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PNAFM Edital de Pré-qualificação 01/01 Alteração de Procedimentos Audiência Pública Reunião de 23/07/02 Brasília - DF.

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1 PNAFM Edital de Pré-qualificação 01/01 Alteração de Procedimentos Audiência Pública Reunião de 23/07/02 Brasília - DF

2 Roteiro Abertura PNAFM - Situação Atual Pré-qualificação - Procedimentos de Teste e Exemplos de Resultados Pré-qualificação de CSA - Situação Atual Comentários e sugestões Encerramento

3 PNAFM - Situação Atual Assinado contrato com BID - maio/2001 Pré-qualificação - recebimento de propostas Agosto de 2001 (Data original - junho de 2001) 1º contrato com município - janeiro de 2002

4 PNAFM - Situação Atual 43 municípios Ampliados em processamento: 3 contratos assinados, em início de execução 8 projetos aprovados 15 projetos em exame 17 projetos em elaboração

5 Pré-qualificação - Procedimentos de Avaliação e Exemplos de Resultados 1. Procedimentos de Avaliação 2. Aspectos Relevantes da Avaliação 3. Sistemas Aplicativos - Principais Problemas 4. Conclusão

6 Pré-qualificação - Procedimento de Avaliação e Exemplos de Resultados 1. Procedimento de Avaliação

7 Instalação e Apresentação do CSA aos avaliadores Testes de Conformidade Troca de s (Erros/Dúvidas) Esclarecimentos e Desinstalação Resultados Estatísticos e Relatório de Avaliação do CSA (*) Participação de Técnicos Municipais

8 1. Procedimento de Avaliação Relatório de Avaliação: Requisitos não atendidos e motivos (OBR e DE) Facilidade de uso (normas internacionais de qualidade) ressaltando aspectos positivos e recomendações de melhoria da interface, documentação e Software Relatório Estatístico: Quadros e gráficos com % de atendimento dos requisitos para cada sistema do CSA

9 Pré-qualificação - Procedimentos de Avaliação e Exemplos de Resultados 2. Aspectos Relevantes da Avaliação

10 Testes –não se admite correções, substituição de mídia, complementação de dados ou de documentação e nem alteração de código de programa –são executados todos os testes do Anexo 6 –requisitos das Características Gerais são testados onze vezes, uma para cada sistema (planilhas nº 10, 11 e 12 do Anexo 6) –é analisada toda a documentação (Manual do Usuário de cada Sistema e Manual do Administrador)

11 2. Aspectos Relevantes da Avaliação Avaliadores –Treinados na metodologia de avaliação e na área da aplicação –trabalham em dupla –documentam o resultado de cada teste –Discutem não conformidades com técnicos municipais especialistas na área da aplicação com a equipe do Proponente na reunião de esclarecimentos

12 2.Aspectos Relevantes da Avaliação Duração –duração média horas (custo alto para o Programa) –CSAs 1a. chamada serviram para consolidar o modelo s – Média de 27 mensagens são enviadas aos Proponentes

13 Pré-qualificação - Procedimentos de Avaliação e Exemplos de Resultados 3. Sistemas Aplicativos - Principais Problemas

14 CARACTERÍSTICAS GERAIS - Anexo 6 Planilha 10 Senha –aceitar senha com menos de 4 caracteres ou não validar todos os caracteres aceitos –não bloquear o acesso ao sistema após certo número de tentativas com senha errada (item 13) –usuário não poder alterar a própria senha (item 14)

15 CARACTERÍSTICAS GERAIS - Anexo 6 Planilha 10 Senha –permitir o acesso de usuários não autorizados (Item 16) –não ter perfil de usuários - qualquer usuário inclui / exclui / altera / consulta (item 12)

16 CARACTERÍSTICAS GERAIS - Anexo 6 Planilha 10 Segurança de Acesso e Auditoria –não registrar código operador e data (requisito 2.5 testado em todos os SA) –não registrar o log de utilização do sistema (item 18) –não dar acesso ao log (item 24) –permitir excluir registros do log

