A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 O Grupo SGS SGS é a maior organização do mundo em inspeções, testes e certificações, com sede em Genebra - Suíça. fundada em 1878 mais de 35.000 funcionários.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 O Grupo SGS SGS é a maior organização do mundo em inspeções, testes e certificações, com sede em Genebra - Suíça. fundada em 1878 mais de 35.000 funcionários."— Transcrição da apresentação:

1

2 1 O Grupo SGS SGS é a maior organização do mundo em inspeções, testes e certificações, com sede em Genebra - Suíça. fundada em 1878 mais de funcionários 350 laboratórios 850 escritórios mais de 140 países verificação test es certificação

3 2 SGS ICS é a maior organização de certificação do mundo, com mais de clientes certificados. Certificações disponíveis no Brasil: ISO 9001 – Qualidade ISO – Ambiental OHSAS – Saúde e Segurança SA 8000 – Responsabilidade Social TS e QS 9000 – Automotivo GMP, HACCP, BRC, Eurepgap, PDV – Segurança do Alimento Manejo Florestal e Cadeia de Custódia TAPA e SASSMAQ – Logística SRA – Relatórios de Sustentabilidade Treinamentos nas áreas de atuação: Cursos Registrados de ISO 9000 e ISO Auditores Internos Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança, RS. Normas do Setor Automotivo; Ferramentas de gestão de processos e sistemas. SGS ICS Certificadora

4 A SA 8000 como ferramenta para redução de um risco de gestão

5 4 Responsabilidade Social Empresarial É uma forma de gestão empresarial em linha com as expectativas e necessidades de suas partes interessadas. Entende-se como parte interessada os diferentes públicos que interagem com a organização como: Clientes; Fornecedores; Governo; Acionistas; Comunidade; Consumidores; Meio Ambiente.

6 5 O que é ser socialmente responsável? É considerar no planejamento de suas atividades a incorporação destes diferentes públicos. Mudança de atitude com vistas a gerar valor a todos os públicos. Não tomar ações que possam prejudicar seus públicos. Diferente de filantropia – ação pontual.

7 6 Riscos de Exposição

8 7

9 8

10 9 Risco de Exposição

11 10 Risco de Exposição

12 11 Risco de Exposição

13 12 Risco de Exposição

14 13 Exposição positiva

15 14 Histórico – Porque de uma norma? Necessidade de padronizar os Códigos de Conduta Promover conhecimento básico das normas internacionais de direitos humanos. Códigos de conduta divergentes causavam confusão para os fornecedores. Necessidade de um sistema de verificação padronizado para assegurar a conformidade contínua. Sem o objetivo da certificação, ações corretivas eram geralmente postergadas ou não eram tomadas. Criação de um documento de referência que pudesse ser aplicado em qualquer local e tamanho de empresa. Documento passível de verificação por entidades independentes.

16 15 Benefícios com sua implementação Proporcionar uma estrutura para o desenvolvimento de sistema de gestão voltado para a Responsabilidade Social; Estabelecer definições concisas e universais de termos; Fornecer meios para a melhoria contínua de seu desempenho social; Incentivar o mercado para que as empresas comprometam-se e engajem com uma conduta de liderança voltada para a Responsabilidade Social; Criar diretrizes para que as partes interessadas tenham acesso às informações de desempenho. Processo permanente de comunicação com as partes interessadas. Melhoria de relações com fornecedores.

17 16 Benefícios – Percepção Interna Melhoria do clima organizacional. Motivação dos funcionários (união em torno de um projeto). Resolver e prevenir conflitos internos. Diminuir os litígios trabalhistas (passivos). Reduzir acidentes de trabalho. Construir liderança. Reduzir desperdícios. Melhorar as relações com as autoridades fiscalizadoras trabalhistas. Prover melhoria no sistema de gestão da força de trabalho.

18 17 Benefícios – Percepção Externa Fortalecimento da imagem da organização. Demonstrar o comprometimento da organização para com as questões sociais. Fidelização de clientes (e consumidores). Possibilitar a abertura para novos nichos de mercado (concorrência pública, diferencial para exportação). Reduzir as zonas de conflito entre as partes interessadas (comunidade, ONG). Aumentar o valor agregado do produto ou serviço. Efeito multiplicador na cadeia. Atrair talentos e mão de obra qualificada.

19 18 Empresas Certificadas Informação disponível no site (31/10/04) 492 empresas certificadas Envolvem 40 países No Brasil: aproximadamente 62. No Brasil: Representam 13% do total de certificados no mundo. Envolve aproximadamente funcionários.

