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Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado – Orientação de Produção – Orientação de Produto – Orientação de Vendas – Orientação de Marketing – Orientação.

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1 Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado – Orientação de Produção – Orientação de Produto – Orientação de Vendas – Orientação de Marketing – Orientação Societal ou Social

2 Orientação de Produção A Orientação de produção sustenta que os consumidores dão preferência a produtos fáceis de encontrar e de baixo custo Alta eficiência + Baixos Custos + Distribuição de Massa - Ex. Tigres Asiáticos

3 Orientação de Produto A Orientação de produto sustenta que os consumidores dão preferência a produtos que ofereçam qualidade e desempenho superiores ou que tenham características inovadoras Qualidade + Desempenho - Ex. 3M

4 Orientação de Vendas A Orientação de Vendas parte do princípio de que os consumidores e as empresas, por vontade própria, normalmente não compram os produtos da organização em quantidades suficiente A organização deve, portanto, empreender um esforço agressivo de vendas e promoção contra: Inércia ou resistência dos consumidores que devem ser persuadidos - Ex. Organizações sem fins lucrativos,produtos não procurados etc..

5 Orientação de Marketing A Orientação de Marketing sustenta que a chave para alcançar as metas organizacionais está no fato de a empresa ser mais efetiva que a concorrência na criação, entrega e comunicação de valor para o cliente de seus mercados - alvos selecionados. Satisfazer a necessidade dos consumidores

6 Orientação de Marketing X Vendas A orientação de marketing adota uma perspectiva de fora para dentro, ao contrário da orientação de vendas. Orientação de Vendas Orientação de Marketing FábricaProduto Venda e Promoção Lucros por meio do volume de vendas Mercado Alvo Necessidade do Cliente Marketing Integrado Lucros por meio da Satisfação do Cliente

7 Marketing Integrado PRODUÇÃO FINANÇAS MARKETING REC. HUM. CLIENTE O Cliente como função controladora e o marketing como a função integradora

8 MARKETING INTEGRADO P P P P PRODUÇÃO COMERCIAL FINANÇAS REC. HUM. C

9 Organograma Tradicional X Orientada para o cliente Alta Administração Gerência de nível médio Pessoal da linha de frente Clientes Pessoal da linha de frente Alta Administração Gerência de nível médio Pessoal da linha de frente Clientes Organograma Tradicional Organograma de Empresa Moderna Orientada para o Cliente

10 Orientação de Marketing Social A Orientação de Marketing Social sustenta que a tarefa da organização é determinar as necessidades, os desejos e os interesses dos mercados-alvo e fornecer as satisfações desejadas mais eficazes e eficientemente do que a concorrência, de maneira que preserve ou melhore o bem-estar do consumidor e da sociedade Satisfazer a necessidade dos consumidores + Interesses públicos

11 Orientações de Marketing

12 Marketing como Filosofia de Negócio Marketing Estratégico Marketing Operacional

13 Marketing é uma orientação para o cliente, que tem como retaguarda o marketing integrado, gerando a satisfação do cliente e seu bem estar a longo prazo como chave para o atingimento das metas organizacionais Marketing como Filosofia de Negócio

14 Satisfação e bem estar do cliente a longo prazo Visão de longo prazo como pré requisito para a perpetuação da empresa

15 Metas Organizacionais LUCRO e SOBREVIVÊNCIA SOBREVIVÊNCIA

16 Marketing IntegradoPRODUÇÃO FINANÇAS MARKETING REC. HUM. CLIENTE O Cliente como função controladora e o marketing como a função integradora

17 Orientações de Marketing Marketing como Filosofia de Negócio Marketing Estratégico Marketing Operacional

18 Ambiente de Marketing PRODUÇÃO FINANÇAS COMERCIAL RH etc ECONOMICO POLÍTICO/LEGAL TECNOLOGICO SÓCIOCULTURAL DEMOGRAFICO AMB. NATURAL CONSUMIDOR INTERMEDIÁRIO CONCORRENTE FORNECEDOR EMPRESA MERCADO AMBIENTE PREÇO COMUNICAÇÃO PRODUTO DISTRIBUIÇÃO

19 É PRECISO ADAPTAR AS VARIÁVEIS INTERNAS, CONTROLÁVEIS, ÀS VARIÁVEIS EXTERNAS, INCONTROLÁVEIS

20 Esta adaptação estratégica da empresa ao seu ambiente de negócios em linha com o seu posicionamento é o: “COMPOSTO MERCADOLÓGICO ESTRATÉGICO”

21 Orientações de Marketing Marketing como Filosofia de Negócio Marketing Estratégico Marketing Operacional

22 É um conjunto de ferramentas de marketing que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos de marketing no mercado-alvo

23 É UM CONJUNTO DE ATIVIDADES DESEMPENHADAS PARA OBTER E MANTER CLIENTES COM O MELHOR RETORNO PARA A EMPRESA

24 PRODUTO CARACTERÍSTICAS QUALIDADE DESIGN MARCA SERVIÇOS VARIEDADE... COMUNICAÇÃO PROPAGANDA PROMOÇÃO DE VENDAS VENDA PESSOAL RELAÇÕES PÚBLICAS MARKETING DIRETO Conjunto de Atividades DISTRIBUIÇÃO CANAIS COBERTURA LOCALIZAÇÃO ESTOQUES LOGÍSTICA... PREÇO PREÇO DE LISTA DESCONTOS CONCESSÕES CONDIÇÕES DE CRÉDITO...

25 PREÇO PRODUTO DISTRIBUIÇÃO COMUNICAÇÃO. PÚBLICO -ALVO

26 Resumo Marketing como Filosofia de Negócio É o marketing integrado, isto é, toda a empresa mobilizada para obter e manter clientes Marketing Estratégico É a adaptação estratégica da empresa às condições do ambiente e do mercado Marketing Operacional São as atividades de (pesquisa), produto, preço, distribuição e comunicação

27 Atividade 2 - Grupo 1) Quais as Orientações de Mercado que uma empresa possa estar voltada? Cite um exemplo de cada empresa segundo cada Orientação. Justifique a sua resposta. 2) O que é Marketing integrado? 3) Qual a principal diferença entre o Organograma Tradicional x Orientada para o Cliente? Cite um exemplo de empresa e justifique a sua resposta 4) Qual a principal característica do Marketing como Filosofia de Negócio? 5) O que vem a ser Marketing estratégico? 6) O que é Marketing Operacional e quais são os seus Pilares?


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