possibilidade de adoção imediata Acúmulo de atividades impede ações de planejamento
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.