A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO LETRAS/ LÍNGUA PORTUGUESA Orientadoras: Jane.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO LETRAS/ LÍNGUA PORTUGUESA Orientadoras: Jane."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO LETRAS/ LÍNGUA PORTUGUESA Orientadoras: Jane Naujorks e Ingrid Sturm Oficineiros: Débora Guedes, Fabiane Moreira e Marcelo Maciel

2 QUESTÕES NORTEADORAS: - Signo; - Profissão (curso); - Desejo (sonho); - Algo que tenha te marcado; - Medos/receios. Subjetividade Literária 1ª PESSOA EU

3 Descrever-me é uma tarefa impossível. Sendo uma taurina com ascendente em escorpião, tenho uma personalidade forte. Embora, não acredite no zodíaco, pois ele muito já me deixou na mão, gosto de ler a parte dedicada ao misticismo no jornal. Tá aí, amo ler, talvez, seja por isso que fiz biblioteconomia. Um curso que garantiu minha estabilidade financeira e me deixa perto do meu melhor amigo, o livro.

4 Contextualização sócio-histórica - O gênero miniconto teve início em 1959, com o guatemalteco, Augusto Monterroso, que escreveu o miniconto O Dinossauro. Quando acordou, o dinossauro ainda estava lá. NÃO É A MAMÃE!! É O MONTERROSO!

5 NO BRASIL: O Livro Ah, é?, de Dalton Trevisan, marca o formato contemporâneo do miniconto. Outro meios de publicação: -Twitter; - Blogs; - Celulares e etc. ( Esses meios exigem outras formas de leitura!) Fluidez e rapidez

6 - é simples, são contos muito pequenos, limitados pelo tamanho mínimo; - O miniconto, como qualquer ficção curta, tem de pegar o leitor de cara, com recursos expressivos capazes de interessá-lo a seguir o desenvolvimento da história até chegar a uma reviravolta que provocará a surpresa e que, geralmente, é o objetivo do escritor; - O miniconto é uma estética própria da contemporaneidade e herdeiro do minimalismo.

7 Marcelo Spalding aponta para a dificuldade de definir o que seja um miniconto e discute o fato de esse gênero se constituir no processo de interação com o leitor, que completa a narrativa, transformando o miniconto em uma narração plenamente satisfatória em si mesma e não em mero fragmento, anedota, apontamento ou alusão (Spalding, 2008:61) (Rojo & Moura, 2012:81)

8 Mal-entendido Escuta, eu sei que estou me arriscando vindo aqui, Me disseram que você queria me matar, mas escuta. Foi um Mal-entendido. Quando eu falei em cagalhão, eu não me Referia a... Escuta! Deixa eu falar? Era no bom sentido, eu... Espera! Ó cara. Nós não fomos coroinhas juntos? Então você acha Que eu ia dizer uma coisa dessas de você, só por causa de um... Escuta, pô. Eu seria a última pessoa do mundo a... Eu posso falar? Era no bom sentindo, eu... Espera! Ó cara. Nós não fomos coroinhas juntos? Então você acha que eu ia dizer uma coisa dessas de você, só por causa de um... Escuta, pô. Eu seria a última pessoa do mundo a... Eu posso falar? Espera! Escuta! Não! Não! Luis Fernando Veríssimo

9 Pedido de divórcio Tu me paga Marcelo Spalding O indeciso O homem entrou numa loja de antiguidades. Gostou tanto do que viu que não conseguiu decidir o que levar. Passou tanto tempo nisto que foi posto à venda. Rui Costa

10 No túnel Levei minha filha para conhecer o parquinho. Ela correu, feliz comeu pipocas, andou de carrossel, chorou por querer Coca-cola, puxou o rabo de um cachorro, ficou com as faces vermelhas de excitação e felicidade. Depois, levei-a para andar na roda gigante. A roda girou, girou, parou lá em cima. Temi pela sua queda. Ela se embalava no banquinho. Depois ela desceu, muito feliz, correu presa em minha mão, soltou-se, cresceu, foi morar só, subiu, subiu e como um balão se foi. Walter Gavani.

11 Crie um miniconto de, no máximo, 50 palavras.

12 Minicontos multimodais In.: ROJO, R. H. R. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, CHAFE, Laís (org.). Contos de Algibeira, Porto Alegre: Ed. Casa Verde, CHAFE, Laís (org.). Contos de bolsa, Porto Alegre: Ed. Casa Verde, 2006.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO LETRAS/ LÍNGUA PORTUGUESA Orientadoras: Jane."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google