A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROF. ALEXANDRE ROSA DOS SANTOS Engenheiro Agrônomo - UFES Mestrado em Meteorologia Agrícola – UFV Doutorado em Engenharia Agrícola - UFV A EXPRESSÃO ESCRITA:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROF. ALEXANDRE ROSA DOS SANTOS Engenheiro Agrônomo - UFES Mestrado em Meteorologia Agrícola – UFV Doutorado em Engenharia Agrícola - UFV A EXPRESSÃO ESCRITA:"— Transcrição da apresentação:

1 PROF. ALEXANDRE ROSA DOS SANTOS Engenheiro Agrônomo - UFES Mestrado em Meteorologia Agrícola – UFV Doutorado em Engenharia Agrícola - UFV A EXPRESSÃO ESCRITA: ACENTUAÇÃO

2 CASAMENTO X PAR TRANÇADO PREVISÃO DE PAR PERFEITO (CASAMENTO) X PREVISÃO DE REDE EFICAZ COM PAR TRANÇADO Autor: Professor Dr. Alexandre Rosa dos Santos Há alguns anos os jovens vem substituinto o tradicional CASAMENTO pela simples união e convivência estável objetivando constituir uma família moderna e globalizada. Há alguns anos a rede feita com CABO DE PAR TRANÇADO vem substituindo as redes construídas com cabos coaxiais de 50 Ohms devido principalmente a facilidade de MANUTENÇÃO, pois com o cabo coaxial é muito trabalhoso achar um defeito devido que se houver um mau contato ou qualquer problema com as CONEXÕES em algum ponto da rede o problema se refletirá em todas as maquinas da rede, o que não acontece em uma rede de par trançado. Outro motivo para a substituição do CASAMENTO é a facilidade e independência para a tomada de decisão individual do homem e da mulher, possibilitando maiores conquistas ECONÔMICAS para ambos. Outro motivo é a vantagem de se atingir maior taxa de TRANSFERÊNCIA podendo trabalhar não somente a 10 Mbps, mas também a 100 Mbps (Fast Ethernet) ou até 1000 Mbps (1 Gigabite Ethernet).

3 CASAMENTO X PAR TRANÇADO PREVISÃO DE PAR PERFEITO (CASAMENTO) X PREVISÃO DE REDE EFICAZ COM PAR TRANÇADO Autor: Professor Dr. Alexandre Rosa dos Santos continuação… Da-se o nome de CASAMENTO, casório ou MATRIMÔNIO o vínculo estabelecido entre duas pessoas, mediante o reconhecimento governamental, religioso ou social e que pressupõe uma RELAÇÃO interpessoal de intimidade. Da-se o nome de cabo PAR TRANÇADO devido ao fato dos pares de fios se entrelaçarem por toda a EXTENSÃO do cabo, evitando assim interferências externas, ou do sinal de um dos fios para o outro. Se um casal optar pelo CASAMENTO CONVENCIONAL os bens e direitos do marido e esposa poderão serem mais facilmente resguardados no caso de uma possível separação juducial. Se utilizarmos CABOS CONVENCIONAIS haverá comunicação sim, mas com ruídos que prejudicaria muito a COMUNICAÇÃO entre as MÁQUINAS. RESUMINDO O CASAMENTO E O CABO DE PAR TRANÇADO POSSIBILITA MAIOR COMUNICAÇÃO E SEGURANÇA, EVITANDO RUÍDOS (FOFOCAS) QUE PREJUDICARIA MUITO O CASAMENTO E O CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES DA UFES

4 2. As palavras sólido e cítrica são proparoxítonas. Observe estas outras palavras proparoxítonas: 1) A palavra eficácia termina em ditongo e recebe acento gráfico. a) Como se classifica essa palavra quanto à posição do acento gráfico? b) Nas palavras abaixo, destaque uma palavra paroxítona acentuada graficamente e duas paroxítonas não acentuadas. portuguesa cítrica inglês tradicional sólido invencível qualquer vergonhosa público lâmpada exército célula místico simpático enérgico cápsula 3. O que você observou quanto à acentuação gráfica dessas palavras? 4. Deduza a regra que determina a acentuação gráfica das palavras proparoxítonas.

5 CONCEITUANDO ACENTUAÇÃO Ao ler o texto e ao responder às questões acima, você deve ter observado que: algumas palavras têm acento gráfico e outras não; na pronúncia das palavras, ora se dá maior intensidade sonora a uma sílaba, ora a outra. Assim, as palavras da nossa língua têm dois tipos de acento, de natureza distinta: ACENTO TÔNICO: que corresponde à maior intensidade sonora com que se pronuncia certa sílaba das palavras _ a sílaba tônica; ACENTO GRÁFICO: sinal utilizado para indicar a sílaba tônica de certas palavras.

