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DIREITO PENAL PARTE GERAL I Prof. Robson Galvão 1º SEM/2011.

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1 DIREITO PENAL PARTE GERAL I Prof. Robson Galvão 1º SEM/2011

2 PLANO DA DISCIPLINA  Data: 03/08/2011  Instituição: Faculdade Dom Bosco  Curso: Direito  Disciplina: Direito Penal – Parte Geral I  Professor: Robson Galvão – qualif. e contatos  Semestre: 2º Período  Turno: Noturno  Carga horária: 72 h/a

3 REFLEXÃO INICIAL “O estabelecimento de finais futuros e a escolha de meios para atingi-los são a marca e o critério da presença da mentalidade dentro de um fenômeno”. (William James – Principles of Psychology)

4 O INÍCIO DE MAIS UMA JORNADA 1)FIXAÇÃO DOS OBJETIVOS 2)ESCLARECIMENTO DOS MEIOS PARA SE ALCANÇAR OS OBJETIVOS 3)ESTABELECIMENTO DAS REGRAS A SEREM OBSERVADAS

5 1. FIXAÇÃO DOS OBJETIVOS A) OBJETIVOS DOS ALUNOS: ?

6 1. FIXAÇÃO DOS OBJETIVOS B) OBJETIVOS DA INSTITUIÇÃO:  O Dom Bosco tem como missão disponibilizar seu patrimônio intelectual em soluções educacionais, visando ao desenvolvimento pleno do cidadão  Permanecer entre as faculdades mais bem colocados no exame de ordem  Auxiliar os alunos a obterem boas colocações profissionais  Ser reconhecida pela excelência na educação

7 1. FIXAÇÃO DOS OBJETIVOS C) OBJETIVOS DO PROFESSOR:  Criar/manter uma boa reputação como professor e operador do Direito  Auxiliar os alunos a alcançarem os seus objetivos  Auxiliar a instituição a alcançar seus objetivos  Orgulhar-se de seus alunos no desempenho de suas funções  Ser reconhecido pela instituição e pelos alunos como bom professor

8 1. FIXAÇÃO DOS OBJETIVOS  Tudo isso depende de um único aspecto: APRENDIZAGEM  Esse é o verdadeiro objetivo, do qual dependem todos os demais  A missão do professor é facilitar a aprendizagem – oportunizar a possibilidade de os alunos aprenderem  A missão do aluno é adotar uma postura apta à aprendizagem, entender como aprender e esforçar-se efetivamente para aprender

9 1. FIXAÇÃO DOS OBJETIVOS  APRENDIZAGEM: AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO, HABILIDADES E CAPACIDADES ATRAVÉS DO ESTUDO, DA EXPERIÊNCIA OU ENSINO  Esse é o resultado, mas como aprendemos?

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11 2. MEIOS PARA ALCANÇAR A APRENDIZAGEM  A aprendizagem não está diretamente relacionada ao ato de ensinar ou de educar  A todo momento aprendemos sem sermos ensinados  “Ensinei a matéria, mas os alunos não a aprenderam”  A aprendizagem não é obtida com “o professor despejando conhecimento na vasilha vazia” – isso é injeção de conhecimento

12 2. MEIOS PARA ALCANÇAR A APRENDIZAGEM BOM PROFESSOR GERAM BONS ALUNOS

13 2. MEIOS PARA ALCANÇAR A APRENDIZAGEM  Níveis de aprendizagem:  Incompetência inconsciente - Você não sabe e não sabe que não sabe  Incompetência consciente – Você sabe que não sabe  Competência consciente – Você sabe, mas ainda não é consistente e habitual  Competência inconsciente – Você sabe e isso é inconsciente e habitual  Maestria - Não é só eficaz, mas lindo de se ver

14 2. MEIOS PARA ALCANÇAR A APRENDIZAGEM  Tempo para alcançar os níveis de aprendizagem:  Competência consciente – 1.000 horas  Competência inconsciente – 5.000 horas  Maestria - 25.000 horas

15 2. MEIOS PARA ALCANÇAR A APRENDIZAGEM  Um dos meios para acelerar a aprendizagem é um bom ensino  Um bom professor deve:  a) manter o nível de motivação elevado;  b) dividir o trabalho em partes gerenciáveis;  c) manter um bom estado emocional;  d) satisfazer a curiosidade intelectual.

16 2. MEIOS PARA ALCANÇAR A APRENDIZAGEM  Bons resultados dependem:  a) do professor;  b) dos alunos;  c) do material a ser apresentado e aprendido;  d) das ferramentas e dos canais de comunicação para dar suporte;  e) do contexto e do ambiente em que a aprendizagem será desenvolvida.

17 2. MEIOS PARA ALCANÇAR A APRENDIZAGEM  Zona de aprendizagem  Zona de ansiedade – a dificuldade percebida da tarefa parece maior do que os recursos de que dispõe  Zona do tédio – os recursos percebidos são maiores do que a dificuldade percebida  Zona de aprendizagem – a dificuldade percebida se equipara aos recursos percebidos

18 2. MEIOS PARA ALCANÇAR A APRENDIZAGEM Dificuldade

19  Se estiver na:  Zona de ansiedade – Pare! Pense em que recursos necessita. Quais informações obter. Onde obter. A quem perguntar.  Zona do tédio – Pare! Estabeleça resultados adicionais próprios que exigirão mais de você.  Zona de aprendizagem – Continue! A aprendizagem fluirá, sendo recompensadora e agradável.

20 2. MEIOS PARA ALCANÇAR A APRENDIZAGEM Feedback resultado Diferença de onde está e onde deseja estar Ação Decisão Crenças e suposições

21 2. MEIOS PARA ALCANÇAR A APRENDIZAGEM  Por que aprender?  OBJETIVOS

22 2. MEIOS PARA ALCANÇAR A APRENDIZAGEM  O que aprender?  6 UNIDADES TEMÁTICAS  VIDE ANEXO

23 2. MEIOS PARA ALCANÇAR A APRENDIZAGEM  Como aprender?  Sugestão de “ação” de acordo com os meios de aprendizagem  Contato inicial com o assunto – Memória de curto prazo. Relevância? Encontros.  Novo contato com o assunto – Memória de longo prazo. Confirmação da importância. Atividades em sala e em casa.  Fixação – Sono.

24 2. MEIOS PARA ALCANÇAR A APRENDIZAGEM  Quais ferramentas utilizar?  Bibliografia – vide anexo  Resolução de questões da OAB e de concursos públicos  Anotações em sala  Debate com os colegas  Elaboração de esquemas visuais  ???

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26 3. REGRAS A SEREM OBSERVADAS  O processo de aprendizagem precisar ter regras claras e justas  Com o estabelecimento das regras visa-se possibilitar uma ambiente adequado para que cada um possa desenvolver o melhor de si  Disciplina não é apenas silêncio, mas postura para aprender  Ler com atenção o pacto de aprendizagem, disponível na secretaria, na fotocopiadora, na web aluno e com o representante

27 3. REGRAS A SEREM OBSERVADAS  No pacto de aprendizagem consta:  Conteúdo da disciplina  Sistema de avaliação  Procedimentos a serem adotados nos encontros  Procedimentos a serem adotados durante as realizações das provas  Procedimentos a serem adotados quanto aos trabalhos


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