17 CARACTERÍSTICAS GERAIS - Anexo 6 Planilha 10 Segurança de Acesso e Auditoria – não permitir restaurar / produzir o back-up (itens 20 e 20.4) – excluir / alterar dados de um SA ao utilizar outro SA (Atendimento atualizar Tributário, p.ex.) (item 12) – não utilizar baixa lógica no Tributário e RH (requisito 2.12)

18 CARACTERÍSTICAS GERAIS - Anexo 6 Planilhas 10 e 12 Entrada de dados –não consistir a entrada de dados - campo individual ou um campo em relação a outro (Planilha 10 itens 7, 8 e 9) –não posicionar o cursor no início do campo (Planilha 12 item 10.3) –não bloquear entrada quando n. de caracteres > tamanho do campo (Planilha 12 item 4)

19 CARACTERÍSTICAS GERAIS - Anexo 6 Planilhas 10 e 12 Entrada de dados –não utilizar tecla de navegação entre campos (Planilha 12 item 10.3) –não posicionar / realçar campo onde detectou erro (Planilha 12 item 6.1) –erros sem mensagem explicativa (item 8) –não advertir sobre sair sem salvar (item 8)

20 CARACTERÍSTICAS GERAIS - Anexo 6 Planilha 12 Entrada de dados –não permitir acesso a tabelas (combo box, list box) (Item 9) –campo com tamanho incompatível (item 10.6) –Alimentar mais de uma vez o mesmo dado (Item 10.1)

21 CARACTERÍSTICAS GERAIS Saídas –relatórios com valores diferentes dos existentes na base –tempo de resposta incompatível com quantidade de dados manipulada –truncar informação para adequar ao tamanho do papel –não atualizar / mostrar dados inseridos pelos avaliadores

22 CARACTERÍSTICAS GERAIS Saídas –imprimir folha em branco se não existir os dados solicitados –Não utilizar acentos, cedilhas, etc. –Utilizar inadequadamente o espaço de impressão –Valores numéricos: exibir com zeros à esquerda, não alinhar pelo ponto decimal, não separar milhares

23 CARACTERÍSTICAS GERAIS outros –erro de execução, travamento ou instabilidade (Planilha 10 item 6) –não apresentar dados necessários ao teste de requisito ( OBR ou DE) –apresentar valores divergentes mesmo dado mostrado em diferentes relatórios mesmo relatório de diferentes sistemas

24 CARACTERÍSTICAS GERAIS outros –função implementada não ser executável (Planilha 10 item 4) –não informar na documentação valores limites (Planilha 11 item 20) que devam ser do conhecimento do comprador, p. ex.: n. máximo de usuários simultâneos, n. máximo de registro em um arquivo/cadastro; n. máximo de critérios de busca comprimento da chaves

25 SISTEMAS APLICATIVOS Boa palestra de apresentação do CSA facilita a avaliação (treinamento) Documentação do Manual do usuário precisa esclarecer o funcionamento do sistema Respostas aos s deve ser clara, objetiva e no prazo previsto no edital

26 SISTEMA TRIBUTÁRIO Dados de contabilização da receita Rotina de tratamento de arquivo de arrecadação Planta Genérica de Valores (Cálculo IPTU) Cálculo do IPTU e do ISS Demonstrativo do cálculo IPTU Emissão do DAM (padrão Febraban) Emissão de Documentos Fiscais

27 SISTEMA FINANCEIRO Utilização de Eventos para contabilização Estorno de Lançamento (inversão do débito e do crédito) Numeração de Lançamento (individualizar) Separar movimentos (mensal e balanço) Demonstrativos de Gastos - Saúde e Educação

28 SISTEMA RECURSOS HUMANOS Preservar os dados históricos e não permitir alterar Utilizar Baixa Lógica (não excluir fisicamente) Manter arquivos e parâmetros utilizados no cálculo da Folha

