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Prof. Vanderlei MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS MACHADO DE ASSIS.

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1 Prof. Vanderlei MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS MACHADO DE ASSIS

2 Prof. Vanderlei Início do Realismo no Brasil x rompimento com o Realismo: - rompimento com a verossimilhança externa - rompimento com a objetividade narrativa / narrador em terceira pessoa Narrador > condição morto > possibilidade de expor suas falhas / vícios:... a franqueza é a primeira virtude de um defunto. Na vida, o olhar da opinião, o contraste dos interesses, a luta das cobiças obrigam a gente a calar os trapos velhos, a disfarçar os rasgões e remendos, a não estender ao mundo as revelações que faz à consciência. (…) Mas, na morte, que diferença! Que desabafo! Que liberdade! Brás Cubas > símbolo da burguesia

3 Prof. Vanderlei Digressões / diálogos com o leitor Obra inovadora: O Velho Diálogo de Adão e Eva: Brás Cubas: ? Virgília: Brás Cubas: Virgília: ! De Como Não Fui Ministro de Estado

4 Prof. Vanderlei Nota Ao leitor: romance não-tradicional / não comentário o processo de produção Início > opta por começar pela morte: Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais elegante e mais novo. Enterro > poucos amigos > um deles faz um discurso > Não me arrependo das vinte apólices que lhe deixei.

5 Prof. Vanderlei Motivo da morte: Emplasto Brás Cubas > destinado a aliviar a nossa melancólica humanidade > verdade por trás do ato: sede de nomeada / fugir da obscuridade > ao pensar na ideia toma um golpe de ar > pneumonia Genealogia: o pai de Brás Cubas cria uma origem nobre para a família x origem humilde com um agricultor e tanoeiro Morte: Virgília o visita em seu leito de morte > filho: Nhonhô Delírio: encontro com a Natureza / Pandora > Sim, egoísmo, não tenho outra lei. Egoísmo, conservação. > viver = sofrimento > mostra- lhe a História dos séculos

6 Prof. Vanderlei Volta no tempo > nascimento > 1805 Infância: menino-Diabo > travessuras / bate no escravo Prudêncio (besta) / pai: Ah, brejeiro.. Cena marcante da infância: denuncia o caso entre Vilaça e D. Eusébia > espalha num almoço que eles haviam se beijado > pais de Eugênia Escola > experiência enfadonha > convivência com Quincas Borba > travesso / gosta de brincar de Imperador Salto temporal > 1822 > Independência do Brasil x dependência de Marcela

7 Prof. Vanderlei Marcela > Era boa moça, lépida, sem escrúpulos, (…) luxuosa, impaciente, amiga de dinheiro e rapazes. / Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis; nada menos. / Brás Cubas gasta uma pequena fortuna com ela Bento Cubas (pai) manda o filho para a Europa > início = dor por se ausentar de Marcela x posterior = ânsia por conhecer a Europa Estudos na Europa: A Universidade esperava-me com as suas matérias árduas; estudei-as muito mediocremente, e nem por isso perdi o grau de bacharel; deram-no com a solenidade de estilo. / diploma = liberdade + responsabilidade

8 Prof. Vanderlei Volta ao Brasil > mãe doente > morte > luto na Tijuca > dois acontecimentos marcantes: - primeiro: pai oferece-lhe um negócio: casamento com Virgília + possível vaga na política - Eugênia: filha de D. Eusébia e Vilaça / O pior é que era coxa. Uns olhos tão lúcidos, uma boca tão fresca, uma compostura tão senhoril; e coxa! Esse contraste faria suspeitar que a natureza é às vezes um imenso escárnio Por que bonita, se coxa? Por que coxa, se bonita? Essa voz saía de mim mesmo, e tinha duas origens: a piedade, que me desarmava ante a candura da pequena, e o terror de vir amar deveras, e desposá-la. Uma mulher coxa! / flor da moita / beijo / volta à cidade

9 Prof. Vanderlei Brás reencontra Marcela numa espécie de relojoaria > marcas de bexiga (varíola) / questiona-se se valera todos os esforços Aproximação de Virgília > filha do conselheiro Dutra / um mês = intimidade > trocado por Lobo Neves > Bento Cubas morre: Um Cubas! Retorno de Virgília à cidade > casada / filho Amantes: Há plantas que nascem e crescem depressa; outras são tardias e pecas. O nosso amor era daquelas; brotou com tal ímpeto e tanta seiva, que, dentro em pouco, era a mais vasta, folhuda e exuberante criatura dos bosques.

