A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Claudia Flemming Colussi Universidade Federal de Santa Catarina

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Claudia Flemming Colussi Universidade Federal de Santa Catarina"— Transcrição da apresentação:

1 Claudia Flemming Colussi Universidade Federal de Santa Catarina
Avaliação em Saúde Bucal Claudia Flemming Colussi Universidade Federal de Santa Catarina

2 Conceitos de Avaliação

3 Juízo de valor Tomada de decisão

4 “A avaliação é uma forma de pesquisa (
“A avaliação é uma forma de pesquisa (...) destinada a identificar, obter e proporcionar de maneira válida e confiável dados e informação suficiente e relevante para apoiar um juízo sobre o mérito e o valor dos diferentes componentes de um programa (...),de forma tal que sirva de base ou guia para uma tomada de decisões (...), ou para solucionar problemas e promover o conhecimento e a compreensão dos fatores associados ao êxito ou ao fracasso de seus resultados.” Aguilar, Ander-Egg (1994)

5 emitir um juízo de valor percebido
Avaliar significa emitir um juízo de valor percebido a partir de um julgamento realizado com base em critérios previamente definidos. AVALIAÇÃO EXIGE: MEDIR, COMPARAR, EMITIR JUÍZO DE VALOR

6 Monitoramento, Auditoria e Avaliação
Contínuo Ocasional Acompanhar, controlar, supervisionar Aferir pertinência normativa Emitir juízo de valor Processos e produtos Processos financeiros e produção de ações Resultados, impacto, qualidade Técnico Jurídico Político

7 Questões da Avaliação Para quem interessa a avaliação?
O que está sendo avaliado? Para que avaliar, ou qual a finalidade da avaliação? Como avaliar, ou quais os instrumentos e técnicas que podem ser utilizados na avaliação?

8 Questões da Avaliação Para quem interessa a avaliação?
O que está sendo avaliado? Para que avaliar, ou qual a finalidade da avaliação? Como avaliar, ou quais os instrumentos e técnicas que podem ser utilizados na avaliação?

9 Questões da Avaliação Para quem interessa a avaliação?
O que está sendo avaliado? Para que avaliar, ou qual a finalidade da avaliação? Como avaliar, ou quais os instrumentos e técnicas que podem ser utilizados na avaliação?

10 Questões da Avaliação Para quem interessa a avaliação?
O que está sendo avaliado? Para que avaliar, ou qual a finalidade da avaliação? Como avaliar, ou quais os instrumentos e técnicas que podem ser utilizados na avaliação?

11 Questões da Avaliação Para quem interessa a avaliação?
O que está sendo avaliado? Para que avaliar, ou qual a finalidade da avaliação? Como avaliar, ou quais os instrumentos e técnicas que podem ser utilizados na avaliação?

12

13 Para quem interessa a avaliação?
Técnico Político Usuários Sociedade interno externo

14 INTERESSADO: Usuário e sociedade
Acesso: consegue ser atendido? Qualidade: é bem atendido? Resolubilidade: resolve seu problema? Satisfação: serviço atende suas expectativas? Cumpre a função para qual se destina?

15 INTERESSADO: Trabalhador
Gosta do seu trabalho? Tem boas condições de trabalho? Seu trabalho é reconhecido? Seu trabalho traz recompensa adequada? Sente-se satisfeito com seu trabalho?

16 INTERESSADO: Técnico Avaliar as questões técnicas envolvidas no processo Usar indicadores de custo, rendimento, produtividade, clássicos de saúde Comparar o que foi executado com o que foi proposto

17 INTERESSADO: Decisor Avaliar as questões políticas envolvidas no processo Usar indicadores de viabilidade, legitimidade, utilidade Justificar os recursos e esforços empenhados e conseguir novos investimentos

18 2. O que está sendo avaliado? (objeto da avaliação)
Uma ação de saúde Uma campanha de saúde Um programa de saúde Um sistema de saúde Cada um com características, objetivos, e estratégias deferentes PROCESSOS E RESULTADOS DIFERENTES

19 Donabedian (1980): Estrutura Processo Resultado Recursos e
sua aplicação Prestação de serviço Mudança no estado de saúde

20 3. Para que avaliar, ou qual a finalidade da avaliação?
O que precisa ser melhorado? Será que isto funciona? Estão fazendo de acordo com o combinado?

21 Pesquisas científicas Investigações acadêmicas Atender determinações
Para que? Conhecimento Decisão Gerência Pesquisas científicas Investigações acadêmicas Diagnósticos de saúde Controle Supervisão Acompanhamento Reorientação Implantação Financiamento Prestação de contas Novas propostas Atender determinações

22 4. Como avaliar? Vou usar as informações disponíveis?
Preciso de outros instrumentos? Preciso de novas informações?

