A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mergulho. 1.DEFINIÇÃO DA ATIVIDADE O mergulho recreativo SCUBA (Self Contain Under Water Breathing Apparatus ou Equipamento de mergulho autonomo) é uma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mergulho. 1.DEFINIÇÃO DA ATIVIDADE O mergulho recreativo SCUBA (Self Contain Under Water Breathing Apparatus ou Equipamento de mergulho autonomo) é uma."— Transcrição da apresentação:

1 Mergulho

2 1.DEFINIÇÃO DA ATIVIDADE O mergulho recreativo SCUBA (Self Contain Under Water Breathing Apparatus ou Equipamento de mergulho autonomo) é uma atividade de aventura que pode ser realizada por praticamente todo mundo. Os limites que se impõe são quanto a algumas doenças que o praticante não pode ser portador (como asma e diabetes por exemplo) e de idade mínima (10 anos). Existem mergulhadores em atividade com mais de 60 anos, inclusive instrutores. Pessoas com deficiência física e mental também podem mergulhar, mas devem procurar um profissional especializado para melhor atendê- los.

3 Existem algumas modalidades de mergulho: Snorkeling – É a modalidade mais difundida de mergulho, os praticantes usam somente equipamentos básicos (máscara, nadadeiras e snorkel). E ficam sempre à linha d'água. Free Dive – E a modalidade realmente esportiva do mergulho. Os praticantes utilizam somente o ar dos pulmões e permanecem o maior tempo possível debaixo d'água.

4 SCUBA recreacional – É a modalidade SCUBA mais difundida, os praticantes utilizam equipamento de respiração subaquática autônomo e tem limitações de tempo baseadas no consumo do ar e também em tabelas de mergulho. O limite máximo de profundidade para esta modalidade é de 40 metros e só pode ser praticado em águas abertas. Por ter treinamento obrigatório e ótimas estruturas para operação turística de mergulho, esta modalidade tem ótimos índices de segurança. Mergulho Técnico – É a modalidade que abrange as áreas que ficam fora dos limites do mergulho recreativo, vão abaixo de 40 metros, utilizam misturas gasosas diferentes do ar, vão a ambientes com teto (cavernas e naufrágios) e podem ficar fora dos limites não descompressivos das tabelas fazendo paradas para descompressão.

5 Mergulho Profissional – Nesta atividade o objetivo do mergulhador deixa de ser de lazer/turístico e passa a ser uma atividade profissional como, por exemplo, os mergulhadores de exploração de petróleo. Para saber mais sobre esta modalidade deve se entrar em contato com as entidades de ensino de mergulho profissional (SESC).

6 2. TREINAMENTO O mergulho recreativo SCUBA é uma atividade que envolve um determinado risco e, para aprender a lidar com este risco, o candidato a mergulhador deve antes de iniciar suas atividades procurar treinamento adequado. Este treinamento pode ser oferecido por um instrutor de uma das agências internacionais de certificação de mergulho como,por exemplo, PDIC, SSI, PADI, NAUI e CMAS (para entender melhor as certificadoras visite o site do WRSTC – World Recreational Scuba Training Counsil –

7 Sem este treinamento o mergulhador não estará apto a comprar equipamentos, mergulhar sem supervisão direta de um instrutor e, acima de tudo, colocará sua própria vida em risco por não compreender as mudanças a que seu corpo é exposto nesta atividade. Ao procurar treinamento, é importante que o candidato a mergulhador observe algumas importantes características do curso oferecido, como duração, certificação do instrutor, qualidade do material didático oferecido, qualidade e configuração do equipamento de mergulho a ser utilizado durante o curso, estrutura de suporte ao ensino de mergulho (piscina, embarcação a ser utilizada, local de aula e etc) e certificação recebida ao ser aprovado no treinamento.

8 Desconfie de cursos muito mais baratos que os demais pesquisados. Desconfie de cursos de curta duração. Procure saber se nestes casos a certificação oferecida é a de sua escolha (como por exemplo, se você poderá mergulhar com ou sem supervisão direta de um instrutor após o termino do curso).