10 Prof. Vanderlei Brás Cubas x Virgília > amantes X Brás Cubas x Lobo Neves > amigos Reencontro com Quincas Borba > mendigo / escadas da igreja São Francisco / rouba-lhe o relógio Brás Cubas: fuga x Virgília: casa para encontros (havia o filho) D. Plácida: fora agregada/empregada na casa de Virgília / início: vergonha do ato x costume com a situação / perdera o pai / sustentara a mãe / viúva jovem com uma filha > foge com um homem Lobo Neves > indicado a assumir uma província no Norte > convida Brás Cubas para o acompanhar > Cotrim indica que seria perigoso > Lobo Neves desiste em função do decreto ser dato do dia 13

11 Prof. Vanderlei Brás Cubas x Virgília > cimo da montanha do amor: donde por algum tempo divisamos os vales de leste e de oeste, e por cima de nós o céu tranquilo e azul. Repousado esse tempo, começamos a descer a encosta, com as mãos presas ou soltas, mas a descer, a descer... Gravidez > Brás Cubas imagina ser seu > projetos: Um ser tirado do meu ser! Esta era a minha preocupação exclusiva daquele tempo. (…) Eu só pensava naquele embrião anônimo, de obscura paternidade, e uma voz secreta me dizia: é teu filho! (…) O melhor é que conversávamos os dois, o embrião e eu, falávamos de coisas presentes e futuras. O maroto amava-me (…) ele havia de ser bacharel. Virgília aborta

12 Prof. Vanderlei Quincas Borba manda uma carta + relógio Brás Cubas > faz referência ao seu sistema filosófico: Humanitismo Brás Cubas x Eulália / Nhá Loló > aproximação proporcionada por Sabina > desejo de casá-los Lobo Neves recebe uma carta > denúncia do caso > Virgília afirma que era uma calúnia > Brás Cubas surpreende-se com o comportamento de Virgília: falta de comoção, de susto, de saudades, e até de remorsos. Nomeação de Lobo Neves > dia 31 > simples inversão dos números

13 Prof. Vanderlei Retorno de Quincas Borba > herdara uma fortuna de um tio de Barbacena / comenta seu Humanitismo: Quincas Borba, porém, explicou-me que epidemias eram úteis à espécie, embora desastrosas para uma certa porção de indivíduos, fez-me notar que, por mais horrendo que fosse o espetáculo, havia uma vantagem de peso: a sobrevivência do maior número. Chegou a perguntar-me se, no meio do luto geral, não sentia eu algum secreto encanto em ter escapado às garras da peste… / Humanitismo: pregação do egoísmo / sátira às teorias da época Quincas Borba > enlouquece / morre na casa de Brás Cubas

14 Prof. Vanderlei Morte de Nhá Loló > febre amarela Brás Cubas >..eu galgara os quarenta anos, e não era nada... / Cinquenta anos! Não era preciso confessá-lo. Já se vai sentindo que o meu estilo não é tão lesto como nos primeiros dias. / Tantos sonhos, e não sou nada. Brás Cubas > deputado > carreira sem expressão Morte de Lobo Neves > Virgília = lágrimas sinceras x Brás Cubas = certo prazer Brás Cubas > entra para uma Ordem > caridade > encontra Marcela (morre num hospital) e Eugênia (vivia num cortiço / ainda coxa)

15 Prof. Vanderlei Final Este último capítulo é todo de negativas. Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar p pão com o suor de meu rosto. (…) Somadas umas coisas e outras, qualquer pessoa imaginará que não houve míngua nem sobra, e conseguintemente que saí quite com a vida. E imaginará mal; porque ao chegar este outro lado do mistério, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capítulos de negativas: - Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.


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