A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OFICINA DE TRABALHO RIPSA NO SEU ESTADO MATO GROSSO DO SUL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OFICINA DE TRABALHO RIPSA NO SEU ESTADO MATO GROSSO DO SUL."— Transcrição da apresentação:

1 OFICINA DE TRABALHO RIPSA NO SEU ESTADO MATO GROSSO DO SUL

2 Qual a relevância da RIPSA no seu Estado e por quê? -Fórum importante: intersetorialidade – características multidisciplinares, multiprofissionais e multi-institucionais; -Possibilidade de desagregação por município; -Possibilidade de trabalhar as especificidades regionais; -Possibilidade de promover mudanças na cultura organizacional – cultura da informação.

3 Qual o objetivo da RIPSA no Estado? Fortalecer os municípios, melhorar a qualidade da informação para qualificar a gestão municipal. Detalhar a situação e os levantamentos das necessidades de cada município é fator preponderante. Instrumentalizar o gestor, não só na área da saúde, mas em nível de ação governamental voltada para a integração das agendas, principalmente aquelas que atuam sobre os determinantes sociais da saúde.

4 Conjuntura estadual quanto às premissas apresentadas DESAFIOSPOTENCIALIDADES Articulação setorial e extra- setorial Receptividade dos setores Resgatar o uso efetivo da informação nos processos de planejamento Vontade política dos gestores Formação de Fórum de discussão de indicadores do Estado Discussão efetiva da política de educação permanente no âmbito estadual de forma participativa e intersetorial

5 Potenciais componentes identificáveis da OTI RIPSA/UF RIPSA MATO GROSSO DO SUL SESFUNASA COSEMS UNIVERSIDADESCESFIOCRUZ SEMAC - FUNDECT IBGE REPRESENTA ÇÃO MS

6 Expectativas/experiência acumulada no Estado de trabalhos colaborativos/ em REDE / por consenso? A CIB é, talvez, a única experiência sul-mato- grossense do trabalho por consenso. No processo de implantação da RIPSA estadual a expectativa é de se chegar ao trabalho colaborativo, cada um enxergar as suas próprias deficiências e o grupo enxergar a potencialidade e as contribuições de cada um.

7 Proposição do funcionamento da RIPSA no estado de MS OTI - periodicidade trimestral. Comitês - decidirão qual a freqüência de seus encontros, conforme seu ritmo e demandas próprias, sendo que a composição desses grupos respeitará sua especificidade. Secretaria Técnica - apoio aos trabalhos e alimentação das informações e produtos da RIPSA estadual na página da SES. Financiamento (SES e MS)

8 Produtos/ resultados a serem priorizados pela RIPSA em MS 1.Discussões temáticas específicas de assuntos importantes para o estado e identificados nos diversos fóruns (e aprovados na OTI), devendo ser feitas de forma intersetorial. Inicialmente, as linhas temáticas já delineadas para atuação da Unidade Regional da FIOCRUZ e que abordam as especificidades regionais, poderão ser sugeridas. 2.Fomento à educação permanente, na área de gestão da informação, com vistas à adoção da informação como instrumento de trabalho, na perspectiva de gerar conhecimento para a ação. 3.IDB estadual.

9 Cronograma Inicial ATIVIDADES/ 2008JANFEVMARABRMAIJUN Reunião interna21 Contatos prévios com possíveis parceiros XX Elaboração do documento-base XX Fortalecimento do banco de dados XX Apresentação na CIB e na CES X Convite oficial aos parceiros X Organização logística da OTI X 1ª OTI5 a 9 Publicação dos Disp. Legais X Organização do Relatório e POP/2008 XX

10 Propostas de apoio Fortalecimento do Banco de Dados – acesso, apoio aos CGI (fevereiro de 2008). Participação na 1ª OTI (entre 5 e 9 de maio de 2008). Participação nas primeiras reuniões dos CGI – discussão de metodologia.

11 RIPSA MATO GROSSO DO SUL Intersetorialidade Fortalecimento da gestão municipal e estadual Qualificação da informação CONHECIMENTO PARA AÇÃO


Carregar ppt "OFICINA DE TRABALHO RIPSA NO SEU ESTADO MATO GROSSO DO SUL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google