A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 José Luís Farinatti Aymone Professor Adjunto do Departamento de Expressão Gráfica Faculdade de Arquitetura, UFRGS. Tel: (51)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 José Luís Farinatti Aymone Professor Adjunto do Departamento de Expressão Gráfica Faculdade de Arquitetura, UFRGS. Tel: (51)"— Transcrição da apresentação:

1 1 José Luís Farinatti Aymone Professor Adjunto do Departamento de Expressão Gráfica Faculdade de Arquitetura, UFRGS. Tel: (51) FÓRUM EAD: Apresentação do MOODLE

2 2 Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment Ambiente de Aprendizagem Dinâmico e Modular Orientado a Objetos 1. O que é o Moodle 1.1 Características - Início em 1999; - Autor: Martin Dougiamas (Graduação em Informática, Mestrado e Doutorado em Pedagogia); - Sistema de Gerenciamento de Cursos (LMS – Learning Management System); - Download grátis e código aberto: pode ser modificado e distribuído livremente sob a licença GNU (General Public License). 1.2 Utilização do Moodle - Brasil: mais de 800 sites, sendo 100 de Universidades e Faculdades;Brasil - Mundo: mais de sites em 168 países e mais de 50 línguas disponíveis.

3 3 Navegação pela UFRGS em realidade virtual 3D através da internet Menção Honrosa no Prêmio de Objetos de Aprendizagem da ABED/Universia em 2004; 2. Motivação EAD + Moodle 2.1 Objeto de Aprendizagem EAD: Campus Virtual da UFRGS ( ) 2.2 Livro AutoCAD 3D (2002) e Site AutoCAD 3D para Curso EAD (2005) 2.3 Moodle em Universidades Brasileiras Vários artigos apresentados no COBENGE 2006 (Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, Passo Fundo, setembro/2006) utilizando com sucesso o Moodle.

4 4 3. Instalação do Moodle 3.1 Softwares necessários - Servidor Linux (nosso caso), Windows ou Mac; - Apache + PHP + MySQL (fornecidos no site do Moodle gratuitamente). Como já tínhamos estes softwares instalados anteriormente, a instalação do Moodle foi simples. 3.2 Configurações Durante a instalação são necessárias diversas configurações, que podem ser alteradas posteriormente. Não tivemos problema. Próximos slides: * = Destaques do Moodle

5 5 4.1 *Página inicial com atualização dinâmica (não precisa saber HTML ou usar Dreamweaver): vários skins disponíveis 4. Interface Moodle: Página Inicial + Ambiente de Aprendizagem 4.2 Ambiente de Aprendizagem

6 6 5. Recursos (materiais disponíveis aos alunos) 5.1 Ativar Edição 5.2 Recursos: a) Página de texto em HTML de fácil edição* ponto negativo: não permite dependência de atividade anterior b) Link a um arquivo: PDF, Flash (mostra em janela),... c) Link a um site

7 7 6. Atividades *6.1 Lição (Texto + Questionário): é a única atividade que permita criar dependência de atividades (lições anteriores) para a sua realização. Texto: Editor HTML Questionário: Múltipla Escolha, Verdadeiro ou Falso, Resposta Breve, Descrição, Numérica... É possível colocar feedback ao aluno conforme a sua resposta (nº de tentativas)

8 8 6. Atividades *6.2 Tarefa (aluno envia arquivo por upload, professor recebe avisando a chegada do arquivo, faz a correção e dá a nota).

9 9 6. Atividades 6.3 Fóruns (cada um se inscreve ou inscrição automática, todos podem contribuir e recebem por todas as mensagens do dia ou só os temas tratados).

10 10 6. Atividades 6.4 Chat (vários usuários podem participar simultaneamente).

11 11 6. Atividades 6.5 Agenda (calendário com aviso de eventos, data de entrega de tarefas..). 6.6 Outros: Glossário, Wiki, Blog, Workshop, Enquete, Hot Potatoes, Últimas Notícias,...