6 CONCEITUANDO ACENTUAÇÃO Leia agora as frases a seguir e compare as palavras destacadas. Na fala do Professor Alexandre Rosa as palavras destacadas distinguem- se pela maior intensidade sonora com que se pronuncia a sílaba tônica: esta, está. Na escrita, como elas têm a mesma grafia, a distinção entre elas é feito por meio do acento gráfico. Hoje, dia 02 de outubro de 2009, você está contribuindo para o desenvolvimento do curso de SI da UFES. Esta é a opinião do Prof. Alexandre Rosa. O papel do acento gráfico é, assim, evitar, na escrita, possíveis confusões quanto à leitura e à compreensão de certas palavras.

7 REGRAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA 1. São acentuados apenas os monossílabos tônicos terminados em a, as, e, es, o e os e em ditongos abertos éi (s), éu (s) e ói (s): pá pé pó pás pés pós méis céu véus mói sóis OBSERVAÇÕES 1. Chamam-se monossílabos tônicos as palavras de uma única sílaba que têm intensidade sonora forte. Os monossílabos átonos, por terem intensidade sonora fraca, acabam por apoiar-se em outras palavras tônicas. Além do aspecto fonético, diferenciam-se também pelo significado: os monossílabos tônicos têm significação própria, enquanto os monossílabos átonos só assumem significado quando estabelecem relação entre outras palavras. 2. Os monossílabos que pertencem às classes dos substantivos, adjetivos, advérbios, além de alguns pronomes, etc., são tônicos. Por exemplo: flor, má, dá, três. 3. São monossílabos átonos as preposições, as conjugações, os artigos e alguns pronomes oblíquos, como, por exemplo, me, nos, lhe, mas, de, o.

8 REGRAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA 2. Acentuam-se as palavras oxítonas terminadas em a(s), e(s), o(s) e em(ens) e em ditongo abertos éi(s), eu(s) e ói(s): vatapá você avô Belém anéis herói(s) babás cafés avós parabéns chapéus 3. Acentuam-se as palavras paroxítonas terminadas em r, x, n, l, ã(s), ão(s), i(s), um(uns), us, ps e ditongo: cadáver tórax hífen amável vírus imã órgão táxi álbum fórceps órfãs órfãos taxis álbuns jóquei ATENÇÃO De acordo com a nova reforma ortográfica, não se acentuam os ditongos abertos ei e oi nas palavras paroxítonas: assembleia, adeia, boia, heroico.

9 REGRAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA 4. Acentuam-se todas as palavras proparoxítonas: 5. Acentuam-se os hiatos tônicos em i(s) e u(s). Se na mesma sílaba forem seguidos de outra letra diferente de s, não recebem o acento gráfico. saí baú caiu cair caindo saísta balaústre juiz Raul ruim ATENÇÃO De acordo com a nova reforma ortográfica, não se acentuam as vogais i e u das palavras paroxítonas quando precedidas de ditongo: feiura, baiuca. álibi estereótipo EXCEÇÃO: os hiatos em i, seguidos de nh na sílaba seguinte, não são acentuados: rainha, tainha, bainha.

10 REGRAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA O TREMA CAIU De acordo com a nova reforma ortográfica, o trema deixou de existir na língua portuguesa. Assim, por exemplo, hoje se escrevem: frequente, tranquilo, aguentar, sagui. OBSERVAÇÕES 1. Os verbos vir e ter na 3ª pessoa do plural do presente do indicativo, apesar de serem monossílabos tônicos terminados em – em, recebem o acento circunflexo para diferenciar-se da 3ª pessoa do singular: ele vem _ eles vêm ele tem _ eles têm Os verbos derivados de ter e vir, como deter, manter, reter, intervir, convir, etc., por não serem monossílabos, obedecem à regra das oxítonas. Na 3ª pessoa do plural, entretanto, usa-se o acento circunflexo para a diferenciação: ele intervém _ eles intervêm ele mantém _ eles mantêm Não se deve confundir os casos citados com os dos verbos crer, ler, ver e dar: ele crê _ eles crêem; ele lê _ eles Leem; etc.

11 REGRAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA Acentua-se o verbo pôr para diferenciá-lo da preposição por : Vou pôr o GPS na bolsa. Esta aula foi feita por mim. ATENÇÃO A forma verbal pôde (pretérito perfeito) diferencia-se de pode (presente do indicativo) por meio do acento cincuflexo. ACENTO DIFERENCIAL

12 FIM! PROFESSOR! SERÁ QUE VOCÊ PODE NOS ENSINAR NA PRÁTICA A PREPARAR UM CABO DA PAR TRANÇADO? Professor! GRADUANDO AMIGO! Com toda certeza. Então vamos iniciar a prática. CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A APOSTILA DA PRÁTICA


Carregar ppt "PROF. ALEXANDRE ROSA DOS SANTOS Engenheiro Agrônomo - UFES Mestrado em Meteorologia Agrícola – UFV Doutorado em Engenharia Agrícola - UFV A EXPRESSÃO ESCRITA:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google