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O USO COMERCIAL DA INTERNET POR MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DE PORTO ALEGRE - UM ESTUDO EXPLORATÓRIO - Fernando Barlem Círia Orientador: Prof. Henrique.

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1 O USO COMERCIAL DA INTERNET POR MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DE PORTO ALEGRE - UM ESTUDO EXPLORATÓRIO - Fernando Barlem Círia Orientador: Prof. Henrique Freitas Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Administração Programa de Pós-Graduação em Administração

2 CONTEXTO DA PESQUISA

3 OBJETIVO GERAL Verificar e descrever o uso potencial da Internet como ferramenta de auxílio à realização de negócios de caráter global, nas micro, pequenas e médias empresas de Porto Alegre. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Levantar dados sociotécnicos de organizações com potencial usa da Internet para realização de operações globais; Descobrir as vantagens que as empresas obteriam ou já estão obtendo usando essa tecnologia; Investigar quais os meios que essas organizações estão utilizando para a realização de operações globais; Coletar sugestões de uso para aprimorar o serviço oferecido pelo Trade Point Porto Alegre.

4 METODOLOGIA - Survey exploratória Questionário Identificação da empresa Trade Point Porto Alegre Internet comercial Mercado global Sugestões População e amostra Empresas de Porto Alegre cadastradas no Trade Point Coleta de dados Fax Entrevista pessoal Resultados 95 questionários

5 OBS: considerando-se somente as empresas contatadas, as empresas Pesquisadas perfazem 29% da amostra. Tabela Resultados da aplicação da pesquisa

6 Tabela Distribuição das pesquisas

7 ANÁLISE DOS RESULTADOS 1. Compreendendo o fenômeno Perfil sócio-técnico das empresas Mercado global Internet comercial Trade Point Porto Alegre Sugestões 2. Aprofundando as análises Tamanho da empresaMercado global Gênero da empresaInternet comercial FaturamentoTrade Point Observações colhidas durante a aplicação do instrumento

8 Gráfico Mercado global vs. Tamanho vs. Gênero

9 CONCLUSÕES - Mercado global O mercado internacional possui oportunidades de negócios 34% das empresas já atuam - importações (36%) e exportações (24%) Para entrar no mercado participação em feiras e rodadas de negócios contato pessoal (através de viagens) utilização do Trade Point

10 CONCLUSÕES - Características da Empresas

11 CONCLUSÕES - Trade Point Principais assuntos - importação e exportação Objetivos participação em missões, feiras e rodadas de negócios procura de fornecedores fazer o cadastro pesquisa de mercado informações sobre legislação e legalização Vantagens centralização de informações criação de novos negócios Pode ajudar as empresas com a geração de novas oportunidades

12 LIMITES As empresas pesquisadas não tiveram um acesso direto à Internet Viés na coleta de dados PESQUISAS FUTURAS Reaplicação em outras cidades que tenham Trade Points Aplicação de uma pesquisa semelhante com uma amostra que não seja exclusiva do Trade Point Realização de uma pesquisa com empresas que realmente usam a Internet de maneira comercial


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