A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMO ESTUDAR CIÊNCIAS Ter um espaço da escola como lugar de estudo e pesquisa.Canteiro, viveiro, horta. Observar o comportamento das plantas e flores em.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMO ESTUDAR CIÊNCIAS Ter um espaço da escola como lugar de estudo e pesquisa.Canteiro, viveiro, horta. Observar o comportamento das plantas e flores em."— Transcrição da apresentação:

1 COMO ESTUDAR CIÊNCIAS Ter um espaço da escola como lugar de estudo e pesquisa.Canteiro, viveiro, horta. Observar o comportamento das plantas e flores em diferente épocas do ano. Criar em sala de aula diferentes ambientes encontrados no planeta,onde os alunos possam observar as relações entre elementos da natureza. Terrario,aquário,vasos,herbário,insetário.

2 Criar condições para que cada ambiente ofereça as condições mais adequadas para a realização dos experimentos. Utilizar todo o espaço disponível na escola, para a realização das mais variadas práticas, tirando sempre que possível o aluno da sala. Estimular a observação,registro,análise... Perceber que ciências faz parte do nosso cotidiano.

3 Atividades que podem ser realizadas: Vasos, estufa, horta, compostagem, germinação,plantio de flores, plantio de chás, temperos,aula de informática,desafios,fenômenos da natureza que ocorrem a todo instante e ditam as regras da sobrevivência na luta pela vida. As informações, experiências, habilidades são essenciais para que o ser humano saiba como interagir com o meio em que vive, aproveitando o máximo de seus recursos de maneira inteligente e responsável,para a sustentabilidade do planeta.

4 TERRÁRIO MATERIAL: SE PRETENDE UM TERRÁRIO MAIOR UTILIZE UMA CAIXA DE VIDRO DE 30CM POR 40CM. MAS TAMBÉM PODE SER UM VIDRO DE BOCA LARGA COM TAMPA. CASCALHO,AREIA,TERRA DE MATO, OU ENTÃO PODE SER TERRA DE MATO. VEGETAIS DE PORTE PEQUENO. ANIMAIS PEQUENOS,TATUZINHOS JOANINHAS,MINHOCAS, BESOUROS, ARANHAS,GRILOS, MOSCAS, LAGARTAS...

5 MONTAGEM.COLOQUE NO FUNDO UMA CAMADA DE CASCALHO,AREIA GROSSA, SOLO HUMOSO UMEDECIDO.. COLOQUE ALGUMAS PEDRAS PARA PREPARAR PEQUENOS ABRIGOS..TENTE IMITAR O MÁXIMO POSSÍVEL O AMBIENTE DOS ANIMAIS, COLETE ALGUNS VEGETAIS, PLANTE-AS..COLOQUE UM PEQUENO RECIPIENTE COMUM POUCO DE ÁGUA..FECHE A CAIXA E OBSERVE..OBS:PODE-SE CONSTRUIR VÁRIOS COM GARRAFA PET.

6 TERRÁRIO A. Porque a caixa tem que ser de vidro? B. Porque precisa ser completamente fechada? C. Porque utilizamos solo arenoso e humoso? D. Precisamos utilizar água por quê? E. De onde apareceram as gotas de água na parede de vidro?

7 Enquanto deixamos o terrario em observação, vamos realizar algumas atividades para atingir novos conhecimentos. 1. Vamos fazer a pesagem do terrário 2. Faça uma lista das coisas que utilizamos para fazer o terrário 3.Converse com os colegas e descubra qual o melhor ambiente da sala de aula para colocarmos o terrário.

8 4. Depois de passado algum tempo vamos discutir os resultados em relação à algumas diferenças que ocorreram. 5. Observe o terrário e faça uma lista. - Seres vivos e seres não vivos. - Desenhe o terrário - Pense, e converse com os colegas como é possível as plantinhas se manterem vivas dentro do terrário fechado.

9 O AR Os seres vivos, em geral, precisam de ar para respirar, o ar é invisível, você não pode vê-lo. Mas pode sentir o ar entrando e saindo pelo nariz e pela boca quando respira. A. Escreva duas maneiras de sentir a presença do ar. B. Quando respiramos retiramos gás oxigênio para viver? C. Que outros gases existem além do oxigênio? D. Troque idéias: você acha que os outros seres vivos também utilizam gás oxigênio.

10 Experimentando - Abane o seu rosto com uma folha de papel. Você sente algo, mas não pode vê-lo.O papel não toca em você e não há nada no momento em que você abana que não estivesse presente antes. Como você explica isso? -Como o ar ocupa espaço? Encha um balão de ar.O ar preenche o espaço dentro do balão. Assim acontece quando enchemos o pneu do carro.

11 Mergulhe o copo com a boca para baixo no recipiente com água. Não incline o copo. Se o copo e o recipiente forem transparentes, será mais fácil. A água subiu e preencheu todo o copo? Caso isso tenha acontecido, o que impediu que a água enchesse o copo? Agora mergulhe o copo novamente, porém, incline-o bem devagar. Entrou alguma coisa no copo, o que é? Para onde foi aquilo que saiu do copo? A que conclusão podemos chegar? Desenhe o que observou.