12 12 7. Notas Notas numéricas que podem ser convertidas em conceitos. Categorias: 2.2 Questionário Superfícies, 3.2 Quest. Sólidos,... Pesos: 2.2= 15%, 3.2= 15%,... Letras de avaliação: A, B, C, B+, C-...

13 13 8. Relatório de Atividades e Logs *8.1 Relatório de Atividades: Acompanha a performance do aluno no curso (aluno e professor têm acesso) *8.2 Logs: Armazena o acesso a todas as atividades e recursos de todos os usuários (só o Administrador tem acesso).

14 14 9. Formato de Cursos 9.1 Semanal: atividades semanais. Ex: aulas de graduação. 9.2 Tópicos: Uma lista de assuntos. Ex: capítulos de um livro. Pode ter datas de início e fim. Metacurso: um curso que pode ser aproveitado na criação de outros cursos

15 Tipos de Usuários Tipo de Usuário Navegar no curso Editar curso Fórum, chat Avaliar alunos Alterar p. inicial e config. Colocar usuários no site Colocar usuários no curso Administrador SSSSSSS Professor SSSSNNS Tutor SNSSNNN Aluno SNSNNNN 10.1 Administrador do site 10.2 Professor do curso 10.3 Aluno do curso

16 Cadastramento de Usuários Usuário do site: tem acesso às atividades da Página Inicial e Cursos sem senha. Somente o Administrador acrescenta esses usuários. Usuário do curso: acessa o curso, pode ser acrescentado pelo professor do curso ou pelo administrador Cadastramento - Automático: aluno preenche formulário (usuário do site: acessa cursos sem senha) - Manual pelo Administrador: um aluno de cada vez - *Em lote pelo Administrador: o sistema lê arquivo texto (lista de alunos + s + curso em que estão matriculados), envia um a cada aluno com uma senha inicial e libera o acesso ao aluno Usuário do site Usuário do curso Código de inscrição

17 Arquivos 12.1 Backup - Manual - Automático: semanal, por exemplo, do site e de todos os cursos - Permite compactar cursos antigos 12.2 Reaproveitamento: Pode-se criar um curso a partir do backup de outro curso já existente *12.3 Estrutura de Pastas: permite enviar arquivo.ZIP e descompactá-lo, criando sub-pastas automaticamente (arquivos do site e dos cursos).

18 Outros aspectos importantes Software todo em português: possui um bom Help e vasta documentação na internet, além de diversos fóruns sobre a utilização do Moodle. Bom nível de segurança: Conteúdo e acesso protegido em PHP. Estabilidade: Foram feitos exaustivos testes com diversos módulos e o Moodle não travou nem perdeu dados. Atualização constante das versões: Baixei a versão 1.6 em setembro/2006 e já foi lançada a versão 1.7. Plug-ins e módulos gratuitos disponíveis na internet: Módulo para dependência de atividades em desenvolvimento = deve resolver o ponto negativo comentado. Exemplo de plug-in: Book (conteúdo em formato de livro com índice para navegação).

19 19 [ 1] Moodle: Um sistema de gerenciamento de cursos (Versão ). Athail Rangel Pulino Filho, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade de Brasília, 215 p. [2] Moodle For Teachers, Trainers And Administrators. Bryan C. Williams, Revised January 2005 V.1.4.3, 58 p. [3] Moodle - A free, open source course management system for online learning. Martin Dougiamas. [4] Portal EAD Virtual Design UFRGS. José Luís Farinatti Aymone, UFRGS, Referências bibliográficas

20 20 José Luís Farinatti Aymone Professor Adjunto do Departamento de Expressão Gráfica Faculdade de Arquitetura, UFRGS. Tel: (51) FÓRUM EAD: Apresentação do MOODLE


Carregar ppt "1 José Luís Farinatti Aymone Professor Adjunto do Departamento de Expressão Gráfica Faculdade de Arquitetura, UFRGS. Tel: (51)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google