A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TERCEIRÃO INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS – AULA 02

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TERCEIRÃO INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS – AULA 02"— Transcrição da apresentação:

1 TERCEIRÃO INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS – AULA 02
Profa. Karen Neves Olivan

2 Profa. Karen Neves Olivan
TEXTO VERBAL E TEXTO NÃO VERBAL TERCEIRÃO Profa. Karen Neves Olivan

3

4

5

6

7 minha carta de alforria não me deu fazendas, nem dinheiro no banco,
NEGRO FORRO minha carta de alforria não me deu fazendas, nem dinheiro no banco, nem bigodes retorcidos. costurou meus passos aos corredores da noite de minha pele. (Adão Ventura)

8 TEXTO VERBAL E TEXTO NÃO VERBAL
Os textos 1 e 4, cada um a seu modo, abordam o mesmo tema. Qual é esse tema? Eles expressam a mesma visão sobre o tema? Explique.

9 TEXTO VERBAL E TEXTO NÃO VERBAL
Observe os dados apresentados no texto 4: De acordo com o gráfico, as classes De E diminuíram e uma parte delas se incorporou à classe C. Econômica e socialmente, o que isso representa para o país?  

10 TEXTO VERBAL E TEXTO NÃO VERBAL
Observe os dados apresentados no texto 4: Entre os dados do gráfico, não estão incluídos os percentuais das classes A e B. Contudo, é possível deduzir o percentual correspondente a essas classes. Qual é esse percentual? O que isso representa socialmente?  

11 TEXTO VERBAL E TEXTO NÃO VERBAL
Observe os dados apresentados no texto 4: Entre os dados do gráfico, não estão incluídos os percentuais das classes A e B. Contudo, é possível deduzir o percentual correspondente a essas classes. Qual é esse percentual? O que isso representa socialmente?  

12 TEXTO VERBAL E TEXTO NÃO VERBAL
Observe os dados apresentados no texto 4: Comparando os dados de aos de 2008, é possível afirmar que o número de ricos no país também aumentou, assim como a classe média?  

13 TEXTO VERBAL E TEXTO NÃO VERBAL
Observe os dados apresentados no texto 4: Conclua: No período de a 2008, o que ocorreu com a distribuição de renda no país?

14 TEXTO VERBAL E TEXTO NÃO VERBAL
O texto 2 é uma pintura de Margritte, pintor surrealista do século XX. Que figura está retratada na pintura? O que ela representa? Considerando que o quadro foi pintado em 1944, ou seja, no contexto da Segunda Guerra Mundial ( ), dê uma interpretação a ele.

15 TEXTO VERBAL E TEXTO NÃO VERBAL
Embora a partir de uma ótica pessoal, o poema “Negro forro”, de Adão Ventura, aborda um problema social e histórico. Qual é esse problema? Explique por que o título do poema é irônico. NEGRO FORRO minha carta de alforria não me deu fazendas, nem dinheiro no banco, nem bigodes retorcidos. costurou meus passos aos corredores da noite de minha pele.  (Adão Ventura)

16 TEXTO VERBAL E TEXTO NÃO VERBAL
A tira de Mafalda retrata o relacionamento entre pais e filhos. O pai afirma que vai responder às perguntas de Mafalda com simplicidade e clareza. Por que, na sequência, ele não responde à pergunta da menina?  Compare a tira de Quino com os outros textos do painel. Que relação há entre os assuntos abordados nos textos e a pergunta da Mafalda?

17 TEXTO VERBAL E TEXTO NÃO VERBAL
Um texto pode ser constituído apenas de linguagem verbal, como ocorre com a notícia, a carta ou a anedota. Texto de linguagem verbal  texto verbal. Texto de linguagem visual  texto não verbal (fotografia, pintura, dança etc.) Texto de linguagem verbal + visual  texto de linguagem mista

18 TEXTO VERBAL E TEXTO NÃO VERBAL
O produto final de toda enunciação, feita na linguagem que for, é chamado de texto. Então, são textos: gráfico, cartum, pintura, melodia, poema, filme, escultura etc. Até o silêncio é considerado um texto.

19

20 TEXTO VERBAL E TEXTO NÃO VERBAL
Ao se escolher uma ilustração para esses poemas, qual das obras abaixo estaria de acordo com o tema neles dominante?

21 TERCEIRÃO INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS – AULA 02
Profa. Karen Neves Olivan


Carregar ppt "TERCEIRÃO INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS – AULA 02"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google