Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
por Fernando Luís Dotti fldotti@inf.pucrs.br
Redes de Computadores por Fernando Luís Dotti
2
Histórico, Tendências, Impactos
3
Histórico: Evolução da Internet *
Antecedentes 1830: Telégrafo 1876: Chaveamento de circuito (Telefone) Década de 60 início dos anos 60: Conceito de chaveamento de pacote (Paul Baran) 1965: M.I.T. inicia estudo sobre redes de computadores 1968: inicia a ARPANet (Advanced Research Project Agency) 1969: ARPANet tem 4 nodos (UCLA, UCSB, U.Utah,SRI) links de 50 Kbits/s * Fontes: Henning Schulzrinne, Columbia University Raj Jain, Ohio State University (e outros)
4
Histórico: Evolução da Internet
Década de 70 redes de acesso múltiplo DECnet (1975), IBM SNA (1974) início de 1970: redes de acesso múltiplo ALOHA --> Ethernet 1971: nodos computadores UCLA, SRI, UCSB, U.Utah, CMU, Harvard, Stanford, Lincoln Lab, NASA 1972: 1ra demonstração pública no ICCC 1973: Projeto do TCP/IP conexões com Inglaterra e Suécia 1979: ~ 100 nodos
5
Histórico: Evolução da Internet
Década de 80 proliferam as LANs: Ethertnet e Token Ring final dos 80: redes com fibra-ótica Fiber Distributed Data Interface (FDDI) a 100 Mb/s 1980: Berkeley UNIX com TCP/IP início dos 80: divisão entre ARPANet (pesquisa) e MILNET (militar) 1983 (1/1): NCP >> TCP 1984: DNS - Domain Name Service 1986: criada a NSFNet 1989: Internet passa de nodos primeira proposta do WWW 1989: backbone da NSFNet passa para Mbps (T1)
6
Histórico: Evolução da Internet
Década de 90 redes de alta velocidade: ATM a 150 Mb/s ou mais foco em novas aplicações redes locais sem fio comercialização Information Infrastructures (NII, EII, GII, ...) 1991: Universidade de Minnesota lança “Gopher” backbone NSFNet passa para 44,736 Mbps (T3) 1992: março - primeira sessão MBONE de áudio novembro - primeira sessão MBONE com vídeo 1993, fevereiro: NCSA Mosaic 1993, junho: hosts 1994, janeiro:
7
Internet: Evolução >>Tendências
1995, janeiro: hosts 1996, janeiro: hosts …
8
Dimensões/ Crescimento
Máquinas conectadas Pessoas Atingidas Tráfego - Serviços Movimentação
9
Máquinas conectadas
10
Máquinas conectadas - distribuição
11
Máquinas conectadas- distribuição Am. Latina
12
Pessoas conectadas World Total 304.36 million Africa 2.58 million
Asia/Pacific million Europe million Middle East million Canada & USA million South America million
13
Pessoas conectadas
14
Serviços
15
Serviços
16
Movimentação
17
Movimentação
18
Movimentação
19
Movimentação
20
População Bancária
21
Poder de Processamento
Processador no vídeo-game x mais rápido que ENIAC (1947) Jogo “Gênesis” tem mais poder de processamento que supercomputador Cray de 1976 Chips em vídeo-cameras tem mais poder que IBM 360 Poder de processamento em MIPs = 2^(ano-1986) 256 MIPs em 1994, 2 GIPs em 1997, ... Obs.: velocidade de transmissão tem aumentado na razão de 1.78 ao ano Observação adicional: velocidade de processamento tem aumentado na razão de 1.48 ao ano velocidade de transmissão tem aumentado na razão de 1.78 ao ano
22
Impactos Economia Digitalização / Convergência Virtualização
Globalização Educação
23
Impactos: Economia “outsourcing” de setores de trabalho intenso - núcleo é coordenação 60% dos trabalhadores norte-americanos: “knowledge workers” 8 em 10 empregos estão fortemente relacionados com informação mais norte-americanos trabalham na indústria de informática do que na automobilística mais trabalho em processamento de dados do que refinarias de petróleo >>> novo perfil, 3ra onda
24
Impactos: Digitalização/Convergência
Facilidade de armazenamento, manipulação, especialização,... TV, Telefonia normal / celular, jornais estão sendo digitalizados Convergência tecnológica indústria de telecomunicações indústria de computadores indústria de entretenimento mesma base para redes de telecomunicação e de computadores desregulamentação de redes telecomunicação
25
Impactos: Virtualização
Tudo virtual (?!): Lojas virtuais, Local virtual de trabalho, Dinheiro / comércio eletrônico, Redes virtuais, ... 55 milhões de trabalhos remotos nos EUA no ano 2000 gerência remota, acesso remoto, suporte remoto, suporte virtual, ... Sexo via internet ...
26
Impactos: Virtualização
Organizações Virtuais encontro “on-line” alianças montadas rapidamente recursos complementares em cias cooperantes são integrados para suportar um produto particular alocação de recursos sub-utilizados
27
Impactos: Globalização
Melhor comunicação >>> a distância não importa mais ! Linguagem única Meios de circulaçao (jornais, TVs, etc.) distribuídos globalmente Fronteiras entre línguas desaparecem (!?) E fronteiras / diferenças culturais (?) Inglês é realmente a língua universal (?)
28
Impactos: Educação Um dispositivo manual terá capacidade suficiente para armazenar uma biblioteca Computadores terão memória “maior que a de humanos” Saber onde achar a informação é mais importante do que a informação Memória humana guarda ponteiros para a massa de informação Educação a distância Preço de disseminação (e produção ?) da informação tende a zero Qualidade da informação disponível >>> senso crítico, filtragem Ferramentas automáticas Representação de informação em formato “entendível” por humanos e máquinas Máquinas tratarão linguagem natural a nível semântico
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.