23 Que instrumentos e técnicas podem ser utilizados na avaliação?
Qualidade Quantidade Interna Externa Dados primários Dados secundários

24 Avaliação em Saúde no Brasil

25 Avaliação em Saúde no Brasil
Processos incipientes; Pouco incorporados às práticas dos serviços de saúde; Caráter mais prescritivo, burocrático e punitivo que subsidiário do planejamento e gestão; Não se constituem, ainda, em instrumento de suporte ao processo decisório

26 Avaliação em Saúde no Brasil
Processos incipientes; Pouco incorporados às práticas dos serviços de saúde; Caráter mais prescritivo, burocrático e punitivo que subsidiário do planejamento e gestão; Não se constituem, ainda, em instrumento de suporte ao processo decisório

27 Avaliação em Saúde no Brasil
Processos incipientes; Pouco incorporados às práticas dos serviços de saúde; Caráter mais prescritivo, burocrático e punitivo que subsidiário do planejamento e gestão; Não se constituem, ainda, em instrumento de suporte ao processo decisório

28 Avaliação em Saúde no Brasil
Processos incipientes; Pouco incorporados às práticas dos serviços de saúde; Caráter mais prescritivo, burocrático e punitivo que subsidiário do planejamento e gestão; Não se constituem, ainda, em instrumento de suporte ao processo decisório.

29 Monitoramento e Avaliação
Institucionalização da Avaliação Política de Monitoramento e Avaliação da Atenção Básica

30 “Atualmente, o fortalecimento de uma política específica para a atenção básica que determina a esfera municipal como responsável pela sua execução, redefine os papéis para os gestores estaduais e federais, que passam a assumir cada vez mais atribuições normativas e reguladoras, ressaltando-se a função de avaliação do sistema de saúde”. FELISBERTO, 2006

31 Avaliação em Saúde Bucal no Brasil

32 Acompanhamento e avaliação
Instâncias ou fases do planejamento Compreensão da realidade Hierarquização dos problemas e Definição de diretrizes Elaboração e execução da programação Acompanhamento e avaliação (Pinto,VG 2000)

33 Avaliação em Saúde Bucal no Brasil

34 Avaliação em Saúde Bucal no Brasil
“avaliação de desempenho” “avaliação da qualidade dos cuidados em saúde” “qualidade da assistência à saúde” “avaliação dos serviços” “indicadores de qualidade” 76 10 2

35 Avaliação em Saúde Bucal no Brasil
Poucos estudos Diferentes metodologias Obstáculos: Os sistemas de informação Retro-alimentação de informações entre equipe e nível central Avaliações voltadas para quantidade e tipo dos procedimentos, sem perspectiva de reorientação da prática

36 Modelo de Avaliação da Qualidade da Atenção Odontológica na Atenção Básica em Santa Catarina

37 relevância VALOR QUALIDADE efetividade eficácia MÉRITO eficiência
SANDER, B. (1995) SCRIVEN, M. (1991)

38 Eficiência: geração do maior volume de
Eficiência: geração do maior volume de serviços de saúde possível com os recursos disponíveis; Eficácia: cumprimento das metas estabelecidas nos planos de saúde e dos protocolos médicos estabelecidos para o provimento da atenção à saúde; Efetividade: satisfazer as necessidades e expectativas individuais quanto ao recebimento de atenção à saúde; Relevância: atendimento dos desejos e expectativas coletivas da sociedade.

39 Universalidade Integralidade GESTÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE
GESTÃO DO PROVIMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA Promoção e Prevenção Diagnóstico e Tratamento Atuação intersetorial Criança Participação popular Adolescente Recursos Humanos Adulto Infra-Estrutura Idoso

40 Indicadores 40 16 12 12 + + = Relevância Relevância Efetividade
Eficácia Eficiência Relevância Efetividade Eficácia GESTÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE GESTÃO DO PROVIMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA Promoção, Prevenção e Diagnóstico Precoce Tratamento, Recuperação e Reabilitação Atuação intersetorial Criança Participação popular Adolescente Recursos Humanos Adulto Infra-Estrutura Idoso 40 16 12 12 + + =

41 Indicadores Pesquisa bibliográfica e discussões com grupos técnicos da Secretaria Estadual da Saúde

42 Aplicação do modelo: 293 municípios de Santa Catarina
coleta dos dados: bancos de dados governamentais(DATASUS, IBGE, SES/SC) formulário enviado à Secretaria Municipal de Saúde

43 Modelo de avaliação da efetividade da Atenção em Saúde Bucal
Daniela Alba Nickel

44

45

46

47

48 Referências Bibliográficas

49 NARVAI, P. C. Avaliação de ações de saúde bucal
NARVAI, P. C. Avaliação de ações de saúde bucal. Oficina Saúde Bucal no SUS. Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. São Paulo, 1996. SOUZA, T.M.S.; RONCALLI, A.G. Saúde bucal no Programa Saúde da Família: uma avaliação do modelo assistencial. Cad. Saúde Pública, v.23, n.11, p , 2007. CHAVES, S.C.L.; VIEIRA-DA-SILVA, L.M. Atenção à saúde bucal e a descentralização da saúde no Brasil: estudo de dois casos exemplares no Estado da Bahia. Cad Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.23, n.5, p , mai, 2007.

50 NICKEL, Daniela Alba. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública . Modelo de avaliação da efetividade da atenção em saúde bucal. Florianopolis, f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública CALVO, Maria Cristina Marino; HENRIQUE, Flávia. Avaliação: algumas concepções teóricas sobre o tema. In: TELINO, Josimari de Lacerda; TRAEBERT, Jefferson Luiz. A Odontologia e a estratégia saúde da família. Tubarão: Unisul, p

51 Obrigada!


Carregar ppt "Claudia Flemming Colussi Universidade Federal de Santa Catarina"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google