12 Pegue uma seringa de injeção, puxe o êmbolo da seringa. Coloque o dedo na extremidade onde se fixa a agulha, fechando o orifício. O que aconteceu? Por que aconteceu? O ar um elemento importante na respiração da maioria dos seres vivos. Todas as pessoas precisam de ar para viver. O ar é uma mistura de vários gases. Um deles é o oxigênio. Você já ouviu falar dele?

13 Quando o ar contém, substâncias estranhas, como poeira ou fumaça, dizemos que ele está poluído. Respirar o ar poluído pode causar problemas de saúde. Em algumas cidades, o ar é tão poluído que as pessoas vivem sempre com problemas respiratórios, como asma e bronquite.

14 OBSERVANDO A VELOCIDADE E A DIREÇÃO DOS VENTOS Através de um passeio pelo pátio,onde juntamente com a professora observem e sentem a presença do vento. Questionar os alunos sobre o movimento dos galhos das plantas, das pipas, dos cabelos, do tato... Construir um cata-vento maior com a turma e deixar exposto para observar a direção do vento.

15 CATA VENTO Com a ajuda do professor, prepare-se para confeccionar um cata vento. Você vai precisar de: Papel espelho laminado; Palitinho de churrasco; Um alfinete; Um canudinho. Siga passo- a – passo as ilustrações abaixo: Como você percebe a presença de ar?

16 O que faz girar o cata-vento? O que pode atrapalhar o seu movimento? Todos os cata-ventos da turma movimentam-se da mesma maneira? Por quê? As pipas e os cata-ventos movimentam-se tocados pelo vento. Os barcos a vela, as jangadas e os moinhos com suas pás também se movimentam tocados pelo vento. O vento é o ar em movimento.

17 Como é o ar na cidade onde você mora? Que doenças podem ser provocadas, quando o ar está poluído? Escreva uma lista dos agentes responsáveis pela poluição do ar. Onde ainda podemos encontrar ar de boa qualidade? Como fazem as plantas para retirar gás oxigênio e Co 2 da atmosfera?

18 BALÃO Um saco plástico(leve); Um secador de cabelo; Ligue o secador; Abra o saco plástico e o coloque sobre o secador, enchendo o saco com ar quente; Desligue o secador e solte o saco plástico. O que acontece? Por que acontece?

19 AR AQUECIDO Coloque uma bexiga(balão), na boca de uma garrafa de vidro com água. Aqueça a água da garrafa em banho- maria. O balão irá inflar, pois, o ar quando aquecido se expande. Obs: Só faça essa experiência com ajuda de um adulto.

20 ÁGUA Propriedades da água:.caneca de alumínio;.água;.aquecedor; Coloque água na caneca,leve ao aquecedor e deixe ferver. O que aconteceu com a água? Coloque água líquida no congelador e veja o que acontece. Discuta com seus colegas. Relate o observado para a professora e colegas.

21 Vamos conversar. Como será que chove? De onde vem a chuva? De que são formadas as nuvens? Onde podemos encontrar água? Você sabe de onde vem a água que chega em sua casa? Em que circunstância usamos água na nossa casa? O sol como fonte principal no ciclo da chuva, aquecimento,resfriamento...

22 Quando abrimos a torneira,estamos recebendo água que foi retirada da natureza. Onde podemos encontrar água? Onde encontramos água congelada? Onde encontramos água líquida? Onde encontramos água na forma de vapor? Faça uma lista em que utilizamos a água na escola. Nosso corpo precisa de água,por quê?

23 A PRESSÃO DO VAPOR DA ÁGUA PODA SER USADA COMO FONTE DE ENERGIA. Coloque cerca de 8cm de água em um frasco de vidro e feche com rolha. No centro da rolha faça um furo central e introduza um canudinho de refrigerante. Aqueça água, quando a água começar a ferver coloque um pequeno cata- vento onde sai o vapor. Observe o que acontece. Este é ´princípio da turbina a vapor utilizada para gerar energia.

24 Encha um becker com água fria, pode ser um vidro de conservas. Em um frasco menor coloque água colorida e mergulhe no frasco maior. Veja o que acontece. A água colorida sobe por quê? Registre suas conclusões. A que situações podemos comparar.

25 Junto com seus colegas, crie um mural mostrando onde utilizamos a água. O que podemos fazer para economizar água? Crie juntamente com a professora e seus colegas um texto coletivo sobre o assunto estudado. Desenhe tudo o que você estudou sobre a água. Converse com sua turma sobre os problemas com a poluição da água.

26 ÁGUA NOS ALIMENTOS Os alimentos e a água A água, como o ar, é essencial para todas as formas de vida. A falta de água altera o ambiente. Quando passa muito tempo sem chover, todos os seres vivos daquele lugar começam sofrer. Surgindo doenças, problemas respiratório, viroses... As plantas secam, caem seus frutos, folhas... Vamos ver como podemos encontrar água nos alimentos.

