A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFERSA: Aspectos Gerais Coordenador: Walter Martins Rodrigues Vice-coordenador: Antônio Gomes Nunes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFERSA: Aspectos Gerais Coordenador: Walter Martins Rodrigues Vice-coordenador: Antônio Gomes Nunes."— Transcrição da apresentação:

1 Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFERSA: Aspectos Gerais Coordenador: Walter Martins Rodrigues Vice-coordenador: Antônio Gomes Nunes

2 Desafio da UFERSA: construir de uma Universidade excelência no semi-árido brasileiro Quadro real: A escassez de vagas na universidade pública A escassez de vagas na universidade pública Qualidade do Ensino público Superior Qualidade do Ensino público Superior Carência de profissionais qualificados Carência de profissionais qualificados Carência de Pesquisa Carência de Pesquisa Hiato entre ensino médio e superior Hiato entre ensino médio e superior

3 Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T): inovação no ensino superior Breve relato na histórico Breve relato na histórico Origem da UFABC Origem da UFABC A proposta do BCT da UFERSA A proposta do BCT da UFERSA Novos caminhos Novos caminhos Cursos de segundo ciclos ligados ao BCT Cursos de segundo ciclos ligados ao BCT Desafio pedagógico Desafio pedagógico

4 Histórico do BCT-UFERSA Inspirado no BCT da UFABC Impulsionado pelo REUNI e necessidade de expansão da UFERSA. 1) Aumento de vagas de ingresso, especialmente no período noturno; 2) Redução das taxas de evasão; 3) Ocupação de vagas ociosas

5 O curso O BCT é o primeiro ciclo de Formação superior O BCT é o primeiro ciclo de Formação superior Os cursos de Engenharias, licenciaturas e outros bacharelados podem compor um segundo ciclo de formatação Os cursos de Engenharias, licenciaturas e outros bacharelados podem compor um segundo ciclo de formatação O terceiro ciclo será a pós-graduação. O terceiro ciclo será a pós-graduação. O primeiro ciclo permite acesso ao segundo ou teceiro ciclo. O primeiro ciclo permite acesso ao segundo ou teceiro ciclo.

6 Características do curso O BCT da UFERSA tem duração de três anos ou três anos e meio (diurno/noturno). O BCT da UFERSA tem duração de três anos ou três anos e meio (diurno/noturno). Neste novo modelo proposto, os primeiros dois anos são de disciplinas básicas de cunho científico comum a todas as engenharias agregadas e de caráter obrigatório. Neste novo modelo proposto, os primeiros dois anos são de disciplinas básicas de cunho científico comum a todas as engenharias agregadas e de caráter obrigatório. O ingresso nos cursos de segundo ciclo depende do rendimento no BCT. O ingresso nos cursos de segundo ciclo depende do rendimento no BCT.

7 Objetivo geral Os egressos deste curso atuarão de forma crítica e inovadora frente aos desafios da sociedade, tendo sólida formação geral e científica. Os egressos deste curso atuarão de forma crítica e inovadora frente aos desafios da sociedade, tendo sólida formação geral e científica. Capacitar os egressos para em relação às bases de conhecimentos relacionadas atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos ambientais, sociais, políticos, econômicos e culturais. Capacitar os egressos para em relação às bases de conhecimentos relacionadas atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos ambientais, sociais, políticos, econômicos e culturais.

8 Bacharelado de Ciência e Tecnologia: A grande inovação da UFABC Surge a partir do Processo de reestruturação da Universidades Européias visando: Surge a partir do Processo de reestruturação da Universidades Européias visando: 1. Objetiva garantir a formação em nível superior em 3 anos e garantir: Bases para pós graduação, ou para graduação em diversas áreas (flexibilidade) 2. Permitir mais reflexão na escolha profissional (profissionais motivados) 3. Permitir dinâmica na atualização profissional (educação contínua)

