A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. João Paulo de Brito Gonçalves Sistema de Arquivos - COMANDOS DE VISUALIZAÇÃO, BUSCA E LOCALIZAÇÃO Campus - Cachoeiro Curso Técnico de Informática.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. João Paulo de Brito Gonçalves Sistema de Arquivos - COMANDOS DE VISUALIZAÇÃO, BUSCA E LOCALIZAÇÃO Campus - Cachoeiro Curso Técnico de Informática."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. João Paulo de Brito Gonçalves Sistema de Arquivos - COMANDOS DE VISUALIZAÇÃO, BUSCA E LOCALIZAÇÃO Campus - Cachoeiro Curso Técnico de Informática

2 Comandos Os comandos apresentados nesta seção destinam-se principalmente ao processo de visualização e busca em arquivos em texto puro. Comando cat Imprime o conteúdo de um arquivo na tela. Mostra o conteúdo de uma só vez, não interrompendo a exibição para facilitar a leitura. Caso nenhum nome de arquivo ou argumentos seja fornecido, o cat permite que o usuário entre com os dados na entrada padrão(pelo teclado) e liste o conteúdo.

3 Tail Imprime as linhas finais de um arquivo qualquer. Por padrão, imprime as últimas dez linhas do arquivo. Dentre os parâmetros possíveis, merece destaque: -n: permite especificar quantas linhas serão impressas, alterando o valor padrão Comando head O comando head age de forma similar ao comando tail, imprimindo as dez primeiras linhas de um arquivo, enquanto o outro imprime as linhas finais. A opção que merece destaque é -n, que permite especificar o número de linhas que serão impressas

4 Comando find O programa find faz busca na árvore de diretórios, a partir do ponto atual, de arquivos cujos nomes contenham uma expressão passada como parâmetro. - name - Permite buscar um arquivo ou diretório que satisfaça uma dada expressão regular. -iname - Idêntica à opção -name mas desprezando o uso de maiúsculas ou minúsculas. -size - Permite buscar um arquivo pelo seu tamanho. -user - Localiza arquivos e diretórios de um dado usuário. -type – localiza arquivos e diretórios de um dado tipo. -perm – procura por um arquivo com uma permissão específica. -atime – localiza arquivos de acordo com a data de último acesso -mtime – localiza arquivos de acordo com a data de modificação -ctime – localiza arquivos de acordo com a data de criação

5 Comando locate O programa locate faz buscas de arquivos no sistema. Ele usa uma base de dados com informações sobre a localização dos arquivos, por isso tem performance bem superior ao find. Essa base de dados pode ser consultada por todos os usuários, mas apenas o root tem permissão para fazer atualizações. Exemplo: locate passwd – procura por todos os arquivos que possuam a string passwd em seu nome.

6 Comando which Aponta o caminho para determinado comando. Comando whatis Imprime a função do comando inserido como parâmetro Comando touch O comando touch é usado para alterar a data/hora de modificação e acesso dos arquivos especificados. Pode ser usado também para criar um arquivo vazio. Por padrão o touch modifica a hora e data de acesso do arquivo para a data corrente da máquina. Para especificar um horário específico deve-se usar:

7 touch –t anomesdiahoraminuto arquivo Comando wc O wc imprime na tela o número de linhas, palavras e bytes de um arquivo passado como parâmetro, fazendo a contagem. Se for especificado mais de um arquivo, é apresentado um total, que é o somatório dos resultados de contagem de todos eles. Se não for alocada nenhuma opção, o padrão é apresentar todas as informações. Comando diff Exibe a diferença entre dois arquivos. Muito utilizado por programadores.


Carregar ppt "Prof. João Paulo de Brito Gonçalves Sistema de Arquivos - COMANDOS DE VISUALIZAÇÃO, BUSCA E LOCALIZAÇÃO Campus - Cachoeiro Curso Técnico de Informática."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google