A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMUNICAÇÃO A arte de falar bem Manuela M. Rodriguez.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMUNICAÇÃO A arte de falar bem Manuela M. Rodriguez."— Transcrição da apresentação:

1 COMUNICAÇÃO A arte de falar bem Manuela M. Rodriguez

2 É assim que se fala

3 COMUNICAÇÃO VERBAL SEM ESSA HABILIDADE HABILIDADE VOCÊ NÃO SE VALORIZA

4 COMUNICAÇÃO VERBAL FALANDO MELHOR Você será uma pessoa mais eficiente e mais feliz

5 COMUNICAÇÃO VERBAL O domínio do idioma é, hoje, elemento de primeira necessidade, seja na vida pessoal ou profissional. DEIXE SUA MARCA Comece a se policiar no falar. Seja um profissional disputado nos novos tempos que já chegaram.

6 COMO FALAR MELHOR Seja você mesmo. O maior patrimônio que temos na comunicação é a NATURALIDADE.

7 COMO FALAR MELHOR EVITE MODISMOS - Quem gostaria - Então - Com certeza - A coisa - A nível de

8 COMO FALAR MELHOR EVITE GÍRIAS - Rolou - Tipo assim - Tá manero

9 COMO FALAR MELHOR EVITE GERÚNDIOS - Estar providenciando - Estar enviando

10 COMO FALAR MELHOR EVITE ESTRANGEIRISMO - Full Time - Coffee Break - Cash

11 COMO FALAR MELHOR Fale com boa intensidade e pronuncie bem as palavras. Não omita a pronuncia dos S, R e dos I intermediários. Primero Primero Precisá Precisá Janero Janero Comê Comê Faze Faze Vamo Vamo Tercero Tercero Trazê Trazê Oia Oia Falá Falá Vencê Vencê

12 COMO FALAR MELHOR Fale com boa intensidade e pronuncie bem as palavras. Não omita a pronuncia dos S, R e dos I intermediários. Frases: Maria vamo comê e depois vamo fazê compras? Maria vamo comê e depois vamo fazê compras? Pro que você precisá eu tô as ordens. Pro que você precisá eu tô as ordens. Se tá bem? Me espera, que eu vou tá te ligando assim que eu chegá em casa

13 COMO FALAR MELHOR Fale com boa velocidade. Tenha um vocabulário adequado, isento de termos pobres e vulgares. Cuidado com o vocabulário técnico ou profissional.

14 CUIDE DA GRAMÁTICA E ORTOGRAFIA Você será avaliado pela maneira como constrói as frases, conjuga os verbos, faz as concordâncias etc. Um erro gramatical poderá atrapalhar uma apresentação e até mesmo destruir sua imagem.

15 TENHA POSTURA CORRETA Naturalidade do gesto Posição das pernas Movimento das mãos Posição da cabeça Semblante sempre descontraído, se possível sorridente

16 COMPLETE AS FRASES NÃO OMITA AS PALAVRAS Caso verídico Memorando do Gerente de Relações Humanas para as mulheres de uma grande empresa. Recomendamos a todas as mulheres da empresa que ao solicitar XEROX, verbalmente ou por escrito, o façam com frases completas.

17 COMPLETE AS FRASES NÃO OMITA AS PALAVRAS Algumas solicitações: Zeca, hoje eu tenho que ser a primeira porque estou mais necessitada. Toninho, tira o mais rápido possível, porque o gerente também vai querer. Alex, será que dá pra entrar no meio sem que ninguém perceba e tirar uma rapidinha.

18 CRIATIVIDADE Ser criativo é mais importante que ser bem informado, porque se houver informação, mas não criatividade, não se saberá o que fazer com a informação. COM CRIATIVIDADE É POSSÍVEL OBTER A INFORMAÇÃO.