9 3. EQUIPAMENTOS ESPECÍFICOS PARA A PRÁTICA DA ATIVIDADE Os equipamentos de mergulho são distintos para as modalidades a serem executadas. Vamos falar somente dos equipamentos para mergulho livre (Snorkeling e Free Dive) e os SCUBA recreativos. Mergulho Livre Máscara Snorkel Nadadeiras Roupa de proteção Cinto de lastro

10

11 Mergulho SCUBA recreativo Visando a segurança do mergulhador, alguns equipamentos SCUBA são de uso OBRIGATÓRIO. Vamos marcar estes com OBRIGATÓRIO. Vamos marcar estes com um *. Mascara Snorkel Nadadeiras Roupa de proteção Cinto de lastro Cilindros de alta pressão Regulador Octopus * (regulador reserva) Colete equilibrador * Manômetro* Profundímetro* Existem vários outros equipamentos utilizados em mergulho SCUBA, para saber mais sobre estes entre em contato com o seu instrutor de mergulho.

12 4. RELAÇÃO DA ATIVIDADE COM O MEIO AMBIENTE O Mergulho recreativo SCUBA é uma atividade contemplativa e tem como uma de suas principais regras o respeito à natureza. Mergulhadores bem treinados e conscientes de sua relação com o meio submarino são praticamente inofensivos ao ambiente, pois não têm contato com o fundo, não retiram nada do mar, não deixam nada no mar e não desrespeitam os animais. Os profissionais de mergulho são treinados para passar esta noção de respeito à natureza. As escolas e certificadoras de mergulho se organizam em eventos para a limpeza de pontos de mergulho por todo o mundo, e os mergulhadores se tornam amantes da natureza lutando por sua preservação.

13 Existem cursos de mergulho específicos para o correto trato do mergulhador com o ambiente, mas, desde o primeiro contato com o mar, o instrutor já vai orientá-lo a se posicionar corretamente, a não tocar no fundo e a não interferir no meio. Tornar-se um mergulhador é se tornar um fiscal dos mares. Depois do curso de mergulho a relação pessoal que se tem com o mar faz com que todos se preocupem muito mais com a preservação ambiental.

14 5. PRINCIPAIS RISCOS DA ATIVIDADE No mergulho recreativo os riscos são muito pequenos quando se tem o treinamento adequado e a atitude correta. Saber gerenciar os riscos da atividade é uma das principais características de um mergulhador. A evolução dos equipamentos e das técnicas vem ajudando a atividade a manter excelentes recordes de segurança. O mais importante a frisar em relação aos riscos da atividade, é que sem o treinamento adequado não se deve mergulhar. Não mergulhe além dos limites para que recebeu treinamento, não mergulhe sem equipamento de segurança obrigatório e nunca mergulhe sozinho. Seguindo estas regras o mergulho será uma atividade extremamente prazerosa e relaxante.

15 6. DICAS DE SEGURANÇA Nunca mergulhar sozinho; Nunca mergulhe sem equipamento obrigatório de segurança; Nunca ultrapasse os limites para os quais recebeu treinamento adequado; Mantenha-se dentro dos limites das tabelas de mergulho; Mantenha-se em boa forma física; Conheça o equipamento que está utilizando; Rode sempre o diagnóstico sobre o seu mergulho; Converse sobre procedimentos de segurança com a sua dupla antes de iniciar o mergulho; Respire calma e constantemente durante todo o mergulho.

16 7. MAIORES INFORMACOES PDIC (Professional Diving Instructors Corporations) PADI (Professional Association Diving Instructors) NAUI (National Association of Underwater Instructors) WRSTC (World Recreational Sc

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27


Carregar ppt "Mergulho. 1.DEFINIÇÃO DA ATIVIDADE O mergulho recreativo SCUBA (Self Contain Under Water Breathing Apparatus ou Equipamento de mergulho autonomo) é uma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google