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ORIENTAÇÕES A PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR E O TEA

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Apresentação em tema: "ORIENTAÇÕES A PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR E O TEA"— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO DE REFERÊNCIA DOS TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA PHILIPPE PINEL CREAPP

2 ORIENTAÇÕES A PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR E O TEA
Estudos baseados em evidências mostram que crianças com TEA, na grande maioria dos casos, não aprendem pelos métodos de ensino tradicionais. ORIENTAÇÕES A PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR E O TEA

3 ANÁLISE APLICADA DO COMPORTAMENTO - ABA
ABC’s do Behaviorismo A= Antecedente B= comportamento ou resposta C= consequência ANÁLISE APLICADA DO COMPORTAMENTO - ABA

4 ANÁLISE APLICADA DO COMPORTAMENTO - ABA
Reforçamento Reforçamento é um processo no qual um comportamento é fortalecido por uma consequência imediata que regularmente segue a sua ocorrência. Reforçador Positivo Reforçador Negativo ANÁLISE APLICADA DO COMPORTAMENTO - ABA

5 ANÁLISE APLICADA DO COMPORTAMENTO - ABA
Reforçamento Positivo O reforçamento positivo é essencial para a aprendizagem de novos comportamentos. O reforço positivo deve ser utilizado imediatamente após o comportamento ocorrer ANÁLISE APLICADA DO COMPORTAMENTO - ABA

6 ANÁLISE APLICADA DO COMPORTAMENTO - ABA
Sugestões de reforçadores positivos Sociais (elogios) Com uso de atividades (jogos, quebra-cabeça) Com uso de brinquedos (carrinhos, balões, adesivos) Com uso de contato físico (abraçar, cócegas, bater as mãos) ANÁLISE APLICADA DO COMPORTAMENTO - ABA

7 ESTUDO DE CASO Caso A: Aluno: E. Idade: 7 anos

8 Manejo comportamental
Estratégias Estruturação da rotina escolar: - Mudança de carteira para diminuir estímulos, sentar no lado oposto da janela na primeira fileira. - Estabelecimento de reforçador para alternar com as atividades, estabelecendo o comportamento de sentar e esperar. - Atividades estruturadas em sala de aula, momento livre de demanda no recreio com supervisão no momento da alimentação e uso do banheiro (desfralde). - Uso de estímulos visuais para o estabelecimento de rotinas e instruções (tarefas, atividades e troca de ambiente) e estimular a fala.

9 Utilização de Reforços
- Para a realização das atividades pedagógicas, utilizando itens de seu interesse. - Para modificação de comportamento: Utilize elogios (reforço social), recompensas e agrados, por exemplo sempre após a emissão de comportamentos adequados. Utilização de Pistas visuais Rotina Escolar Atividades de Vida diária

10 Modelos de Rotinas estruturadas com pistas visuais

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17 ESTUDO DE CASO Caso B: Aluno: V. Idade: 11 anos

18 Manejo comportamental
Estratégias Estruturação da rotina escolar: Estruturação da rotina através de pistas visuais - Foco das intervenções nas AVDs, visando aumento da independência e autonomia. - Desfralde: pedir que a mãe mande trocas de roupas, estipular horários fixos para que seja levado ao banheiro, poderá ser utilizada pista visual para sinalizar que é hora do banheiro.

19 Utilização de Reforços
Para a realização das atividades pedagógicas, podendo utilizar itens de seu interesse. Para aprender a esperar a sua vez. No desfralde, sempre que fazer xixi na privada, apenas neste momento reforçar muito socialmente e se necessário utilizar reforçador primário (comestível).

20 Habilidades iniciais pré acadêmicas
Parear figuras Treino de comunicação por troca de figuras; Iniciar o treino de pareamento utilizando a alimentação (motivação maior) Treino de pareamento figura e alimento concreto Tipos de apoios necessários: Físico total. Físico parcial. Gestual.

21 MUITO OBRIGADA!!! ANA CAROLINA MARQUES PSICÓLOGA/NEUROPSICÓLOGA
CRP:06/93320 MUITO OBRIGADA!!!


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