20 19 SA 8000 e o SAI Criada pelo SAI – Social Accountability Internacional Entidade criada em 1997 – Nos EUA Realiza avaliações independentes nos organismos de certificação (credenciamento) Monitora a conformidade de tais organismos com relação as diretrizes de certificação Fórum de reclamação sobre as entidades certificadas e sobre as entidades certificadoras Responde por reclamações e apelações Promove a divulgação e atualização da norma Promove a atualização dos auditores Realiza auditorias piloto em todo o mundo

21 20 Documentos de Referência Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) Constituída de 30 artigos baseados em direitos civis, políticos), sociais, econômicos e culturais; Deve ser adotada por todos os países membros da ONU. Convenção das Nações Unidas Sobre os Direitos da Criança; Convenção das Nações Unidas para eliminar todas as formas de discriminação contra as mulheres; Algumas Convenções da Organização Internacional do Trabalho (ILO) focada nos seguintes temas: Trabalho Forçado e Trabalho Escravo (29 e 105) Liberdade de Associação (87) Direito Negociação Coletiva (98) Remuneração equivalente e Discriminação (100 e 111) Representantes dos Trabalhadores (135) Idade Mínima e Recomendação (138 e 146) Saúde Ocupacional e Segurança (155 e 164) Reabilitação vocacional/deficientes (159)

22 21 Missão da norma SA 8000 Melhorar as condições de trabalho no mundo, através da promoção dos direitos dos trabalhadores Proporcionar uma padronização em todos os setores de negócios, em todos os países do mundo com relação a aplicação do direito dos trabalhadores Trabalhar em parceria com organizações trabalhistas e de direitos humanos no mundo todo (ONG) Proporcionar um incentivo que beneficie a comunidade empresarial e de consumidores através de uma abordagem transparente. Ter enfoque na prevenção e não na reação Promover o direito e participação dos trabalhadores Promover a conformidade com as leis de cada país Promoção da busca por fontes éticas

23 22 Algumas definições da norma Fornecedor/Subcontratado: entidade de negócio que fornece bens ou serviços para a empresa. Criança: indivíduo com idade inferior a 15 anos, a menos que a legislação local estipule uma idade maior para trabalho ou educação obrigatória. Trabalhador Jovem: indivíduo com idade entre criança e 18 anos de idade. Trabalho Infantil: trabalho realizado por criança. Ação de Reparação de Crianças: todo apoio e ações necessários para garantir segurança, saúde, educação e desenvolvimento de crianças submetidas ao trabalho. Parte Interessada: indivíduo ou grupo interessado ou afetado pelo desempenho social da empresa.

24 23 Requisitos de Responsabilidade Social Trabalho Infantil Trabalho Forçado Saúde e Segurança Liberdade de Associação e Direito a Negociação Coletiva Discriminação Práticas Disciplinares Horário de Trabalho Remuneração Sistema de Gestão

25 24 1 – Trabalho Infantil A organização não deve se envolver ou apoiar o Trabalho Infantil a organização deve proporcionar reparação de crianças que forem encontradas trabalhando com idade inferior aquela estabelecida pela legislação local e deve dar apoio para que tais crianças freqüentem a escola A organização deve promover a educação para crianças e jovens trabalhadores A empresa não deve expor jovens trabalhadores a situações que sejam perigosas, insalubres ou inseguras.

26 25 2 – Trabalho Forçado A organização não deve se envolver ou apoiar a utilização de trabalho forçado A organização não deve solicitar dos funcionários depósitos ou deixar documentos de identidade como condição para iniciar o trabalho Casos brasileiros: Mexicanos em oficinas de costura no Bairro do Bom Retiro em São Paulo (2001) Trabalhadores Rurais Gaúchos em Fazendas de Feijão e Milho na Venezuela (2001) Trabalhadores Rurais no Mato Grosso (Planalto da Serra e São José do Xingú) denunciados pelo Centro de Direitos Humanos Henrique Trindade (2000).

27 26 3 – Saúde e Segurança A organização deve proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável Deve ser nomeado um Representante da Alta Administração para a implementação deste elemento Deve ser fornecido treinamento regular (pelo menos uma vez por ano) aos trabalhadores sobre Segurança e Saúde A organização deve ser pro-ativa para solucionar problemas potenciais de Saúde e Segurança Banheiros limpos/água potável Dormitórios seguros e limpos (quando aplicável)

28 27 4 – Liberdade de Associação e Direito a Negociação Coletiva Respeitar o direito de todos os funcionários de formarem e associarem-se a sindicatos de trabalhadores e de negociar coletivamente Facilitar meios alternativos de associação onde a negociação coletiva for restringida por lei Assegurar que os Representantes Sindicais não sejam sujeitos a discriminação Assegurar que os Representantes Sindicais tenham acesso aos trabalhadores

29 Discriminação A organização não deve se envolver ou apoiar a discriminação baseada em raça, classe social, nacionalidade, religião, incapacidade física, sexo, orientação sexual, participação em sindicatos, filiação política ou idade. Não deve haver inteferências com os direitos individuais em observar preceitos ou práticas, como por exemplo crenças religiosas Nenhuma forma de assédio a funcionários deve ser permitida ou apoiada