9 UFABC No ano de 2004 o Ministério da Educação encaminhou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei 3962/2004 que previa a criação da Universidade Federal do ABC. Essa Lei foi sancionada pelo Presidente da República e publicada no Diário Oficial da União de 27 de julho de 2005, com o Nº e datada de 26 de julho de No ano de 2004 o Ministério da Educação encaminhou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei 3962/2004 que previa a criação da Universidade Federal do ABC. Essa Lei foi sancionada pelo Presidente da República e publicada no Diário Oficial da União de 27 de julho de 2005, com o Nº e datada de 26 de julho de O Projeto Acadêmico da UFABC procura levar em conta as mudanças no campo da ciência, propondo uma matriz interdisciplinar, caracterizada pela intercessão de várias áreas do conhecimento científico e tecnológico. O Projeto Acadêmico da UFABC procura levar em conta as mudanças no campo da ciência, propondo uma matriz interdisciplinar, caracterizada pela intercessão de várias áreas do conhecimento científico e tecnológico.

10 A fase eletiva do curso Vigora no últimos dois semestres (540 h); Vigora no últimos dois semestres (540 h); A escolha das eletivas leva em conta o rendimento no curso. A escolha das eletivas leva em conta o rendimento no curso. Critérios de Coerência e compatibilidade entre as diferentes turmas da mesma disciplina são importantes. Critérios de Coerência e compatibilidade entre as diferentes turmas da mesma disciplina são importantes. Interação interdisciplinar é necessária. Interação interdisciplinar é necessária. O agrupamento de eletivas é dinâmico. O agrupamento de eletivas é dinâmico.

11 Cursos de segundo ciclo As disciplinas optativas a serem escolhidas pelos estudantes terão quantidade limitada de vagas, direcionando-os para um dos seguintes bases: Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Civil, Engenharia de Energia, Engenharia de Energia, Engenharia Florestal, Engenharia Florestal, Engenharia de Produção, Engenharia de Produção, Engenharia do Petróleo, Engenharia do Petróleo, Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica e Engenharia Química. Engenharia Química. Sistema de Informação Sistema de Informação

12 A UFERSA decidiu pelo BC&T em sua proposta de reestruturação O BC&T incluído na Proposta Reuni da UFERSA prevê: O BC&T incluído na Proposta Reuni da UFERSA prevê: A formação em três anos dê grandes vantagens para o estudante A formação em três anos dê grandes vantagens para o estudante Fortalecer as bases de Matemática, Física, Computação e Cognição Fortalecer as bases de Matemática, Física, Computação e Cognição Preparar o estudante de forma escalonada e permite flexibidade na formação Preparar o estudante de forma escalonada e permite flexibidade na formação

13 Síntese O candidato ingressa no curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T), fará uma graduação em 3 ou 3,5 anos. Depois dessa formação básica, existem opções de graduação em engenharia, licenciaturas ou sistema de informação (Angicos).

14 Organograma BC & T (3 anos) #Demais Bacharelados (1 ano) Ciência Pura Engenharias (2 anos) 8 cursos Licenciaturas (1 ano) 4 cursos # Pode ser feito em outras instituições

15 Dificuldades evidenciadas Forte base em ciência: Matemática e Física, exigida e o ensino médio. (Nivelamento) Forte base em ciência: Matemática e Física, exigida e o ensino médio. (Nivelamento) -Valorizar o conhecimento -Valorizar o conhecimento As práticas laboratoriais: Diversos laboratórios estão sendo estruturados e construídos As práticas laboratoriais: Diversos laboratórios estão sendo estruturados e construídos Novas propostas pedagógicas, ensino mais integrado não foi assimilado a contento Novas propostas pedagógicas, ensino mais integrado não foi assimilado a contento Acompanhamento por tutores ainda não foi feito Acompanhamento por tutores ainda não foi feito A gestão do curso e a interface entre turnos e campus. A gestão do curso e a interface entre turnos e campus.

16 Muito Obrigado! O desafio continua...


Carregar ppt "Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFERSA: Aspectos Gerais Coordenador: Walter Martins Rodrigues Vice-coordenador: Antônio Gomes Nunes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google