19 ENTUSIASMO E BOM HUMOR Jesus afirma no livro dos milagres: A vida é uma brincadeira, DESAPEGUE-SE. Tudo passa, bom ou ruim. Nada é tão definitivo que justifique essa rigidez e serenidade. Descubra o entusiasmo da vida, seja capaz de transformar as coisas e fazê-las acontecer. Lembre-se que não há porta fechada para quem abre um sorriso. RIR É O MELHOR REMÉDIO

20 SABER OUVIR OUVIR (40%) FALAR (35%) LER (16%) ESCREVER (9%) O bom comunicador deve saber ouvir. Estudos mostram que a habilidade mais usada na comunicação é: As grandes pessoas monopolizam a arte de escutar. As pequenas a arte de falar. (David Schwartz)

21 A ARTE DE ESCUTAR É através da arte de escutar que seu espírito se enche de fé e devoção e que você se torna capaz de cultivar a alegria interior e o equilíbrio da mente. A arte de escutar lhe permite alcançar sabedoria, superando toda a ignorância. Dalai Lama

22 COMUNICAÇÃO x PESQUISA Pesquisa é uma palavra mágica, não se canse de pesquisar, perguntar e se capacitar. Leia muito. Faça da sua vida um aprendizado contínuo.

23 COMUNICAÇÃO x MUDANÇAS Esteja disponível. Se adapte às novas situações. - Resistência às mudanças - Comprometimento com o sucesso profissional. - É preciso estar atento às exigências do mercado, para tornar-se um profissional de sucesso.

24 COMUNICAÇÃO x MUDANÇAS Na escola da vida, muitas vezes é preciso desaprender o que se sabe e buscar novas alternativas.

25 COMUNICAÇÃO x CAMPO PROFISSIONAL Campo profissional: Diferença entre emprego e desemprego. Dificuldade com o idioma: Nunca foi tão notada e apreciada como atualmente. Uma empresa que não se comunica é como uma banda de jazz sem instrumentos: a música não acontece.

26 COMUNICAÇÃO x GLOBALIZAÇÃO Globalize-se. Globalize-se. Estude idiomas. Estude idiomas. Esteja sempre atualizado. Esteja sempre atualizado. Oportunidades nunca foram tão abundantes. Oportunidades nunca foram tão abundantes. COMUNIQUE-SE. COMUNIQUE-SE. QUEM FALA BEM DEMONSTRA RACIOCÍNIO LÓGICO E CLAREZA DE IDÉIAS.

27 A ARTE DE FALAR EM PÚBLICO Tenha em mente que ela deve ir ao encontro do interesse dos ouvintes. Tenha em mente que ela deve ir ao encontro do interesse dos ouvintes. Desenvolva o assunto de forma clara e lógica. Desenvolva o assunto de forma clara e lógica. Atinja os objetivos propostos. Atinja os objetivos propostos. COMO PLANEJAR UMA BOA APRESENTAÇÃO

28 Escolha o assunto. Escolha o assunto. Fale sobre um tema atual e que você goste. Fale sobre um tema atual e que você goste. Determine os objetivos. Determine os objetivos. Conheça os ouvintes. Conheça os ouvintes. Verifique o local e as circunstâncias da apresentação. Verifique o local e as circunstâncias da apresentação. Faça a pesquisa e a escolha das informações. Faça a pesquisa e a escolha das informações. ROTEIRO PARA ORIENTAÇÃO

29 Informar. Informar. Persuadir e motivar. Persuadir e motivar. Entreter. Entreter. Promover-se. Promover-se. OBJETIVOS IMPORTANTES PARA UMA APRESENTAÇÃO

30 RECURSOS Frase com informação que provoque impacto; Frase com informação que provoque impacto; Fato bem humorado; Fato bem humorado; História com narrativa interessante; História com narrativa interessante; Levantamento de uma reflexão; Levantamento de uma reflexão; Apresentação da utilidade, das vantagens e dos benefícios do assunto. Apresentação da utilidade, das vantagens e dos benefícios do assunto. Recursos que poderão ajudar o orador a conquistar ouvintes indiferentes Recursos que poderão ajudar o orador a conquistar ouvintes indiferentes :