30 29 6 – Práticas Disciplinares A organização não deve se envolver ou apoiar a utilização de punição corporal, mental ou coerção física e abuso verbal Punições físicas – espancamentos Ameaças de demissão ou danos pessoais

31 30 7 – Horário de Trabalho A organização deve cumprir com as leis e com os padrões da indústria sobre horário de trabalho No Brasil : 44 horas semanais e um dia de folga a cada 6 dias trabalhados Asseguar que o trabalho extra: Seja remunerado com valor mais alto Não exceda a 12 horas por semana ou 2 horas por dia Não seja requisitado regularmente Problema Brasil: Banco de Horas

32 Remuneração Os salários devem atender a requisitos legais e ser suficientes para atender as necessidades básicas + alguma renda extra Os salários não devem ser deduzidos por razões disciplinares, devem ser apresentados de maneira que os trabalhadores entendam e devem ser pagos de maneira conveniente (cheque, dinheiro, depósito em conta corrente) A organização deve evitar arranjos ou esquemas de falso aprendizado numa tentativa de evitar o cumprimento das obrigações trabalhistas e fiscais

33 32 9 – Sistema de Gestão Política de Responsabilidade Social Análise Crítica pela Alta Administração Representante da Empresa Representante dos Funcionários Planejamento e Implementação Treinamentos Monitoramento do Sistema Controle de Fornecedores Procedimentos de Avaliação e Monitoramento Ações Corretivas e de Reparação Comunicação Externa Acesso para Verificação Manutenção de Registros

34 33 Processo de Certificação Dividido em algumas etapas: Preparação ou planejamento; Auditoria de Campo; Relatório/Recomendação; Visitas de acompanhamento; Recertificação

35 34 Planejamento Necessário coleta de dados essenciais como: Dados salariais; Regulamentação de Saúde e Segurança; Regulamentação Trabalhista; Problemas mais comuns do segmento; Consulta às partes interessadas: ONGs Organizações Internacionais; Associações de Classe; Órgãos Governamentais. E equipe auditora deve determinar como estabelecer se o nível salarial é suficiente e adequada à norma. Análise dos documentos desenvolvidos.

36 35 Auditoria de Campo Avaliação do conhecimento/conscientização e comprometimento com o atendimento à legislação e regulamentos. Comprometimento com a Política Social; Eficácia da Análise Crítica pela Administração e Monitoramentos. Obtenção de evidências objetivas através de: entrevistas individuais e em grupos, Questionários confidenciais, Observação das evidências físicas e escritas. Depoimentos da Alta Administração.

37 36 Recomendação para Certificação Ausência de não-conformidades maiores Não-conformidades maiores: Evidência de não cumprimento de requisito legal. Ausência de evidência de cumprimento legal. Ausência de um procedimento requerido pela norma. Falha no cumprimento de um procedimento da empresa. Políica social com contradições. Não existe evidência suficiente para demonstrar comprometimento com os requisitos da norma e com a legislação aplicável. Caráter salarial (não cumprimento legislação e norma). Não-conformidades menores: Caráter salarial Falha isolada no Sistema de Gestão.

38 37 Certificação – Outras Características Confidencialidade em todas as etapas Realizada necessariamente no idioma local, Recomendável uma mulher para composição da equipe auditora. Realizada em diferentes turnos, se necessário. Entrevistas podem acontecer fora da empresa. Entrevistas constituem evidência objetiva. Certificado válido por 3 anos. Visitas de acompanhamento semestrais durante o período de certificação. Recertificação será feita através de uma auditoria completa.

39 38 Tendências Balanços Sociais e de Sustentabilidade (GRI) Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Guia Exame – as melhores empresas para se trabalhar PNQ – Prêmio Nacional da Qualidade AA-1000; Norma Brasileira de Responsabilidade Social (21000). Guia ISO de Responsabilidade Social (Reunião de Estocolmo).

40 39 Mensagem Precisamos estar atentos para o que chamamos de idéias inertes - idéias que apenas deixamos que cheguem à mente, sem contudo lhes darmos chance de ser utilizadas, testadas ou lançadas em combinações novas Precisamos estar atentos para o que chamamos de idéias inertes - idéias que apenas deixamos que cheguem à mente, sem contudo lhes darmos chance de ser utilizadas, testadas ou lançadas em combinações novas

41 40 Encerramento Muito obrigada! Maiores informações: Karina Tagata Desenvolvimento de Negócios Telefone: (11) ou Vanda Nunes Gerente de Desenvolvimento e Auditora Líder SA 8000 Telefone: (11)


Carregar ppt "1 O Grupo SGS SGS é a maior organização do mundo em inspeções, testes e certificações, com sede em Genebra - Suíça. fundada em 1878 mais de 35.000 funcionários."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google