A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CUIDADOS EM SAÚDE BUCAL INTEGRADOS EM VISITA DOMICILIAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CUIDADOS EM SAÚDE BUCAL INTEGRADOS EM VISITA DOMICILIAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA."— Transcrição da apresentação:

1 CUIDADOS EM SAÚDE BUCAL INTEGRADOS EM VISITA DOMICILIAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

2

3 - Tubarão habitantes 23 ESF (19 ESB) 1 CEO tipo II 38 CDs na rede 1 Universidade (Unisul) 1 Curso THD (Qualificar)

4 EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO BAIRRO SÃO LUÍS – TUBARÃO/SC Equipe de Saúde Bucal: CD: Dimas João Rodrigues Neto ACD: Sônia de Souza Coordenação de Saúde Bucal Tubarão/SC: CD: Wladimir Vinicius Pimenta

5 INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Programa da Saúde da Família que teve início a partir da década de 90, destaca-se por modificar a atenção em saúde para a família e não somente para o individuo.

6 INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO Implantação da equipe de Saúde Bucal: Portaria nº do MS, publicada no Diário Oficial da União em 29 de Dezembro de melhoria de indicadores epidemiológicos em toda a nação brasileira. Ampliação do acesso coletivo às ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal e a conseqüente melhoria de indicadores epidemiológicos em toda a nação brasileira.

7 VISITA DOMICILIAR VISITA DOMICILIAR Visita Domiciliar (VD), conjunto de ações de saúde voltadas para o atendimento, tanto educativo quanto assistencial, além de apresentar-se como uma atividade com o intuito de subsidiar a intervenção no processo saúde-doença de indivíduos ou no planejamento de ações visando a promoção de saúde da coletividade. Ministério da Saúde, 2003.

8 VISITA DOMICILIAR VISITA DOMICILIAR A maior parte da população beneficiada pelas visitas domiciliares, são os pacientes acamados ou idosos com doenças crônicas que encontram-se impossibilitados ou com dificuldade de deslocamento até os centro de atendimento e a unidade de saúde. Dias NHNS, 2002.

9 VISITA DOMICILIAR Assim, a VD representa uma estratégia de atenção à saúde que engloba muito mais do que o simples fornecimento de um tratamento, ela se apresenta como um método que amplia a dimensão do assistir, não tendo seu enfoque na doença, mas na promoção, manutenção e recuperação da saúde do ser humano na perspectiva de sua família.

10 VISITA DOMICILIAR Para a manutenção da saúde do acamado é vital que se tenha um acompanhamento rigoroso de sua saúde bucal. Evitando assim, o desencadeamento e/ou agravamento de doenças relacionadas não só ao sistema estomatognático como doenças de caráter sistêmico: - doenças do aparelho circulatório; - distúrbios neuromusculares; - doenças do aparelho digestivo; - bem como os aspectos relacionados a saúde psicológica e mental (qualidade de vida, auto-estima);

11 PRESENTE TRABALHO O presente trabalho, traz informações sobre a importância da saúde bucal na visita domiciliar do ESF, e traz o relato de uma experiência de tratamento realizado com paciente acamado, sendo que procedimentos curativos e preventivos foram realizados na própria residência do paciente.

12 OBJETIVOS OBJETIVOS Geral: Apresentar experiência de tratamento odontológico em domicílio para paciente acamado como parte dos procedimentos constantes da Visita Domiciliar dentro do ESF, na equipe do bairro São Luís no Município de Tubarão/SC.

13 OBJETIVOS Específicos: Destacar a importância da integração da equipe de saúde bucal a ESF; Relatar experiência existente em saúde bucal no tratamento domiciliar de paciente atendido pelo ESF;

14 VD NA ESF SÃO LUIS - Importância do ACS ; - Trabalho integrado; (Medicina, Enfermagem e Odontologia).... Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Psiquiatria,...

15 RELATO DE CASO Paciente: E.P.C Sexo Masculino 65 anos HAS controlada há 5 anos. Seqüela motora secundária a AVC isquêmico prévio.

16 RELATO DE CASO Exame Clínico: 1. bom estado geral, lúcido orientado e consciente, hidratado, corado, eupnêico e afebril. 2. PA: 120 x 80 mmHg 3. Dor do lado esquerdo da face.

17 RELATO DE CASO Exame Clínico oral: 1. periodontite generalizada; 2. cárie extensa no elemento 37; 3. Mobilidade no 37; 4. PPR inferior insatisfatória;

18 RELATO DE CASO Plano de Tratamento: 1. IHO ao paciente e aos responsáveis; 2. Exodontia do 37; 3. TTO periodontal básico nos demais elementos; 4. Conserto de PPR inferior;

19 RELATO DE CASO Primeira VD: 1. Instrução de Higiente Oral ao paciente e aos responsáveis; 2. Possibilidade do Tratamento ser realizado em domicilio;

20 RELATO DE CASO Segunda VD: 1. Anestesia, Exodontia e sutura no elemento 37; 2. Cuidados pós –operatórios; 3. Terapia com analgésicos

21 RELATO DE CASO Terceira VD: 1. Remoção da sutura; 2. Raspagem dos demais elementos; 3. Conserto da PPR;

22 RESULTADOS VD é uma estratégia que apresenta como vantagens: Presença do profissional de saúde in loco para levar informações de saúde ao grupo familiar, permitindo, com isto, uma visualização de condições peculiares de habitação, higiene e hábitos de vida; Melhor relacionamento do grupo familiar com o profissional de saúde por ser sigiloso e menos formal; Tempo disponível é maior do que quando o atendimento é realizado nas dependências dos serviços de saúde.

23 RESULTADOS Observa-se um atendimento com enfoque multidisciplinar com médico, cirurgião-dentista, enfermeiro e auxiliares de enfermagem e odontologia, atuando de forma conjunta e integrada, beneficiando assim o paciente assistido.

24 CONSIDERAÇÕES FINAIS Para tal, basta que as práticas diárias envolvam uma cumplicidade de toda a equipe, com objetivos conjuntos, diálogo e parcerias em todas as suas atividades. O resultado satisfatório como o alcançado no tratamento do paciente E.P.C., é o alvo de toda equipe comprometida com o alcance dos objetivos do ESF.

25

26 CONSIDERAÇÕES FINAIS Para que resultados positivos sejam alcançados é necessário que cada profissional desprenda-se de seus estereótipos, analise criticamente suas concepções, valores e atitudes, buscando a participação dos outros colegas de trabalho e a integração da família assistida.

27

28

29

30


Carregar ppt "CUIDADOS EM SAÚDE BUCAL INTEGRADOS EM VISITA DOMICILIAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google