31 INTRODUÇÕES Contar piadas; Contar piadas; Fazer perguntas quando não desejar respostas; Fazer perguntas quando não desejar respostas; Pedir desculpas ao auditório; Pedir desculpas ao auditório; Tomar partido sobre assuntos polêmicos ou controvertidos; Tomar partido sobre assuntos polêmicos ou controvertidos; Começar com palavras inconsistentes; Começar com palavras inconsistentes; Usar chavões ou frases feitas; Usar chavões ou frases feitas; Outras introduções desaconselháveis. Outras introduções desaconselháveis. Introduções que devem ser evitadas:

32 Predisponha sua mente para o sucesso. Predisponha sua mente para o sucesso. Deixe-se absorver pelo tema. Deixe-se absorver pelo tema. Afaste sua atenção dos estímulos negativos. Afaste sua atenção dos estímulos negativos. Induza confiança em si próprio. Induza confiança em si próprio. Procure oportunidades para falar em público. Procure oportunidades para falar em público. Aja confiantemente. Aja confiantemente. Mantenha na sua frente a certeza de recompensa. Mantenha na sua frente a certeza de recompensa. Boa sorte. Boa sorte. FINALIZE COM ARTE

33 MEDO DE FALAR EM PÚBLICO 90% das coisas que mais tememos não acontecem. 10% das que acontecem não são tão ruins como pareciam. A principal causa de você ter medo de falar em público é simplesmente o fato de que você não está acostumado a falar em público. Converse sobre seus medos, assim eles perdem poder.

34 NÃO TENHA MEDO Por que se deixar levar por esse negativismo infundado? Tenha uma atitude positiva – imagine que fará uma apresentação de sucesso. O medo é o filho bastardo da ignorância e da incerteza. (Robson)

35 LEMBRETES IMPORTANTES 1.Sua fala influencia outras pessoas, e através dessa influência você vende, negocia, persuade, envolve, impressiona, cativa e conquista. 2.Nossa vida depende, em grande parte, da maneira como nos comunicamos com o mundo. Nosso sucesso e nosso fracasso estão relacionados com a comunicação. 3.Lembre-se, o mundo mudou, exige resultados, e você tem que mostrá-los através de uma boa comunicação. 4.Inove para uma necessidade presente, e não para uma possibilidade futura. 5.COMUNIQUE-SE. Nunca foi tão necessário ser talentoso, habilidoso, competente, criativo e inteligente para se manter vivo de verdade.

36 LEMBRETES IMPORTANTES 6.As pessoas têm que se comunicar com o coração, com entusiasmo e espírito de equipe, celebrando e repartindo suas conquistas, por pequenas que sejam. 7.Pesquisas indicam que, 70% dos problemas nas organizações são causados pela deficiência na comunicação. 8.Pense que, com confiança, pensamento positivo e a informação transformada em conhecimento, bom senso e preparo, cada um inventa seu próprio caminho. 9.Sonhar não custa nada... Sonhe alto e almeje o triunfo. Sonhar pequeno ou grande dá o mesmo trabalho, sonhe enorme. 10.ACREDITE EM VOCÊ. COMUNIQUE-SE. Acredite com tal força em sua capacidade de realizar e vencer e faça tudo com paixão. O sucesso é fruto da constância de propósito. Seja persistente naquilo que acredita.

37 LEMBRETES IMPORTANTES Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos. (Eduardo Galeano)

38 ESCOLA DA VIDA LIÇÃO DE CASA LIÇÃO DE CASA FAÇA TUDO PARA MANTER-SE FAÇA TUDO PARA MANTER-SE MATRICULADO O MAIOR TEMPO POSSÍVEL.SUCESSO

39 MANUELA M. RODRIGUEZ Profª. COMUNICAÇÃO Profª. COMUNICAÇÃO ATUALIZAÇÃO DE REDAÇÃO COMERCIAL ESPANHOL (Empresas – Escolas – Eventos - Particulares) Site:


Carregar ppt "COMUNICAÇÃO A arte de falar bem Manuela M. Rodriguez."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google