29 DEMAIS SISTEMAS Compras, Patrimônio, Frota e Material –dados para contabilização Protocolo –numeração única Informações Gerenciais –relatórios adequados para a clientela –Não duplicar dados (utilizar dados existentes nos demais sistemas)

30 Pré-qualificação - Procedimentos de Avaliação e Exemplos de Resultados 4. Conclusão

31 CONCLUSÃO A avaliação é um processo necessário Mudar foco de zero erro ==> CSA existe e tem manutenção Deve obedecer um roteiro para ter objetividade e eqüidade Demanda muito trabalho e tempo (estimado em 4 a 5 semanas) Os sistemas precisam estar adequados à clientela (facilidade de uso) A amostra de dados deve ser completa e montada utilizando as rotinas dos sistemas

32 PRÉ-QUALIFICAÇÃO DE CSA - SITUAÇÃO ATUAL

33 Pré-qualificação - Situação Atual 1. Andamento dos Trabalhos 2. Novos Procedimentos - Princípios 3. Novos Procedimentos - Etapas 4. Próximas Providências

34 Pré-qualificação - Situação Atual 1. Andamento dos Trabalhos

35 Apresentados 7 CSA Concluída avaliação dos seis primeiros CSA Não houve CSA que cumprisse os critérios de qualificação Sétimo CSA em avaliação

36 1. Andamento dos Trabalhos Aprimoramento dos procedimentos de avaliação Cancelamento aberturas de 15/07 e 13/08 Nova versão do Edital (aprox. 3 semanas)

37 Pré-qualificação - Situação Atual 2. Novos Procedimentos - Princípios

38 Mantida pré-qualificação (Proponente e CSA) Mantida metodologia de Avaliação Se satisfaz todos os Requisitos Obrigatórios, CSA é qualificado

39 2. Novos Procedimentos - Princípios Pré-avaliação: CSA satisfaz condições mínimas? Avaliação: permitida correção de erros indicados pela Comissão Reavaliação, dentro de prazo definido Demais erros: correção até implantação em municípios (ou cassação da qualificação)

40 2. Novos Procedimentos - Princípios Conseqüências dos novos procedimentos: Mantido: CSA deve satisfazer todos os Requisitos Obrigatórios Adiado o momento em que parte dessa condição é verificada (da etapa de avaliação para a implantação em município)

41 Pré-qualificação - Situação Atual 3. Novos Procedimentos - Etapas

42 INSTALAÇÃO E APRESENTAÇÃO

43 3. Novos Procedimentos - Etapas PRÉ-AVALIAÇÃO CSA tem todos os SA É estável - não cancelamentos freqüentes Comandos funcionam - imprimir imprime Não apresenta erros primários Se descumprimento - esclarecimentos Se insuficientes - desinstala, não qualifica

44 3. Novos Procedimentos - Etapas AVALIAÇÃO Testes Troca de s (erros/dúvidas) Se erros graves em Requisitos Obrigatórios, convocação para esclarecimentos/correção (*)Correção obrigatória: erros em Requisitos Obrigatórios que impossibilitam uso do CSA em assuntos vitais da prefeitura Se corrigidos todos, QUALIFICAÇÃO Se não, REAVALIAÇÃO

45 3. Novos Procedimentos - Etapas REAVALIAÇÃO Única, com prazo para demonstrar acertos Proponente declara estar pronto (dentro de até 4 semanas) Convocação para reinstalação/correções Pagamento complementar Se corrigidos todos os erros graves, qualificação

46 Pré-qualificação - Situação Atual 4. Próximas Providências

47 Concluir modelo Divulgar nova versão do Edital Para os CSA já apresentados: Aproveitamento dos trabalhos realizados Indicação dos erros graves p/ correção Reavaliação Resultado final Acolher propostas (sem datas pré-definidas)


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