27 O ar empurra a água Materiais: copo,água filtrada,canudinho. Repare o que acontece quando você toma água com o canudinho. O que acontece quando você sopra no canudinho? O que você deve fazer para a água subir no canudinho? Quando o canudinho estiver cheio de água, tampe o lado de cima com o dedo e retire-o de dentro do copo.O que você observa? O que você pode fazer para usar um canudinho como conta-gotas? Experimente, observe,troque idéias com os colegas e com sua professora.

28 Brisa,ventania, furacão Há tantos tipos de vento na natureza... A brisa suave,o vento forte do furacão.O vento que gira no redemoinho.Que refresca no verão.Que faz a gente tremer no inverno. Procure, recorte e cole,no seu caderno, gravuras que mostrem o que o vento pode fazer no ambiente. Observando a natureza, as pessoas descobriram formas de aproveitar o vento, e até inventaram jeitos de movimentar o ar. Escreva uma lista de aparelhos que servem para ventar. Faça um mural junto com seus colegas com recortes de como as pessoas utilizam o ar.

29 O solo As plantas terrestres precisam de solo de boa qualidade, é dele que elas retiram a água e os sais minerais. O solo abriga nossas casas, a casa dos animais. Do solo retiramos o alimento de origem animal e vegetal. No solo construímos, plantamos,criamos animais para nossa alimentação.

30 Experiências com solo De que é feito o solo? Por cima de todas as camadas de rocha, fica o solo.Ele costuma ser chamado de terra. Nesta atividade, você e sua turma vão trabalhar investigando o solo. Materiais:uma pazinha, um saco plástico, etiqueta, lupa, um copo e água. Colete amostras de solo, em diferentes ambientes.Faça as crianças observarem a textura, cor,seco, úmido, brilhante... Tem restos de folhas,tatuzinhos,minhocas, raízes. Com a lupa, observe, desenhe,comente com a professora. Coloque água sobre um copo cheio de terra. O que acontece? Você observou algumas bolhas se desprendendo.Por que será?

31 Brincando na areia É gostoso andar descalços na areia, fazer castelos, brincar carregando os carrinhos... Materiais: lupa, areia,copo água. Esfregue areia com as pontas dos dedos.Sinta, observe a cor, brilho,textura. Coloque água e veja o que acontece. De que é formada a areia? Onde utilizamos areia? Coloque um pouco de areia em um recipiente e observe com a lupa.

32 Trabalhando com argila Argila é outro tipo de solo, que provem de pedras mais moles. O vento arranca um pó fininho, que nossos olhos não conseguem ver.A água da chuva e esse pó se juntam formando o solo argiloso. Providencie um pouco de argila, amasse, cheire, observe a cor,compare com a areia, diferença e semelhanças.

33 Conhecendo as minhocas Como será a vida de um bichinho que mora dentro da terra? Providencie algumas minhocas e traga para a sala de aula, numa lata com terra molhada. Como é o corpo da minhoca? (duro, mole, seco, molhado). Tem cabeça?Tem rabo?Como é o corpo das minhocas? A minhocas tem patas? Seu corpo parece uma sanfona, estica e afina,engrossa,encurta. Como será que ela faz para se alimentar? Tem olhos? Tem ouvidos? Como faz para sentir as vibrações da terra? Por que elas sempre querem fugir da luz do sol? O que acontece se ficarem expostas ao sol no sol? Lembre-se que depois de terem observado as minhocas, com cuidado, coloquem em lugar que possam sobriviver.

34 SEMENTÁRIO EXPLORAR OS VÁRIOS TIPOS DE SEMENTES PROVIDENCIADAS PELO PRÓPRIOS ALUNOS. VERIFICAR COM OS ALUNOS O EMBRIÃO DAS SEMENTES.O QUE É UMA SEMENTE? O QUE A SEMENTE PRECISA PARA GERMINAR? QUAIS SEMENTES VOCÊ CONHECE? SE COLOCARMOS SEMENTES NO ESCURO ELAS GERMINAM? SE FALTAR ÁGUA O QUE ACONTECE? LISTAR NOMES DE SEMENTES QUE OS ALUNOS CONHECEM. PODE-SE FAZER A EXPERIÊNCIA DA GERMINAÇÃO DO FEIJÃO, MILHO,ALPISTE, PODE-SE PLANTAR NO ALGODÃO,SOLO SEM ÁGUA,SOLO POBRE EM NUTRIENTES,AREIA,SOLO FÉRTIL...

35 COLEÇÃO DE SEMENTES - SEMENTÁRIO CORTA-SE O FUNDO DAS GARRAFAS DE ÁGUA MINERAL. COLOCA-SE AS SEMENTES QUE FORAM ESTUDADAS E COLETADAS PELOS ALUNOS. COLE NA CARTOLINA OU PAPEL CRAFT,ESCREVA O NOME DA PLANTA QUE ORIGINOU A SEMENTE. ALUNO COLOCA DATA E O NOME DO COLECIONADOR. ASSIM PODEMOS FAZER TAMBÉM COM PEDRAS,CONCHAS,FOLHAS...


Carregar ppt "COMO ESTUDAR CIÊNCIAS Ter um espaço da escola como lugar de estudo e pesquisa.Canteiro, viveiro, horta. Observar o comportamento das plantas e flores em."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google